Metodologias de Investigação em Ecologia Humana
Objetivos
Pretende-se que os alunos adquiram e/ou desenvolvam:
1. Conhecimentos e competências metodológicas para delinear e gerir, de modo integrado e evolutivo, o projeto de investigação conducente à realização da tese de doutoramento.
2. Conhecimento e compreensão das principais estratégias e opções técnicas disponíveis para a investigação interdisciplinar em Ecologia Humana, e capacidade para as combinar em função dos objetivos da investigação.
3. Capacidade de aplicação das estratégias e opções técnicas à operacionalização dos problemas e hipóteses de investigação.
4. Capacidade de apresentação e discussão crítica e reflexiva de projetos de investigação de nível doutoral.
Caracterização geral
Código
73220102
Créditos
10.0
Professor responsável
Cláudia Susana Valadas Urbano
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
Bardin, L. (2004). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.
Becker, H. (2007). Writing for social scientists. Chicago: Chicago University Press.
Berry, W. D., & Sanders, M.S. (2000). Understanding multivariate research. Boulder: Westview.
Burgess, R. (1997). A pesquisa de terreno. Oeiras: Celta.
Creswell, J. (2014). Research design: Quantitative, qualitative and mixed methods approaches. London: Sage.
Denzin, N., & Lincoln, Y. (Ed.). (2018). The Sage handbook of qualitative research. Thowsand Oaks: Sage.
Gilbert, N. (Ed.). (2016). Researching social life. London: Sage.
Guerra, I. (2006). Pesquisa qualitativa e análise de conteúdo: Sentidos e formas de uso. Estoril: Principia.
King, G., Keohane, R., & Verba, S. (1994). Designing social inquiry. Princeton: Princeton University Press.
Ragin, C. (1987). The comparative method: Moving beyond qualitative and quantitative strategies. Berkeley: University of California Press.
Método de ensino
Ensino presencial. Os tópicos do programa são objecto de lições de síntese, a aprofundar pelas leituras indicadas. Em simultâneo, os estudantes devem, nos períodos de acompanhamento tutorial e através de um forum moodle, expor e discutir, com os docentes e entre si, a evolução dos seus projetos pessoais, até ao plano de investigação final. As sessões tutoriais servem também para aprofundar e orientar o estudo sobre as questões metodológicas e técnicas em função das necessidades do projeto.
Método de avaliação
Métodos de Avaliação - Avaliação contínua e formativa da participação do estudante nas discussões dos projetos(20%), Projeto escrito final (80%)
Conteúdo
1. Método científico, operacionalização e planeamento da investigação. Estrutura lógica geral de um plano de investigação. Fases típicas da investigação e evolução do planeamento.
2. Planeamento de investigação exploratória inicial. Do tema ao problema de investigação. Pesquisa bibliográfica e revisão da literatura. Exploração empírica inicial. A iteração entre problematização, exploração e conceptualização.
3. Planeamento de investigação exploratória aprofundada: A construção de uma problemática. Teorização, operacionalização e sistematização da pesquisa. A lógica de aprofundamento na investigação qualitativa.
4. Planeamento de investigação para teste de hipóteses e modelos de análise. Modelos de análise explicativos e compreensivos. Lógicas de teste (experimental, comparativa, estatística). A lógica de validação na pesquisa qualitativa.
5. Fundamentos e aplicações das principais estratégias e técnicas de investigação empírica:
5.1 Quantitativas.
5.2 Qualitativas.