Discursos e Tradução

Objetivos

Desenvolver competências de análise crítica face aos discursos a traduzir e aos que são produto da Tradução;

Aprofundar conhecimentos sobre os conceitos centrais à traductologia e às ciências a si associadas;

Refletir sobre as teorias contemporâneas que fundamentam o domínio de saber dos Estudos de Tradução e debater temáticas a estas associadas

Situar o confronto de línguas suscitado pelo trabalho de tradução no âmbito do funcionamento de textos de diferentes géneros, em diferentes actividades;

Identificar a funcionalidade de textos de diferentes géneros em função de critérios explícitos, de ordem contextual, macro-organizacional e linguística;

Adotar uma orientação constrastiva relativamente a decisões linguísticas (de ordem micro e macroestrutural) no âmbito do trabalho de tradução.

Aplicar uma metodologia enunciativa na análise textual/discursiva numa perspectiva comparativa (português, francês, inglês).

Desenvolver um perfil investigativo face à Tradução.

Caracterização geral

Código

73213121

Créditos

6.0

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Sem requisitos prévios

Bibliografia

BRONCKART, J.-P. 1997. Activité langagière, textes et discours. Pour un interactionisme socio-discursif. Lausanne: Delachaux et Niestlé (trad. portuguesa: 1999. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo socio-discursivo. São Paulo, EDUC).

CAMPOS, Maria Henriqueta Costa. 1997. Tempo, aspecto e modalidade. Porto: Porto Editora.

CULIOLI, Antoine. 1990-2000. Pour une linguistique de l'énonciation. 3 vols. Paris: Ophrys, 1990.

Gutt,E.A. (2000) Translation and Relevance. Manchester: St Jerome Publishing.

HATIM, B., & MASON, I., 1990, Discourse and the Translator, Longman, New York,.

HATIM, B, and MASON, I (1997) Translation and Communication. London: Routledge.

HEIDMANN, U. (2010). Pôr as diferenças em diálogo: o exemplo da tradução do projeto de Constituição europeia. In: Adam, J.-M., Heidmann, U. & Maingueneau, D. Análises textuais e discursivas. Metodologia e aplicações. São Paulo: Cortez Editora, pp. 83-92

Método de ensino

UC apresenta uma componente expositiva (teórica) e uma componente prática (metodológica). Na primeira serão recuperados, debatidos e clarificados conceitos que serão aplicados na segunda, ou seja, no estudo metalinguístico e comparativo (Português, Francês e Inglês) da dimensão textual e discursiva das estruturas. Articular-se-ão momentos de carácter expositivo com tarefas que suscitem a intervenção do(s) doutorando(a)s, de acordo com uma planificação pré-estabelecida.

Método de avaliação

Método de avaliação - participação nas sessões(20%), trabalhos escritos com apresentação oral, com problematização a partir de casos concretos e fundamentação teórica(80%)

Conteúdo

O papel dos géneros de texto.

Textos e géneros de texto: factores contextuais e arquitectura textual. Parâmetros de descrição do contexto (físico e socio-subjectivo). Arquitectura textual: infra-estrutura geral, mecanismos de textualização e mecanismos de responsabilidade enunciativa.

Línguas em confronto na tradução de textos de diferentes géneros: problemas e sistematizações.

Enunciação, parâmetros enunciativos e modalidade. Marcas da enunciação no texto/discurso.

As estruturas exclamativas como marcas do sujeito enunciador: estudo comparativo de um texto literário em português em confronto com as respetivas traduções em francês e inglês.

A dimensão pragmática do contexto e a adequação ao recetor do texto de chegada.

Teorias do Discurso e Tradução: Análise crítica e aplicação de teorias e problemáticas contemporâneas:

Relevância; Skopos; Equivalência; !

Contextos de Cultura e Situação, Registo e Variação

Revisão/Qualidade

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: