Prática de Ensino Supervisionada (Educação Musical)

Objetivos

1. Mobilizar e aplicar conhecimentos científicos, pedagógicos, didáticos e metodológicos à definição, gestão e avaliação de planos curriculares e de práticas pedagógicas específicas do ensino de Música.

2. Aplicar ao trabalho de observação de aulas lecionadas pelo orientador cooperante e à planificação, execução e avaliação de aulas de música as competências adquiridas em metodologias de investigação educacional, transversais à formação em Ciências da Educação e em Didática.

3. Desenvolver a planificação e implementação de práticas pedagógico-didáticas inovadoras.

4. Desenvolver um conhecimento dos estudantes em contexto escolar, suas semelhanças e diferenças, particularmente no respeitante às suas necessidades, comportamento, motivação e níveis de aprendizagem.

5. Desenvolver uma reflexão informada e crítica sobre o contexto educativo de música.

6. Relacionar as componentes formativa, reflexiva, investigativa com a atividade do professor de educação musical.

Caracterização geral

Código

02110529

Créditos

40.0

Professor responsável

Ana Isabel Lemos do Carmo Pereira

Horas

Semanais - 3

Totais - 1120

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Altet, M. (2000). Análise das práticas dos professores e das situações pedagógicas. Porto Editora.

Biesta, G. J. J. (2019). Obstinate education: Reconnecting school and society. Brill.

Curwin, R. L., Mendler, A. N., & Mendler, B. D. (2008). Discipline with dignity: new challenges, new solutions (3rd ed.). Association for Supervision and Curriculum Development (ASCD).

De Baets, T., & Buchborn, T. (Eds.). (2014). European perspectives on music education: The reflective music teacher. Helbling.

Korthagen, F., & Vasalos, A. (2005). Levels in reflection: Core reflection as a means to enhance professional growth. Teachers and Teaching: Theory and Practice, 11, 47-71.

Korthagen, F.A.J., Kessels, J., Koster, B., Lagerwerf, B., & Wubbels, T. (2001). Linking practice and theory: The pedagogy of realistic teacher education. Lawrence Erlbaum.

Nóvoa, A. (Ed.). (1999). Profissão professor (2.ª ed.). Porto Editora.

Rodrigues, H., & Rodrigues, P. M. (2014). Arte de Ser Professor - O Projeto Musical e Formativo Grande Bichofonia. Edições Colibri.

Roldão, M. C. (2009). Estratégias de Ensino. O saber e o agir do professor. Fundação Manuel Leão.

Schippers, H. (2010). Facing the music: Shaping music education from a global perspective. Oxford University Press.

Schön, D. (1991). Educating the Reflective Practitioner: Toward a New Design for Teaching and Learning in the Professions. Jossey-Bass.

Método de ensino

A construção do profissionalismo docente enquadra-se numa abordagem potenciadora do desenvolvimento do pensamento crítico e da capacidade reflexiva (Korthagen et al., 2001). Esta encontra-se em articulação com uma metodologia de aprender a fazer fazendo, "learning by doing" na terminologia de Schön (1991), sem perder de vista a dimensão investigativa. A supervisão decorre numa perspetiva de orientação colaborativa com vista à reflexão sobre a atividade docente e ao desenvolvimento profissional e pessoal, com abertura à inovação e transformação.

Método de avaliação

Avaliação - A aferição da classificação da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES) é obtida através da média aritmética do estágio e da prova pública de apresentação e defesa do relatório.(100%)

Conteúdo

1. Observação e análise de contextos educativos.

2. Planificação e lecionação.

3. Desenvolvimento de materiais e recursos, sua aplicação prática e avaliação crítica

4. Planificação e implementação de atividades e projetos de integração escolar.

5. Avaliação contínua, incluindo modalidades de avaliação diagnóstica, formativa e sumativa.

6. Trabalho em equipa, colaboração e networking.

7. Prática reflexiva e autoavaliação.

8. Educação para a cidadania intercultural.

9. A construção ética da profissão docente.

10. O ciclo reflexivo do professor.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: