Prática de Ensino Supervisionada (Educação Musical)
Objetivos
1. Mobilizar e aplicar conhecimentos científicos, pedagógicos, didáticos e metodológicos à definição, gestão e avaliação de planos curriculares e de práticas pedagógicas específicas do ensino de Música.
2. Aplicar ao trabalho de observação de aulas lecionadas pelo orientador cooperante e à planificação, execução e avaliação de aulas de música as competências adquiridas em metodologias de investigação educacional, transversais à formação em Ciências da Educação e em Didática.
3. Desenvolver a planificação e implementação de práticas pedagógico-didáticas inovadoras.
4. Desenvolver um conhecimento dos estudantes em contexto escolar, suas semelhanças e diferenças, particularmente no respeitante às suas necessidades, comportamento, motivação e níveis de aprendizagem.
5. Desenvolver uma reflexão informada e crítica sobre o contexto educativo de música.
6. Relacionar as componentes formativa, reflexiva, investigativa com a atividade do professor de educação musical.
Caracterização geral
Código
02110529
Créditos
40.0
Professor responsável
Ana Isabel Lemos do Carmo Pereira
Horas
Semanais - 3
Totais - 1120
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
Altet, M. (2000). Análise das práticas dos professores e das situações pedagógicas. Porto Editora.
Biesta, G. J. J. (2019). Obstinate education: Reconnecting school and society. Brill.
Curwin, R. L., Mendler, A. N., & Mendler, B. D. (2008). Discipline with dignity: new challenges, new solutions (3rd ed.). Association for Supervision and Curriculum Development (ASCD).
De Baets, T., & Buchborn, T. (Eds.). (2014). European perspectives on music education: The reflective music teacher. Helbling.
Korthagen, F., & Vasalos, A. (2005). Levels in reflection: Core reflection as a means to enhance professional growth. Teachers and Teaching: Theory and Practice, 11, 47-71.
Korthagen, F.A.J., Kessels, J., Koster, B., Lagerwerf, B., & Wubbels, T. (2001). Linking practice and theory: The pedagogy of realistic teacher education. Lawrence Erlbaum.
Nóvoa, A. (Ed.). (1999). Profissão professor (2.ª ed.). Porto Editora.
Rodrigues, H., & Rodrigues, P. M. (2014). Arte de Ser Professor - O Projeto Musical e Formativo Grande Bichofonia. Edições Colibri.
Roldão, M. C. (2009). Estratégias de Ensino. O saber e o agir do professor. Fundação Manuel Leão.
Schippers, H. (2010). Facing the music: Shaping music education from a global perspective. Oxford University Press.
Schön, D. (1991). Educating the Reflective Practitioner: Toward a New Design for Teaching and Learning in the Professions. Jossey-Bass.
Método de ensino
A construção do profissionalismo docente enquadra-se numa abordagem potenciadora do desenvolvimento do pensamento crítico e da capacidade reflexiva (Korthagen et al., 2001). Esta encontra-se em articulação com uma metodologia de aprender a fazer fazendo, "learning by doing" na terminologia de Schön (1991), sem perder de vista a dimensão investigativa. A supervisão decorre numa perspetiva de orientação colaborativa com vista à reflexão sobre a atividade docente e ao desenvolvimento profissional e pessoal, com abertura à inovação e transformação.
Método de avaliação
Avaliação - A aferição da classificação da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada (PES) é obtida através da média aritmética do estágio e da prova pública de apresentação e defesa do relatório.(100%)
Conteúdo
1. Observação e análise de contextos educativos.
2. Planificação e lecionação.
3. Desenvolvimento de materiais e recursos, sua aplicação prática e avaliação crítica
4. Planificação e implementação de atividades e projetos de integração escolar.
5. Avaliação contínua, incluindo modalidades de avaliação diagnóstica, formativa e sumativa.
6. Trabalho em equipa, colaboração e networking.
7. Prática reflexiva e autoavaliação.
8. Educação para a cidadania intercultural.
9. A construção ética da profissão docente.
10. O ciclo reflexivo do professor.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: