Movimento, Voz e Comunicação

Objetivos

1. Desenvolver recursos vocais e de movimento.

2. Desenvolver competências relacionais mediadas pela prática musical.

3. Aplicar 1. e 2. a situações de interpretação e improvisação musical.

4. Criar atividades musicais adaptadas a diferentes contextos de intervenção educativa e social.

5. Adquirir bases para trabalhos de investigação no âmbito do estudo do desenvolvimento musical.

5.1. Adquirir competências de análise de ações no âmbito do estudo da expressão vocal e do movimento.

Caracterização geral

Código

722021047

Créditos

10.0

Professor responsável

Cecília Maria Valentim Teixeira Coelho

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Azzara, C., & Grunow, R. (2006). Developing Musicianship through Improvisation. GIA Publications.

Bloom, K., & Shreeves, R. (1998). Moves – a sourcebook of ideas for body awareness and creative movement. Routledge.

Campo, G., & Molik, Z. (2012). Trabalho de Voz e Corpo de Zygmunt Molik: o legado de Jerzy Grotowski. É Realizações.

Companhia de Música Teatral (2008 e 2010). Enciclopédia da Música com Bicho. Companhia de Música Teatral.

Nachmanovitch, S. (2019). The Art of Is. New World Library.

Oliveros, O. (2005). Deep listening: A composer’s sound practice. iUniverse.

Rodrigues, H., & Rodrigues, P. (2014). Arte de Ser Professor - O projecto musical e formativo Grande Bichofonia. Colibri.

Rodrigues, H., Rodrigues, P. M., & Rodrigues, P. F. (2016). Manual para a Construção de Jardins Interiores. Fundação Calouste Gulbenkian.

Rodrigues, P. (2012). Padrões rítmicos de locomoção de crianças com três, quatro e cinco anos de idade em situação de dança com música gravada [Tese de Doutoramento, NOVA FCSH]. RUN – Repositório Universidade Nova. http://hdl.handle.net/10362/8065

Método de ensino

1. Aulas práticas de voz e movimento lideradas pela docente.

2. Aulas abertas com a participação de especialistas convidados.

3. Trabalhos em grupo: exploração vocal e corporal, atividades performativas (interpretação e improvisação).

4. Ensaios de reportório.

5. Simulação de atividades de voz e movimento dirigidas a crianças.

6. Análise e discussão de situações vocais e de movimento com base em documentos de apoio de diferente natureza.

Método de avaliação

Avaliação - Documento sumativo do trabalho realizado ao longo do semestre(70%), Realização, em pares, de um estudo-piloto no âmbito da expressão vocal e do movimento visando a análise de um diálogo em “gibberish”(30%)

Conteúdo

1. Prática vocal e de movimento. O alfabeto do corpo de Molik-Parente. Da exploração livre à improvisação tonal e rítmica em atividades a solo e em grupo.

2. Sensorialidade e ritmos do corpo. O uso da metáfora e das memórias na escrita do corpo.

3. Realização de jogos de dinâmica de grupo e de atividades musicais visando a sua aplicação com crianças de diferentes faixas etárias.

3.1. Montagem de reportório cénico-musical baseado no projeto Grande Bichofonia.

4. Introdução à investigação no âmbito do estudo do movimento e da expressão vocal. Perspetivas teóricas e instrumentos de observação e análise de comportamentos.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: