Movimento, Voz e Comunicação
Objetivos
1. Desenvolver recursos vocais e de movimento.
2. Desenvolver competências relacionais mediadas pela prática musical.
3. Aplicar 1. e 2. a situações de interpretação e improvisação musical.
4. Criar atividades musicais adaptadas a diferentes contextos de intervenção educativa e social.
5. Adquirir bases para trabalhos de investigação no âmbito do estudo do desenvolvimento musical.
5.1. Adquirir competências de análise de ações no âmbito do estudo da expressão vocal e do movimento.
Caracterização geral
Código
722021047
Créditos
10.0
Professor responsável
Cecília Maria Valentim Teixeira Coelho
Horas
Semanais - 3
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
Azzara, C., & Grunow, R. (2006). Developing Musicianship through Improvisation. GIA Publications.
Bloom, K., & Shreeves, R. (1998). Moves – a sourcebook of ideas for body awareness and creative movement. Routledge.
Campo, G., & Molik, Z. (2012). Trabalho de Voz e Corpo de Zygmunt Molik: o legado de Jerzy Grotowski. É Realizações.
Companhia de Música Teatral (2008 e 2010). Enciclopédia da Música com Bicho. Companhia de Música Teatral.
Nachmanovitch, S. (2019). The Art of Is. New World Library.
Oliveros, O. (2005). Deep listening: A composer’s sound practice. iUniverse.
Rodrigues, H., & Rodrigues, P. (2014). Arte de Ser Professor - O projecto musical e formativo Grande Bichofonia. Colibri.
Rodrigues, H., Rodrigues, P. M., & Rodrigues, P. F. (2016). Manual para a Construção de Jardins Interiores. Fundação Calouste Gulbenkian.
Rodrigues, P. (2012). Padrões rítmicos de locomoção de crianças com três, quatro e cinco anos de idade em situação de dança com música gravada [Tese de Doutoramento, NOVA FCSH]. RUN – Repositório Universidade Nova. http://hdl.handle.net/10362/8065
Método de ensino
1. Aulas práticas de voz e movimento lideradas pela docente.
2. Aulas abertas com a participação de especialistas convidados.
3. Trabalhos em grupo: exploração vocal e corporal, atividades performativas (interpretação e improvisação).
4. Ensaios de reportório.
5. Simulação de atividades de voz e movimento dirigidas a crianças.
6. Análise e discussão de situações vocais e de movimento com base em documentos de apoio de diferente natureza.
Método de avaliação
Avaliação - Documento sumativo do trabalho realizado ao longo do semestre(70%), Realização, em pares, de um estudo-piloto no âmbito da expressão vocal e do movimento visando a análise de um diálogo em “gibberish”(30%)
Conteúdo
1. Prática vocal e de movimento. O alfabeto do corpo de Molik-Parente. Da exploração livre à improvisação tonal e rítmica em atividades a solo e em grupo.
2. Sensorialidade e ritmos do corpo. O uso da metáfora e das memórias na escrita do corpo.
3. Realização de jogos de dinâmica de grupo e de atividades musicais visando a sua aplicação com crianças de diferentes faixas etárias.
3.1. Montagem de reportório cénico-musical baseado no projeto Grande Bichofonia.
4. Introdução à investigação no âmbito do estudo do movimento e da expressão vocal. Perspetivas teóricas e instrumentos de observação e análise de comportamentos.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: