Tecnologias Educativas
Objetivos
(1) Conhecer ferramentas que auxiliem o trabalho individual do professor na preparação de aulas e materiais.
(2) Desenvolver competências no uso de ferramentas tecnológicas na sala de aula.
(3) Adquirir métodos e conhecer técnicas de criação e uso de materiais educativos para ensino em linha.
(4) Reflectir sobre a especificidade e os desafios do uso da tecnologia no ensino.
(5) Promover a investigação autónoma sobre ferramentas em cada área científica.
(6) Desenvolver ferramentas e métodos próprios no uso da tecnologia na educação.
Caracterização geral
Código
02103021
Créditos
5.0
Professor responsável
Marco António Franco Neves
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - 140
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
N/A
Bibliografia
Atherton, P. (2018). 50 Ways to Use Technology Enhanced Learning in the Classroom: Practical strategies for teaching, London: Learning Matters.
Beetham, H. and Rhona S. (eds) (2007). Rethinking Pedagogy for a Digital Age: Designing and Delivering E-learning. Abingdon,Oxen: Routledge
Haleem, A., Javaid, M., Qadri, M. A., & Suman, R. (2022). Understanding the role of digital technologies in education: A review. Sustainable Operations and Computers, 3, 275-285.
Holmes, W., & Tuomi, I. (2022). State of the art and practice in AI in education. European Journal of Education, 57, 542–570. https://doi.org/10.1111/ejed.12533
Windeatt, S. Eastment, D. Hardisty, D. (2013) The Internet, Oxford: Oxford University Press. E-book edition.
Método de ensino
As aulas incluirão: (1) demonstração sobre as ferramentas, com uso imediato por parte dos estudantes; (2) discussão sobre as potencialidades e as armadilhas no uso de tecnologia, através de leituras e comentários críticos; (3) simulação de cenários de uso de ferramentas em aula; (4) prática de criação de materiais para estudo à distância; (5) desenvolvimento de técnicas próprias de uso das ferramentas. No final, cada estudante irá criar um guia / estudo de caso sobre uma ferramenta tecnológica adaptada à sua área científica.
Método de avaliação
A avaliação consistirá em Trabalho Individual e/ou de Grupo (40%) e Projeto (60%), ou seja, elaboração do guia / estudo de caso.
Conteúdo
I. Ferramentas tecnológicas
1. Tecnologias de auxílio ao professor: técnicas de pesquisa em linha; uso de programas de processamento de texto e de dados; ferramentas de criação de materiais.
2. Tecnologias na sala de aula: uso de equipamentos interactivos; técnicas de uso de materiais audiovisuais.
3. Tecnologias de ensino à distância: ferramentas de criação de vídeos; métodos e técnicas de criação de páginas Web; uso de programas de gestão de conteúdos educativos.
II. Uso de tecnologias educativas
1. Reflexão sobre as potencialidades e as armadilhas do uso da tecnologia em sala de aula.
2. Técnicas e métodos de uso da tecnologia, com simulação do uso de ferramentas em cenários realistas.
III. Investigação sobre tecnologias educativas
Elaboração orientada de guia prático / estudo de caso sobre o uso de ferramenta adaptada à área científica de cada estudante.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada:
- Área de especialização de Alemão
- Área de especialização de Espanhol
- Área de especialização de Inglês
- Área de especialização em Ensino de Inglês e de Alemão
- Área de especialização em Ensino de Inglês e de Espanhol
- Área de especialização em Ensino de Inglês e de Francês
- Área de especialização em Francês
- Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
- Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário
- Mestrado em Ensino de História no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
- Mestrado em Ensino de Inglês no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
- Mestrado em Ensino de Português no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
- Mestrado em Estudos de Educação