Seminário de Orientação da prática de Ensino Supervisionada (Filosofia)

Objetivos

a) Refletir criticamente sobre a atividade formativa desenvolvida, integrando competências teóricas e práticas.
b) Adquirir instrumentos de análise visando a auto e a hétero avaliação da docência.
c) Discutir, a partir da sua experiência, problemas pertinentes no processo de ensino-aprendizagem e na atividade escolar.
d) Construir um Projeto de Relatório da PES que combine a descrição crítica da formação e exposição filosófica de um tema com relevância educacional.
e) Desenvolver a capacidade de investigação científica nas áreas da formação.
f) Desenvolver uma atitude deontológica relativamente às relações profissionais e académicas.
g) Consolidar competências de leitura, interpretação e produção textual.

Caracterização geral

Código

02108417

Créditos

2.0

Professor responsável

Luís Manuel Aires Ventura Bernardo

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 56

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

  • AMADO, J. (Org.). (2013). Manual de investigação qualitativa em educação. Coimbra: Imprensa da UC
  • BAILEY, R. et al. (2010). The Sage Handbook of Philosophy of Education. London : Sage.
  • BLAIS, M.-C. et al. (2014). Transmettre, apprendre. Paris : Pluriel.
  • BOAVIDA, J (2010). Educação Filosofica — sete ensaios. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra
  • CEIA, C. (2012). Normas para Apresentação de Trabalhos Científicos, 9ª ed. Lisboa: Editorial Presença
  • CoE (2018) Reference Framework of Competences for Democratic Culture.
  • CRESWELL, J. W. (2014). Research design: Qualitative, quantitative, and mixed methods approach. Thousand Oaks, CA: Sage Publications
  • DALBOSCO, C. et al. (orgs) (2008). Filosofia e Pedagogia: aspectos históricos e temáticos. Campinas: Autores Associados.
  • ESTRELA, M.T./ CAETANO, A. P. (coords),(2010). Ética Profissional Docente. Do pensamento dos professores à sua formação, Educa, 2010
  • ESTRELA, A. (2001). Investigação em Educação: Métodos e Técnicas. Lisboa: Educa
  • FABB, N. & DURANT, A. (2005). How to Write Essays and Dissertations. 2nd ed. Harlow: Pearson Education
  • GOODSON, I. (2008). Conhecimento e Vida Profissional: estudos sobre educação e mudança. Porto: Porto Editora.
  • LAMAS, E. (coord.) (2001). Dicionário de Metalinguagens da Didáctica. Porto: Porto Editora.
  • McNIFF, J. (2002). Action Research: Principles and Practice. London: Routledge.
  • MORANDI, F. (2002). Pratiques et logiques en pédagogie. Paris : Nathan.
  • NEVES, M./JUSTINO, D. (coord.) (2018). Ética Aplicada à Educação. Lisboa: Edições 70.
  • OECD (2021) A Good Start in Uncertain Times. Preparing Teachers for a Successful Career. Education Policy Perspectives, nº28
  • PINTO, M./FERREIRA, M. (coord.) (2013).. Ensinar Filosofia? O que Dizem os Filósofos. Lisboa: CFUL.
  • POMBO, O (2002). A escola, a recta e o círculo. Lisboa: Relógio D´ Água Editores.
  • REBOUL, O. (1982). Les valeurs de l’éducation. Paris : PUF.
  • SALTEL, P. (coord.) (2002). Les pactes philosophiques. Comment lire les philosophes ?. Paris : Ellipses.
  • TUCKMAN, B. W. (2000). Manual de investigação em educação: como conceber e realizar o processo de investigação em educação. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian

Método de ensino

Apresentação e discussão de temas e problemas decorrentes da prática de ensino supervisionada.
Acompanhamento individual e em pequenos grupos do projecto de trabalho de investigação a desenvolver

Método de avaliação

Avaliação continua - Avaliação contínua baseada em tarefas práticas, tutorias e auto-aprendizagem(30%), Preparação do projeto de relatório da PES(70%)

Conteúdo

- Características das comunidades e dos ambientes escolares.
- Ensino e a aprendizagem da Filosofia – requisitos, especificidades e problemáticas-
- Perfis de docência: atitudes, competências, práticas e valores.
- Projetos e práticas de investigação nas áreas do Mestrado: Os lugares do saber filosófico na reflexão e na investigação educacionais.
- A pesquisa bibliográfica.
- Objetivos, temas, etapas e protocolos de investigação.
- As modalidades da escrita académica.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: