História do Livro

Objetivos

a) Adquirir capacidade de trabalho autónoma sobre os materiais do livro e da edição;
b) Aplicar de forma crítica as metodologias e os conceitos adquiridos;
c) Localizar formas, usos e conceitos da história do livro, tendo presente o que hoje se discute sobre como novos suportes de comunicação revolucionam a conservação e a transmissão dos textos;
d) identificar e conhecer os principais protagonistas da história da edição em Portugal.

Caracterização geral

Código

722091130

Créditos

10.0

Professor responsável

João Luís da Costa Campos Vieira Lisboa

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

  • Chartier, R., A mão do autor e a mente do editor, São Paulo, Editora UNESP, 2014.
  • Curto, D. R. (coord.), Bibliografia da História do livro em Portugal, séculos XV a XIX, Lisboa, Biblioteca Nacional, 2003.
  • Darnton, R., The case for books. Past, present, and future, New York, Public Affairs, 2009.
  • Faria, M.I. e M.G. Pericão, Dicionário do livro. Da escrita ao livro electrónico, Coimbra, Almedina, 2008.
  • Lisboa, J.L, "Edições num mundo sem editores" in Escrita e Cultura na Europa e no Atlântico Moderno, Lisboa, Universidade de Lisboa / Centro de História, Atlântica - Lisbon Historical Studies, 2020, pp.33-55.
  • McKenzie, D. F., Bibliography and the sociology of texts, London, The British Library, 1986.
  • Medeiros, N., O livro no Portugal contemporâneo, Lisboa, Outro Modo, 2018.
  • Noorda, R. e Marsden, S., "Twenty-First Century Book Studies: The State of the Discipline", Book History, Vol. 22, 2019, pp. 370-397.

Método de ensino

Exposição dialogada.
Análise de documentos. Análise e apresentação (oral e escrita) de um livro antigo pelos estudantes, a partir de uma lista proposta pelo docente. Intervenções orais durante os seminários.

Método de avaliação

Avaliação Contínua - Análise de documentos. Análise e apresentação (oral e escrita) de um livro antigo pelos estudantes, a partir de uma lista proposta pelo docente. Intervenções orais durante os seminários.(100%)

Conteúdo

1. O objecto livro: concepção, formatos, materiais, vocabulário, usos.
2. Grandes transformações.
3. Usos: espaços, profissões, formas e conflitos.
4. A leitura no mundo contemporâneo.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: