História do Livro
Objetivos
a) Adquirir capacidade de trabalho autónoma sobre os materiais do livro e da edição;
b) Aplicar de forma crítica as metodologias e os conceitos adquiridos;
c) Localizar formas, usos e conceitos da história do livro, tendo presente o que hoje se discute sobre como novos suportes de comunicação revolucionam a conservação e a transmissão dos textos;
d) identificar e conhecer os principais protagonistas da história da edição em Portugal.
Caracterização geral
Código
722091130
Créditos
10.0
Professor responsável
João Luís da Costa Campos Vieira Lisboa
Horas
Semanais - 3
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
N/A
Bibliografia
- Chartier, R., A mão do autor e a mente do editor, São Paulo, Editora UNESP, 2014.
- Curto, D. R. (coord.), Bibliografia da História do livro em Portugal, séculos XV a XIX, Lisboa, Biblioteca Nacional, 2003.
- Darnton, R., The case for books. Past, present, and future, New York, Public Affairs, 2009.
- Faria, M.I. e M.G. Pericão, Dicionário do livro. Da escrita ao livro electrónico, Coimbra, Almedina, 2008.
- Lisboa, J.L, "Edições num mundo sem editores" in Escrita e Cultura na Europa e no Atlântico Moderno, Lisboa, Universidade de Lisboa / Centro de História, Atlântica - Lisbon Historical Studies, 2020, pp.33-55.
- McKenzie, D. F., Bibliography and the sociology of texts, London, The British Library, 1986.
- Medeiros, N., O livro no Portugal contemporâneo, Lisboa, Outro Modo, 2018.
- Noorda, R. e Marsden, S., "Twenty-First Century Book Studies: The State of the Discipline", Book History, Vol. 22, 2019, pp. 370-397.
Método de ensino
Exposição dialogada.
Análise de documentos. Análise e apresentação (oral e escrita) de um livro antigo pelos estudantes, a partir de uma lista proposta pelo docente. Intervenções orais durante os seminários.
Método de avaliação
Avaliação Contínua - Análise de documentos. Análise e apresentação (oral e escrita) de um livro antigo pelos estudantes, a partir de uma lista proposta pelo docente. Intervenções orais durante os seminários.(100%)
Conteúdo
1. O objecto livro: concepção, formatos, materiais, vocabulário, usos.
2. Grandes transformações.
3. Usos: espaços, profissões, formas e conflitos.
4. A leitura no mundo contemporâneo.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: