Técnicas de Edição

Objetivos

O aluno deverá no fim do semestre ter sido exposto a várias técnicas e práticas da edição. Apesar de o docente não poder naturalmente garantir que o aluno as dominará integralmente, ferramentas e técnicas serão fornecidas para que o aluno possa, se o quiser, entrar no mercado editorial. Será ainda providenciado um conhecimento o mais real possível dos diferentes aspectos da edição contemporânea

Caracterização geral

Código

722091136

Créditos

10.0

Professor responsável

Rui Barreira Zink

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável

Bibliografia

● FURTADO, José Afonso, A Edição de Livros e a Gestão Estratégica, Lisboa, Booktailors, 2009
● GROSS, Gerald (org.), Editors on Editing – An Inside View of What Editors Really Do, Nova Iorque, Harper & Row, 1985 [1962]
● GUTHRIE, Richard, Publishing - Principles & Practice, Londres, Sage, 2011
● JACKSON, Kevin, Invisible Forms, Nova Iorque, St. Martin’s Press, 2000
● LUCAS, Thierry, Le Guide de l’Auteur et du Petit Editeur, Lyon, AGEC-Juris, 1999
● MORFUACE, Pauline, Les comités de lecture, Ecrire et Éditer 3, Vitry, Publ. Du Calcre, Março 1998
● SAAL, Rollene, (The New York Public Library) Guide to Reading Groups, Nova Iorque, Crown Publ., 1995
●SCHIFFRIN, André, O Negócio dos Livros, Rio de Janeiro, Casa da Palavra, 2006

Método de ensino

Tal como foi dito no ponto 6.2.1.6, o docente tenta promover sempre que possível exercícios práticos, geralmente um por aula, pelo menos. No final do semestre os estudantes terão realizado uma média de 20 exercícios, sendo incentivados a, para atingirem a desejada excelência, repetir tantas vezes quantas necessários aqueles que mais se adequem às competências que desejam obter, ou para que se sentem vocacionados.
Os exemplos apresentados em aula podem ser hipotéticos mas, com frequência, são reais. O universo da edição é também definido por pessoas concretas, algumas mesmo com o sempre ambíguo estatuto de \"personagens\" (e não, não são só os autores). O conhecimento de histórias e anedotas concretas ajuda a compreender o quanto

Método de avaliação

Métodos de avaliação - Exercícios em aula(20%), Participação (20%), trabalho final(60%)

Conteúdo

1. Como fazer? Editor, revisor, paginador. 2. Porquê fazer? Uma revisão sucinta da matéria de Teoria da Edição, para refrescar a memória de quem frequentou essa disciplina do 1º semestre e informar quem não o fez. 3. Questões de tradução O que é uma \"boa\" tradução? Língua de partida e língua de chegada. Problemas mais frequentes. Os falsos amigos. Tradução técnica e tradução literária. 4. Estrutura de uma pequena editora. Estrutura de uma grande editora. 5. O contrato. Aspectos essenciais. 6. A edição de texto. Intervenção ou intrusão? Como proceder? 7. O agente literário. 8. Marketing e comunicação. 9. As feiras. 10. Timings e calendarização. Uma máquina imparável. 11. Pré-produção, produção e pós-produção.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: