Teoria da Edição
Objetivos
No final do semestre, o aluno terá uma visão informada e coerente q.b. acerca do mundo editorial. Seus ideais, instrumentos, modos, glórias e fracassos.
Caracterização geral
Código
722091137
Créditos
10.0
Professor responsável
Rui Barreira Zink
Horas
Semanais - 3
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
BAILEY, Herbert S., The Art & Science of Book Publishing, Athens, Ohio U.P., 1990
BARZUN, Jacques, On Writing, Editing, and Publishing, Chicago, CUP, 1986
CALVINO, Italo, Se numa Noite de Inverno um Viajante, Lisboa, Teorema, 2000
GROSS, Gerald (org.), Editors on Editing – An Inside View of What Editors Really Do, Nova Iorque, Harper & Row, 1985 [1962]
FURTADO, José Afonso, Os Livros e as Leituras. Novas Ecologias da Informação, Lisboa, Livros e Leituras, 2000
Método de ensino
A aula será expositiva e participativa, sendo apreciada a participação dos alunos, tanto em aula como por escrito no blog da cadeira. Haverá um trabalho final e/ou avaliação escrita.
Método de avaliação
Métodos de Avaliação - Participação(30%), Trabalho final(70%)
Conteúdo
As três etapas da edição. O que é um livro? O que é um editor? Tipos de edição e de plataformas. Os parceiros do livro. Texto e paratexto. Trabalhar o texto, promover o texto. Presente e futuro da edição.