Crítica Textual
Objetivos
A unidade curricular visa a aquisição de conhecimentos a respeito dos conceitos fundamentais da Crítica Textual, assim como dos diferentes modos de transmissão do texto e suas implicações na leitura. Através de um foco em casos particulares de tratamento de documentos literários e da sua fixação, os estudantes irão desenvolver competências de análise e prática da edição.
Caracterização geral
Código
722091138
Créditos
10.0
Professor responsável
Pedro Miguel Pimentel Sepúlveda de Gouveia Teixeira
Horas
Semanais - 3
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não aplicável.
Bibliografia
Cambraia, César Nardelli. Introdução à Crítica Textual. São Paulo: Martins Fontes, 2005.
Castro, Ivo. Editar Pessoa. 2.a edição. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2013.
Chartier, Roger. A mensagem escrita e suas recepções. Do codex ao écran. In A ordem dos livros. Trad. Leonor Graça. Lisboa: Vega, 1997. 89-112.
Glossário de Crítica Textual. Lisboa: FCSH da Universidade Nova de Lisboa.
[http://www2.fcsh.unl.pt/invest/glossario/glossario.htm]
Keeleman, Erick. Textual Editing and Criticism: An Introduction. New York, London: W. W. Norton & Company, 2009.
McGann, Jerome J. The Textual Condition. Princeton: Princeton University Press, 1991.
Pierazzo, Elena. Textual Scholarship and Text Encoding. In A New Companion to Digital Humanities. Edited by Susan Schreibman, Ray Siemens & John Unsworth. Oxford: Blackwells, 2016. 307-321.
Método de ensino
O ensino contempla a exposição e discussão de conteúdos, assim como exercícios de edição em aula.
Método de avaliação
Métodos de avaliação - Deverão escrever um trabalho final em que um breve exercício de edição é acompanhado por uma fundamentação teórica das opções seguidas (70%), Os estudantes devem preparar os textos que serão objeto de discussão, realizar um pequeno exercício de edição em casa e participar ativamente nas aulas(30%)
Conteúdo
A prática da Crítica Textual possui um duplo propósito: analisar as diferentes transmissões do texto e, com base nessa análise, estabelecer uma edição do mesmo. Neste sentido, o estudo de conceitos e métodos da Crítica Textual será acompanhado pela análise de documentos literários e edições, evidenciando a importância da dimensão bibliográfica e editorial do texto para a sua leitura. O estudo de casos particulares irá incidir sobre autores da modernidade literária e filosófica, tomando como ponto de partida a obra de Fernando Pessoa.