Seminário de Investigação e Metodologia
Objetivos
Pretende-se que as/os alunas/os adquiram:
a) os conhecimentos metodológicos necessários para realizar o trabalho final, na forma de Disssertação, Estágio com Relatório ou Trabalho de Projecto;
b) competências necessárias para aplicar as metodologias ao trabalho de campo conducentes à realização do trabalho final;
c) competeências necessárias para efectuar as pesquisas bibliográficas e redigir a parte teórica do trabalho final.
Caracterização geral
Código
02107271
Créditos
5.0
Professor responsável
Manuel Gaspar da Silva Lisboa
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - 140
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
N/A
Bibliografia
- Bachelard, G. (1984). “O Racionalismo Aplicado”, em A Epistemologia. Lisboa: Edições 70.
- Eco, U. (1988). Como se Faz uma Tese em Ciências Humanas. Lisboa: Presença.
- Quivy, R., & Champenhoud, L. (2003). Manual de investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva.
- Lisboa, M. (Coord.) (2016). Metodologias de Investigação Sociológica: problemas e soluções a partir de estudos empíricos. Vila Nova de Famalicão: Húmus.
- Silva, A. S., & Pinto, J. M. (Org.) (1986). Metodologia das Ciências Sociais. Porto: Afrontamento
Método de ensino
As aulas estruturam-se em função de três tipos de sessões: expositivas, que serão diminutas; recurso a especialistas convidados; e laboratoriais. Nas primeiras, procura-se transmitir as competências transversais necessárias ao desenvolvimento do trabalho. Nas segundas, e em função dos temas presentes em cada ano, recorrer-se-á a convidadas/os que tenham realizado dissertações de mestrado e que possam falar das suas experiências. Nas terceiras, haverá um trabalho laboratorial colectivo a partir dos desenvolvimentos individuais das/os alunas/os, onde poderão ser colocadas dúvidas e dificuldade e se procurará ultrapassá-las.
Método de avaliação
Avaliação contínua - Atendendo ao carácter laboratorial da unidade curricular, a avaliação faz-se através da participação e discussões do desenvolvimento dos trabalhos em aula (25%) e do trabalho escrito correspondente à parte teórica do trabalho final (75%). (100%)
Conteúdo
Em este Seminário trabalhar-se-á essencialmente a partir das pesquisas que as/os alunas/os tiverem já definidas. Os conteúdos programáticos serão adptados a cada trabalho. Conteúdos programáticos:
1. Estratégias metodológicas, ciclo e etapas da investigação;
2. Tipos de pesquisa, diversidade de fontes e recursos para as trabalhar;
3. Pesquisa bibliográfica e técnicas da elaboaração de textos para redacção da parte teórica do trabalho final;
4. Discussão do desenvolvimento dos trabalhos de pesquisa das/os alunas/os;
5. Apresentação e discussão dos desenvolvimentos do trabalho, nomedamente do texto da parte teórica do trabalho final.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: