Políticas Públicas e Património
Objetivos
Adquirir e analisar informação com a utilização de referentes teóricos que permitam compreender e criticar as problemáticas inerentes ao património enquanto meio de poder consolidado em políticas públicas.
Adquirir/desenvolver competências para a identificação e a delimitação de campos de saber e investigação conducentes a leituras transdisciplinares do património inserido no território e concretizado em políticas públicas.
Conhecer manifestações de utilização do património como factor de poder ao longo da história de Portugal (estudos de caso).
Incentivar uma exigência de rigor e de pesquisa, aliados a uma atitude crítica na construção de conhecimento em suporte oral e escrito.
Caracterização geral
Código
722051413
Créditos
10.0
Professor responsável
Paula Alexandra Ochôa de Carvalho Telo
Horas
Semanais - 3
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
BÉGHAIN, Patrice (2012). Patrimoine, politique et société. Paris: Presses de Sciences Po.
O´BRIEN, Dave (2013). Cultural policy. Management, value and modernity in the creative industries. Routledge.
Ordónez-Matamoros, G. (2013). Manual de análisis y diseño de politicas públicas. Bogotá: Universidade de Colombia, 2013.
Serapioni, Mauro – Conceitos e métodos para a avaliação de programas sociais e políticas públicas. Sociologia, Revista da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Vol. XXXI, 2016, pág. 59-80
Método de ensino
A metodologia de ensino assenta em duas dimensões da avaliação contínua. Primeira, um discurso do docente em cada aula, permitindo uma síntese do tema e conceitos associados, com chamadas de atenção para casos práticos da atualidade. Neste âmbito conduz-se à intervenção dos discentes por meio de exercícios como as apresentações de situações/problemas patrimoniais ou a proposta de soluções /políticas públicas.
Método de avaliação
1) Trabalho de grupo – Participação, apresentação escrita e oral – 40% - Data apresentação oral e escrita (ppt, 20/10 e 5/1/2024);
2) Trabalho individual – Apresentação de notícias/eventos sobre políticas públicas patrimoniais- 30% - Data das sessões: 6/10; 13/10, 12/1/2024
3) Trabalho individual – Comentário sobre políticas apresentadas e discutidas nas aulas – 30% - Data de entrega e apresentação: 15/12 (mínimo 5 páginas; máximo 10 páginas).
Conteúdo
Políticas Públicas e Património
Parte I - Conceitos: Políticas Públicas, Políticas Culturais, Avaliação, Impacto
II Parte . Problemas e estudos de caso - identificação de problemas e propostas de ação
Políticas públicas culturais e património
Políticas culturais em Portugal no contexto europeu.
Gestão do património
Os novos desafiso do aptrimónio: a trabsparência, a inclusão e o digital.
Parte III Estudos de caso