Sociologia do Território
Objetivos
1. Conhecimento e compreensão dos quadros de reflexão sociológica sobre as mudanças territoriais;
2. Capacidade de análise dos processos de mudança territorial, decompondo o respectivo sistema de actores, os interesses em jogo e as práticas sociais na relação com as formas de uso e de ocupação dos territórios;
3. Capacidade de comunicar o conhecimento sociológico sobre o tema de modo rigoroso e significativo;
4. Capacidade de intervenção informada e crítica no acompanhamento de políticas e programas de âmbito territorial
Caracterização geral
Código
01100077
Créditos
6.0
Professor responsável
João Pedro Lopes de Oliveira Silva Nunes
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
Andrade, L. T., Jayme, J. G., & Almeida, R. C. (2009). Espaços públicos: novas sociabilidades, novos controles. Cadernos Metrópole, 21, 131–153. (PDF)
Bourdieu, P. (2013) “Espaço físico, espaço social e espaço físico apropriado”, Estudos Avançados 27 (79): 133-144.
Chamboredon, J.-C. (2020 [1985]) “As novas formas da oposição campo-cidade” in Baptista, L., Mazzella, S., Pereira, P. e J.P. Nunes (eds.) Pensar o Território: Jean-Claude Chamboredon, uma abordagem pioneira. VN Famalicão: Húmus
Fearon, D. (2004). Georg Simmel, The Sociology of Space. CSISS Classics. UC Santa Barbara: Center for Spatially Integrated Social Science. Retrieved from https://escholarship.org/uc/item/7s73860q
Giddens, A. (2003). A Constituição da Sociedade. São Paulo: Martins Fontes, cap. 3. (PDF)
Goffman, E. (2010). Relations in public. Microstudies of the public order [1971]. New Brunswick and London: Transaction Publishers, pp. 28-61. (PDF)
Hall, E. T. (1986). A Dimensão Oculta. Lisboa: Relógio d’Água, caps. 9, 10, 11 e 12. (PDF)
Lyman, Stanford and Scott, M.B (1967) ‘Territoriality: A Neglected Sociological Dimension’, Social Problems, Vol. 15, No. 2, pp. 236-249 (PDF)
Martínez,E. e A. López, (2002). “El desarrollo de la morfología social y la interpretación de las grandes ciudades”. Scripta Nova. Revista electrónica de geografía y ciencias sociales, Universidad de Barcelona, vol. VI, núm. 111.
McKenzie, R. D. (1984). The Ecological Approach to the Study of the Human Community [publicado pela 1a vez em 1924]. In R. E. Park, E. W. Burgess, & R. D. McKenzie (eds.),The city: suggestions for investigation of human behavior in the urban environment. Chicago: The University of Chicago Press. (PDF)
Newby, H. (1980). An introduction to Sociology. Comparison and change: community. Milton Keynes: The Open University Press. (PDF)
Silvano, F. (2001). Antropologia do Espaço. Uma introdução. Oeiras: Celta, pp. 7-14. (PDF)
Škoric ́, M., Kišjuhas, A., & Škoric ́, J. (2013). Excursus on the Stranger in the Context of Simmel’s Sociology of Space. Sociológia, 6 (45), 589–602.
Método de ensino
Aulas teóricas (50%);
Aulas práticas (50%): exploração de documentação diversa fornecida pelo docente; apresentação oral de resultados da aplicação do protocolo de observação previsto na compoente prática da disciplina, apoio tutorial à conclusão dos relatórios finais.
Ensino presencial.
Método de avaliação
Realização de duas provas escritas individuais presenciais sobre a totalidade da matéria teórica (40%+30%=70%).
Trabalho de grupo (escrito e com apresentação oral) que resulta de uma observação e interpretação de territórios públicos, com base nas matérias expostas durante as sessões da componente teórica da disciplina (30%).
O trabalho deve ter um máximo de 15 páginas e um mínimo de 13 páginas, e a sua entrega realiza-se em versão eletrónica no Inforestudate
O método de avaliação trabalhador-estudante consiste na realização de prova escrita individual presencial sobre a totalidade da matéria teórica (70%) + resumo de um texto atribuído por sorteio pelos docentes, entregue no final do semestre, em plataforma a indicar (30%) com um mínimo de 5 páginas e um máximo de 7.
Este trabalho escrito deve apresentar os argumentos presentes no texto atribuído e na conclusão devem tais argumentos ser articulados com matérias expostas nas sessões da componente teórica da disciplina.
Os estudantes internacionais podem escolher entre o método de avaliação “regular” e o método trabalhador-estudante, realizando o teste escrito e trabalho individual sobre texto sorteado.
Conteúdo
Bloco Temático 1. O território na perspectiva sociológica (componente teórica)
1. A abordagem de Georg Simmel
2. A abordagem da Morfologia Social
3. A abordagem da Ecologia Humana
4. A noção de “proxémia” e a abordagem de Edward Hall.
5. O conceito de “territórios de interação e do self”: o contributo de E. Goffman
6. Os “modos de regionalização”: o contributo de Anthony Giddens
Bloco Temático 2. A diversidade das dinâmicas territoriais (Componente teórica)
1. Novas formas de oposição cidade-campo
2. Comunidade e território
3. Territórios públicos e privados
Bloco Temático 3. Problemáticas em Sociologia do Território
1. A espacialização da vida social
2. Desigualdades sociais e territoriais
3. Mobilidades
Bloco 4. Componente prática da disciplina: aplicação de um pequeno protocolo de observação "Comportamentos e interações em espaços públicos".
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: