Sociologia do Território

Objetivos

1. Conhecimento e compreensão dos quadros de reflexão sociológica sobre as mudanças territoriais;
2. Capacidade de análise dos processos de mudança territorial, decompondo o respectivo sistema de actores, os interesses em jogo e as práticas sociais na relação com as formas de uso e de ocupação dos territórios;
3. Capacidade de comunicar o conhecimento sociológico sobre o tema de modo rigoroso e significativo;
4. Capacidade de intervenção informada e crítica no acompanhamento de políticas e programas de âmbito territorial

Caracterização geral

Código

01100077

Créditos

6.0

Professor responsável

João Pedro Lopes de Oliveira Silva Nunes

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Andrade, L. T., Jayme, J. G., & Almeida, R. C. (2009). Espaços públicos: novas sociabilidades, novos controles. Cadernos Metrópole, 21, 131–153. (PDF)


Bourdieu, P. (2013) “Espaço físico, espaço social e espaço físico apropriado”, Estudos Avançados 27 (79):  133-144.


Chamboredon, J.-C. (2020 [1985]) “As novas formas da oposição campo-cidade” in Baptista, L., Mazzella, S., Pereira, P. e J.P. Nunes (eds.) Pensar o Território: Jean-Claude Chamboredon, uma abordagem pioneira. VN Famalicão: Húmus


Fearon, D. (2004). Georg Simmel, The Sociology of Space. CSISS Classics. UC Santa Barbara: Center for Spatially Integrated Social Science. Retrieved from https://escholarship.org/uc/item/7s73860q


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Método de ensino

Aulas teóricas (50%);
Aulas práticas (50%): exploração de documentação diversa fornecida pelo docente; apresentação oral de resultados da aplicação do protocolo de observação previsto na compoente prática da disciplina, apoio tutorial à conclusão dos relatórios finais.
Ensino presencial.

Método de avaliação

Realização de duas provas escritas individuais presenciais sobre a totalidade da matéria teórica (40%+30%=70%).


Trabalho de grupo (escrito e com apresentação oral) que resulta de uma observação e interpretação de territórios públicos, com base nas matérias expostas durante as sessões da componente teórica da disciplina (30%).


 O trabalho deve ter um máximo de 15 páginas e um mínimo de 13 páginas, e a sua entrega realiza-se em versão eletrónica no Inforestudate


 O método de avaliação trabalhador-estudante consiste na realização de prova escrita individual presencial sobre a totalidade da matéria teórica (70%) + resumo de um texto atribuído por sorteio pelos docentes, entregue no final do semestre, em plataforma a indicar (30%) com um mínimo de 5 páginas e um máximo de 7.


 Este trabalho escrito deve apresentar os argumentos presentes no texto atribuído e na conclusão devem tais argumentos ser articulados com matérias expostas nas sessões da componente teórica da disciplina.


Os estudantes internacionais podem escolher entre o método de avaliação “regular” e o método trabalhador-estudante, realizando o teste escrito e trabalho individual sobre texto sorteado.

Conteúdo

Bloco Temático 1. O território na perspectiva sociológica (componente teórica)
1. A abordagem de Georg Simmel 


2. A abordagem da Morfologia Social


3. A abordagem da Ecologia Humana 


4. A noção de “proxémia” e a abordagem de Edward Hall. 


5. O conceito de “territórios de interação e do self”: o contributo de E. Goffman


6. Os “modos de regionalização”: o contributo de Anthony Giddens


Bloco Temático 2. A diversidade das dinâmicas territoriais (Componente teórica)


1. Novas formas de oposição cidade-campo


2. Comunidade e território


3. Territórios públicos e privados


Bloco Temático 3. Problemáticas em Sociologia do Território


1. A espacialização da vida social


2. Desigualdades sociais e territoriais


3. Mobilidades


Bloco 4. Componente prática da disciplina: aplicação de um pequeno protocolo de observação "Comportamentos e interações em espaços públicos". 

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: