Formação da Sociedade Portuguesa Contemporânea

Objetivos

1. Conhecimento e compreensão dos processos históricos, económicos e sociais de construção de um conjunto de estruturas que caracterizam a sociedade portuguesa tal como ela se configura na actualidade.
2. Capacidade de problematizar e analisar estruturalmente a sociedade portuguesa contemporânea, a partir dos estudos e materiais empíricos disponíveis.
3. Capacidade de relacionar os problemas da sociedade portuguesa contemporânea com as dinâmicas económicas e sociais de longa duração.
4. Capacidade de relacionar as escalas macro e micro dos problemas.
5.Capacidade de exposição e comunicação significativa e rigorosa dos conhecimentos e resultados da análise e da problematização elaboradas.

Caracterização geral

Código

01100111

Créditos

6.0

Professor responsável

Susana Paiva Moreira Batista

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Ter concluído um mínimo de 48 créditos ECTS

Bibliografia

Barreto, A. (1995). Portugal na periferia do centro: mudança social, 1960-1995. Análise Social, 134, pp. 841-855.
Godinho, V.M. (1975). Estrutura da antiga sociedade portuguesa. Lisboa: Arcádia (2ª ed.).
Justino, David (2023). Dualismos múltiplos e modernidade confinada Em Ensaios sobre o dia seguinte. O Mundo, Portugal e aeducação(pp. 183-203). Almedina.


Pinto, A.C. (ed.) (2005). Portugal contemporâneo. Lisboa: Dom Quixote.


Reis, Jaime (1993), O Atraso Português em Perspectiva Histórica, Lisboa, Imprensa Nacional Casa da Moeda.
Santos, B.S. (ed.) (1993). Portugal: Um retrato singular. Porto, Afrontamento.
Sedas Nunes, A. (1964). Portugal, sociedade dualista em evolução. Análise Social. no7-8, pp. 407-462Viegas, J.M.L. & Costa, A.F. (1998). Portugal, que modernidade? Oeiras: Celta.

Método de ensino

Pretende-se que os alunos desenvolvam a capacidade problematizar e de pensar cientificamente os problemas estruturais da sociedade portuguesa através de cinco domínios privilegiados de análise. Cada um desses domínios será dissecado através de uma abordagem sociométrica que lhes forneça os parâmetros susceptíveis de construir uma visão fundamentada, situada e comparada dos problemas estruturais . O recurso à informação estatística será privilegiado para confrontar as ideias e teses que têm sustentado as diferentes visões do atraso e dos bloqueios ao desenvolvimento de Portugal.

Método de avaliação

a) Exercício escrito presencial individual de discussão de conceitos e interpretação de dados. Serão realizados dois exercícios ao longo do semestre e será contabilizada a classificação mais elevada (35%).


b) Trabalho de projeto em grupo desenvolvido ao longo do semestre com acompanhamento, com três produtos - poster infográfico, relatório e organização de sessões com especialistas (65%)

Conteúdo

0. Apresentação, linhas orientadoras e problemas fundamentais.
1. População, povoamento e território 
2. Atividade, emprego e capital humano
3. Economia e desenvolvimento
4. Estruturas sociais: grupos e dinâmicas
5. Estado, configurações políticas e modos de regulação social e política

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: