Formação da Sociedade Portuguesa Contemporânea
Objetivos
1. Conhecimento e compreensão dos processos históricos, económicos e sociais de construção de um conjunto de estruturas que caracterizam a sociedade portuguesa tal como ela se configura na actualidade.
2. Capacidade de problematizar e analisar estruturalmente a sociedade portuguesa contemporânea, a partir dos estudos e materiais empíricos disponíveis.
3. Capacidade de relacionar os problemas da sociedade portuguesa contemporânea com as dinâmicas económicas e sociais de longa duração.
4. Capacidade de relacionar as escalas macro e micro dos problemas.
5.Capacidade de exposição e comunicação significativa e rigorosa dos conhecimentos e resultados da análise e da problematização elaboradas.
Caracterização geral
Código
01100111
Créditos
6.0
Professor responsável
Susana Paiva Moreira Batista
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Ter concluído um mínimo de 48 créditos ECTS
Bibliografia
Barreto, A. (1995). Portugal na periferia do centro: mudança social, 1960-1995. Análise Social, 134, pp. 841-855.
Godinho, V.M. (1975). Estrutura da antiga sociedade portuguesa. Lisboa: Arcádia (2ª ed.).
Justino, David (2023). Dualismos múltiplos e modernidade confinada Em Ensaios sobre o dia seguinte. O Mundo, Portugal e aeducação(pp. 183-203). Almedina.
Pinto, A.C. (ed.) (2005). Portugal contemporâneo. Lisboa: Dom Quixote.
Reis, Jaime (1993), O Atraso Português em Perspectiva Histórica, Lisboa, Imprensa Nacional Casa da Moeda.
Santos, B.S. (ed.) (1993). Portugal: Um retrato singular. Porto, Afrontamento.
Sedas Nunes, A. (1964). Portugal, sociedade dualista em evolução. Análise Social. no7-8, pp. 407-462Viegas, J.M.L. & Costa, A.F. (1998). Portugal, que modernidade? Oeiras: Celta.
Método de ensino
Pretende-se que os alunos desenvolvam a capacidade problematizar e de pensar cientificamente os problemas estruturais da sociedade portuguesa através de cinco domínios privilegiados de análise. Cada um desses domínios será dissecado através de uma abordagem sociométrica que lhes forneça os parâmetros susceptíveis de construir uma visão fundamentada, situada e comparada dos problemas estruturais . O recurso à informação estatística será privilegiado para confrontar as ideias e teses que têm sustentado as diferentes visões do atraso e dos bloqueios ao desenvolvimento de Portugal.
Método de avaliação
a) Exercício escrito presencial individual de discussão de conceitos e interpretação de dados. Serão realizados dois exercícios ao longo do semestre e será contabilizada a classificação mais elevada (35%).
b) Trabalho de projeto em grupo desenvolvido ao longo do semestre com acompanhamento, com três produtos - poster infográfico, relatório e organização de sessões com especialistas (65%)
Conteúdo
0. Apresentação, linhas orientadoras e problemas fundamentais.
1. População, povoamento e território
2. Atividade, emprego e capital humano
3. Economia e desenvolvimento
4. Estruturas sociais: grupos e dinâmicas
5. Estado, configurações políticas e modos de regulação social e política
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: