Sociologia da Cultura
Objetivos
1. Conhecimento e compreensão de diferentes definições sociológicas do conceito de cultura;
2. Capacidade de reflexão sobre problemas associados à esfera da cultura (tanto em sentido amplo como em sentido restrito);
3. Conhecimento e compreensão das perspectivas e dos problemas teóricos que emergem de uma análise multidimensional da esfera da cultura, atestando a complexidade das práticas e dos fenómenos culturais analisados;
4. Capacidade de problematizar, investigar e descrever aspectos diversificados dos fenómenos sociais usando diferentes acepções do conceito de cultura.
Caracterização geral
Código
01100144
Créditos
6.0
Professor responsável
José Alberto de Vasconcelos Simões
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
Appadurai, A. (2004). Dimensões culturais da globalização. Lisboa: Teorema.
Campos, R. (2013). Introdução à cultura visual. Abordagens e metodologias em ciências sociais, Lisboa: Mundos Sociais
Cuche, D. (2010). La notion de culture dans les sciences sociales. Paris: La Découverte.
Gelder, K. & Thornton, S. (org.) (1997). The subcultures reader. Londres: Routledge.
Hannerz, U. (1997). “Fluxos, fronteiras, híbridos: Palavras-chave da antropologia transnacional”, MANA: Estudos de Antropologia Social, 3 (1), pp. 7-39.
Pais, J.M. (1993). Culturas juvenis. Lisboa: IN-CM.
Storey, J. (1997). An introduction to cultural theory and popular culture. Londres: Prentice Hall/Harvester Wheatsheaf.
Thompson, J. (1999). Ideologia e cultura moderna. Petrópolis: Vozes.
Thompson, J. (1998). A mídia e a modernidade: Uma teoria social da mídia. Petrópolis: Vozes.
Waters, M. (1999). Globalização. Oeiras: Celta Editora.
Williams, R. (1994). Sociología de la cultura. Barcelona: Paidós.
Método de ensino
Aulas teóricas (40%);
Aulas práticas (60%): análise e discussão de materiais de apoio diversos; resolução de tarefas práticas propostas; apresentação oral e discussão dos trabalhos realizados.
Método de avaliação
Método de avaliação:
a) Uma prova escrita individual presencial (55%);
b) Um trabalho escrito, realizado em grupo, a partir de temas sugeridos (35%). O trabalho deverá ser apresentado e discutido nas aulas previstas, resultando a classificação da combinação entre a versão escrita e a apresentação oral. A não apresentação e discussão oral do trabalho em aula implica a penalização em metade (50%) na ponderação da classificação deste elemento de avaliação;
c) Participação nas aulas práticas através da realização das tarefas propostas (excluindo a apresentação do trabalho de grupo) (10%). Alunos com Estatuto de trabalhador-estudante poderão optar pela modalidade de avaliação sem ponderação das aulas práticas, passando a prova escrita a corresponder a 65% da classificação final.
Conteúdo
1. DE QUE FALAMOS QUANDO FALAMOS DE CULTURA?
1.1. Definições de cultura: entre a “arte” e a “antropologia”
1.2. Segmentação e hierarquização: os níveis de cultura
1.3. Fluxos, hibridismo e mobilidades
2. PROBLEMAS E PERSPETIVAS
2.1. Cultura de massas
2.2. Cultura e pós-modernidade
2.3. Cultura e globalização cultural
2.4. Cultura visual
2.5. Culturas e subculturas juvenis
3. OBJETOS DE ESTUDO
3.1. Graffiti, street art, cultura urbana e produção cultural
3.2. Televisão e recepção cultural
3.3. Internet, cultura digital e práticas culturais
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: