Sociologia da Vida Quotidiana

Objetivos

a) Problematizar a abordagem sociológica do quotidiano através da observação e análise da vida quotidiana.
b) Conhecer e compreender os conceitos e as perspectivas teóricas de uma abordagem do quotidiano ressaltando para a análise sociológica dos processos de interação social proposta pelo interacionismo, pela fenomenologia e etnometodologia.
c) Analisar e compreender as práticas e os processos sociais da vida quotidiana a partir de objectos de estudo específicos, operacionalizando, deste modo, os quadros teóricos e as abordagens metodológicas apresentadas no âmbito da unidade curricular.
e) Explorar e problematizar a relação entre as dinâmicas do quotidiano e os princípios de ordenação social relativos a uma das cinco áreas temáticas apresentadas: quotidianos em contextos à margem; quotidianos relacionais, afetivos e virtuais; retratos e identidades no quotidiano; consumo no quotidiano e o quotidiano no espaço público ou na cidade.

Caracterização geral

Código

01100156

Créditos

6.0

Professor responsável

Ana Paula Bexiga Martins Arguelles Gil

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Baert, P. e Carreira da Silva, F. (2014). Teoria Social Contemporânea, Lisboa: Mundos Sociais.
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Bertaux, D. (2020). As Narrativas de Vida. Lisboa: Editora Mundos Sociais.
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Certeau, M. (1998 [1980, 1ª ed.]). A invenção do quotidiano. Artes de fazer, vol. I. Petropolis: Editora Vozes.
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Kaufmann, J.C (2004). A invenção de si – Uma teoria da identidade. Lisboa: Instituto Piaget.
Jacobsen, M.H., Ed. (2019) Emotions, everyday life and sociology. London: Routledge.
Lalanda, P. (1998). “Sobre a metodologia qualitativa na pesquisa sociológica”. In Análise Social, vol. XXXIII (148), 1998 (4.º), 871-883.
Lyman, S.M.; Scott, M.B. (1989, 2nd Edition). A Sociology of the absurd. New York: General Hall, Inc..
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Simmel, G. (2005 [1ª ed.1903]). As grandes cidades e a vida do espírito. MANA 11(2):577-591.

Método de ensino

A metodologia de ensino privilegia a exposição sistematizada e simultaneamente, interpretativa dos conteúdos da unidade curricular através da discussão das questões atuais em torno de objetos da vida quotidiana. A estruturação das aulas é composta por aulas teóricas, onde é feita a exposição dos quadros teóricos - conceptuais e das abordagens metodológicas. As aulas  teóricas são ilustradas com base em exemplos práticos, onde os alunos podem visualizar a operacionalização dos quadros teóricos - conceptuais permitindo  que os alunos adquiram as competências necessárias para os despertar para as questões da sociologia da vida quotidiana. A metodologia de ensino é centrada no aluno, que ao longo do semestre vai aprendendo e aplicando os conceitos adquiridos, com o seu trabalho autónomo e/ou em grupo, com os fundamentos e aplicação das principais estratégias e técnicas de investigação empírica. Serão feitos trabalhos individuais e de discussão em grupo nas aulas práticas. Desta forma, é dada particular importância à avaliação contínua que permite que o aluno possa, ao longo do semestre, demonstrar faseadamente as competências adquiridas com o seu trabalho e ao mesmo tempo, articular os quadros teórico-conceptuais com as metodologias de investigação em sociologia da vida quotidiana.

Método de avaliação

A avaliação da disciplina desdobra-se em três componentes:


a)      2 exercícios individuais em sala de aula (30%)


b)      2 exercícios de grupo em sala de aula (20%)


c)      Trabalho de grupo (50%) – Este trabalho contemplará um enquadramento teórico-metodológico e a recolha de alguns dados empíricos.


Num primeiro momento, os grupos selecionam um artigo publicado em revistas científicas de Sociologia, previamente selecionado pelas docentes, que constituem exemplos de investigação empírica de objetos da vida quotidiana. No total serão disponibilizados 20 textos sobre temas sobre interações quotidianas (ver ponto 3.), que todos os anos variam. Estes artigos mobilizam abordagens teóricas e conceptuais lecionadas nas aulas teóricas que suportam a análise empírica de temas e problemas da sociologia da vida quotidiana. Num segundo momento, os grupos selecionam o tema sobre o qual realizam um trabalho original, integrando uma componente teórica e empírica.


A avaliação incidirá sobre o texto escrito do trabalho (entre 15 e 20 páginas) e sobre a respetiva apresentação/discussão a realizar no período das aulas (15 minutos de apresentação + 15 minutos de debate).

Conteúdo

1. ABORDAGEM SOCIOLÓGICA DO QUOTIDIANO
• De que falamos quando falamos de quotidiano?
• A Sociologia da Vida Quotidiana como modo de olhar a realidade
• Temporalidades e espacialidades: coordenadas do quotidiano
• Cenários, episódios e situações do quotidiano
• Métodos na abordagem da vida quotidiana



2. PARADIGMAS SOCIOLÓGICOS NA ANÁLISE DA VIDA QUOTIDIANA
• Da noção de Eu à concepção de sociedade
o G. Mead: Espírito, pessoa e sociedade
o H. Blumer: A posição metodológica do Interaccionismo simbólico
• O senso comum nos paradigmas interpretativos: fenomenologia, etnometodologia e a sociologia da experiência
• Ritualização e teatralização: o modelo dramatúrgico de E. Goffman
o A representação, o actor e o papel
o Estigma e identidade social
o A vida íntima de uma instituição pública
• A criação de símbolos e construção de identidades: Jean -Claude Kaufmann
• A construção social da cidade:
o Representações mentais, aos modos de percepção / apropriação e à experiência vivida dos sujeitos: G. Simmel
o Os territórios do Self de Goofman
o Tácticas e Estratégias do quotidiano: o trabalho de Michel de Certeau
o Emoções e performance na apresentação do Eu: Scott e Jacobsen


3. INTERAÇÕES QUOTIDIANAS
• Contextos à margem;
• Construção social do espaço
• Quotidianos relacionais, afetivos e virtuais;
• Retratos e identidades no quotidiano;
• Quotidianos fechados: trabalho, controlo e resistência
• Quotidiano no espaço público e/ ou na cidade
• Emoções e performance na apresentação do Eu.


 

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: