Sociologia Geral: Fundamentos
Objetivos
Pretende-se que os estudantes adquiram:
1) O gosto pela sociologia e as disposições necessárias à reflexão sociológica;
2) Capacidade de desmontagem crítica das pré-noções do "senso comum" que se apresentam como obstáculos ao conhecimento sociológico;
3) Conhecimento e compreensão dos pressupostos centrais da sociologia como ciência dos fenómenos sociais;
4) Conhecimento e compreensão de algumas das perspetivas centrais da teoria sociológica;
5) Conhecimento e compreensão de alguns conceitos base da sociologia;
6) Capacidade de articulação teórica entre os referidos conceitos;
7) Capacidade de aplicação dessas perspetivas e conceitos à análise de temas sociológicos relevantes e ao estudo de situações empíricas concretas;
8) Capacidade de aplicação dos conhecimentos adquiridos no quadro da sociologia geral em sociologias especializadas.
Caracterização geral
Código
711081050
Créditos
6.0
Professor responsável
Luís Miguel da Silva de Almeida Chaves
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
Berger, Peter. 1986. Perspetivas Sociológicas. Uma Visão Humanística. Vozes: Petrópolis.
Berger, Peter, e Luckmann, Thomas. 2004. A Construção Social da Realidade. Tratado de Sociologia do Conhecimento. Lisboa: Dinalivro.
Dahrendorf, Ralf. 1969. Homo Sociologicus. Ensaio Sobre a História, o Significado e a Crítica da Categoria de Papel Social. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro.
Giddens, Anthony. 2008. Sociologia. Lisboa: F.C. Gulbenkian.
Nunes, Adérito Sedas. 1979. Sobre o Problema do Conhecimento nas Ciências Sociais. Lisboa: GIS.
Nunes, Adérito Sedas. 1980. Questões Preliminares Sobre as Ciências Sociais. Lisboa: Presença.
Turner, Jonathan. H. 1994. Sociology: Concepts and Uses. Nova Iorque: McGraw-Hill.
Método de ensino
MÉTODO DE ENSINO:
O trabalho é desenvolvido através de aulas teóricas (60%), apoiadas por exercícios a realizar em sala de aula e abertas à participação e intervenção crítica dos estudantes; e de aulas práticas (40%), sobretudo assentes na discussão e debate de temas ou textos específicos.
Método de avaliação
MÉTODO DE AVALIAÇÃO:
Esta UC conta com avaliações realizadas individualmente e em grupo. As classificações atribuídas aos grupos de trabalho revertem para a avaliação individual e são iguais para todos os membros do grupo. A avaliação individual consiste num teste escrito (50%). A avaliação dos grupos resulta da discussão de três textos em aula (30%) e de um trabalho escrito sobre um desses textos (20%).
Conteúdo
1. Um convite à Sociologia
1.1. O que é a Sociologia? Definição de Sociologia. Sociologia e ciências sociais. Sociologia geral e especializada
1.2. Porque se faz Sociologia e quais os seus usos
1.3. O fazer sociologia. A rutura com o “senso comum”. A importância da teoria e do método. Pressupostos transversais de uma ciência pluriparadigmática
2. O mundo social como realidade estruturada em permanente construção.
2.1. Construção do mundo social a partir das práticas dos atores sociais.
2.2. Institucionalização e desenvolvimento das instituições.
2.3. Valores, normas, papéis sociais e sanções.
2.4. Legitimação das instituições.
2.5. Conservação e reprodução das instituições e da ordem institucional
2.6. Quadros e processos de socialização.
3. Incursão por três perspetivas centrais e basilares da teoria sociológica: funcionalismo; perspetivas do conflito e interacionismo simbólico.
3.1. Apresentação, confronto e articulação das perspetivas.
3.2. As diferentes perspetivas na análise de temas sociológicos.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: