Teorias Sociológicas: os Fundadores

Objetivos

1. Conhecimento e compreensão dos principais autores e tendências teóricas da sociologia clássica;
2. Capacidade de identificar essas perspectivas teóricas em proposições teóricas substantivas;
3. Compreensão do contributo das teorias sociológicas clássicas para os debates da Sociologia contemporânea;
4. Capacidade de comunicar os fundamentos desses autores e tendências sociológicas de modo rigoroso e significativo.

Caracterização geral

Código

711081052

Créditos

6.0

Professor responsável

Helena Maria Rocha Serra

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Bottomore, T. (1978). “Marxismo e sociologia”. In Bottomore, T. & Nisbet, R. História da análise sociológica. Rio de Janeiro: Zahar, pp. 166-204.
Connell, R.W. (1997). “Why is classical theory classical?”. Am. Jour. of Soc. 102, pp. 1511-1557.
Durkheim, É. (1995). As Regras do método sociológico. Lisboa: Editorial Presença.
Marx, K. & Engels, F. (1995). “A ideologia alemã”. In Cruz, M.B. (org) Teorias sociológicas: Os fundadores e os clássicos. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, pp. 11-60.
Shils, E. (1980). “Tradition, ecology, and institution in the history of sociology”. In The calling of sociology and other essays on the pursuit of learning. Chicago: University of Chigago Press, pp. 165-257.
Simmel, G. (2004). Fidelidade e gratidão e outros textos. Lisboa: Relógio d’Água.
Turner, B.S. (1999). “The central themes of sociology: an introduction”. In Classical sociology. London: Sage, pp. 3-29.
Weber, Max (1995). Conceitos fundamentais de sociologia. Lisboa: Presença.

Método de ensino

Sessões téorico-práticas realizadas a partir dos materiais de apoio; análise e discussão dos textos teóricos; trabalho de pesquisa. A avaliação consistirá em:
- uma prova escrita realizada em sala de aula (60%);
- recensão crítica de um dos textos indicados pela equipa docente – o documento entregue terá de ter entre 8 e 10 páginas de texto (40%).
Ensino presencial.

Método de avaliação

Sessões téorico-práticas realizadas a partir dos materiais de apoio; análise e discussão dos textos teóricos; trabalho de pesquisa. A avaliação é composta pelas seguintes formas e respectivas ponderações: 


a) Assiduidade, participação nas aulas práticas e realização de exercícios em grupo (quatro elementos): 30%. 


b) Prova escrita individual, sem consulta, sobre a totalidade da matéria: 70%

Conteúdo

1. A CONSTRUÇÃO DA SOCIOLOGIA


Paradigmas e Temas Fundadores do Conhecimento


O Positivismo Sociológico de Comte; O organicismo evolucionista de Herbert Spencer; 


A Democracia em Tocqueville.


 


2. ÉMILE DURKHEIM 


Sociedades e Facto Social


As Origens da Consciência Colectiva


Da Divisão Social do Trabalho


Egoísmo e Anomia


 


3. KARL MARX E FRIEDRICH ENGELS 


Raízes do Pensamento de Marx


Alienação e Materialismo Histórico e Dialéctico


Teoria Marxista: Ideologia e Classes Sociais


Uma Economia Política do Capitalismo


Teoria Marxista: Leitura Critica


 


4. MAX WEBER 


Da relação entra a Economia e a Sociologia


Sociologia Compreensiva


Acção Social, Dominação e Legitimidade


A Burocracia


A Ética Protestante e o Espírito do capitalismo


 


5. GEORG SIMMEL 


Sociologia Formal


Filosofia do Dinheiro


Vida nas Metrópoles


O Estrangeiro


 


6. A (DES)CONSTRUÇÃO DA SOCIOLOGIA


Os fundadores, hoje: Quem, Porquê e Como? 


Institucionalização e Autonomização Académica da Sociologia 


As políticas da invisibilização

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: