Teoria e Metodologia das Ciências Sociais
Objetivos
1. Conhecimento e compreensão dos fundamentos da investigação científica; 2. Compreensão das relações entre a argumentação teórica e a informação empírica; 3. Compreensão elementar das diferenças e complementaridades entre as principais estratégias de investigação sociológica (compreensiva/explicativa; indutiva/dedutiva; extensiva/intensiva; qualitativa/quantitativa; fundamental/aplicada e participativa); 4. Conhecimento e compreensão dos fundamentos das teorias da operacionalização e da mensuração; 5. Capacidade de problematizar situações sociais concretas usando conceitos sociológicos elementares, em aprendizagem em outras disciplinas; 6. Compreensão e capacidade de aplicação elementar da estrutura de um plano de investigação; 7. Compreensão da operacionalização de problemas e hipóteses sociológicas elementares em planos de investigação simples; 8. Capacidade de comunicar os procedimentos da investigação de modo rigoroso e significativo.
Caracterização geral
Código
711081055
Créditos
6.0
Professor responsável
José Alberto de Vasconcelos Simões
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
Boudon, Raymond. [s.d.]. Os Métodos em Sociologia. Lisboa: Edições Rolim.
Durkheim, Émile. 2001 [1895]. As Regras do Método Sociológico. Lisboa: Presença.
Gilbert, Nigel, org. 2008. Researching Social Life. Londres: Sage.
Popper, Karl. 1989. Para um Mundo Melhor. Lisboa: Fragmentos.
Quivy, Raymond, e Luc Van Campenhoudt. 2016. Manual de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva
Silva, Augusto Santos, e José Madureira Pinto, org. 1990. Metodologia das Ciências Sociais. Porto: Edições Afrontamento.
Weber, Max. 1997 [1922]. Conceitos Sociológicos Fundamentais. Lisboa: Edições 70.
Método de ensino
Aulas teóricas (50%): sessões de exposição dos conteúdos programáticos da unidade curricular.
Aulas práticas (50%): trabalho acompanhado sobre bibliografia e outros materiais de apoio; exercícios e testes para avaliação sumativa.
Método de avaliação
Método de avaliação:
- Dois testes escritos presenciais, sem consulta (60%);
- Exercícios escritos individuais nas aulas práticas, com consulta, para avaliação sumativa (40%).
Conteúdo
1. “Considerar os factos sociais como coisas”?: o conhecimento científico sobre o social
1.1. Ruptura, problematização e construção do conhecimento
1.2. Dúvida metódica: refutabilidade, demonstração e verificação
1.3. Objetivação: método e crítica intersubjetiva
1.4. As metas do conhecimento: explicação e compreensão
1.5. Problemas, teorias e hipóteses
2. Estratégias e orientações de investigação
2.1. Indutiva e dedutiva
2.2. Intensiva e extensiva
2.3. Qualitativa, quantitativa, e de métodos mistos
2.4. Compreensiva e explicativa
2.5. Fundamental e aplicada
3. Teoria, método e investigação
3.1. Relações entre a construção teórica e a construção empírica
3.1.1. Operacionalização e conceptualização: a construção de conceitos e variáveis
3.1.2. O planeamento da investigação como operacionalização
3.2. Fases típicas de investigação e seu planeamento
3.2.1. Investigação bibliográfica
3.2.2. Investigação exploratória e seu aprofundamento
3.2.3. Investigação para teste de hipóteses
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: