Teoria e Metodologia das Ciências Sociais

Objetivos

1. Conhecimento e compreensão dos fundamentos da investigação científica; 2. Compreensão das relações entre a argumentação teórica e a informação empírica; 3. Compreensão elementar das diferenças e complementaridades entre as principais estratégias de investigação sociológica (compreensiva/explicativa; indutiva/dedutiva; extensiva/intensiva; qualitativa/quantitativa; fundamental/aplicada e participativa); 4. Conhecimento e compreensão dos fundamentos das teorias da operacionalização e da mensuração; 5. Capacidade de problematizar situações sociais concretas usando conceitos sociológicos elementares, em aprendizagem em outras disciplinas; 6. Compreensão e capacidade de aplicação elementar da estrutura de um plano de investigação; 7. Compreensão da operacionalização de problemas e hipóteses sociológicas elementares em planos de investigação simples; 8. Capacidade de comunicar os procedimentos da investigação de modo rigoroso e significativo.

Caracterização geral

Código

711081055

Créditos

6.0

Professor responsável

José Alberto de Vasconcelos Simões

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Boudon, Raymond. [s.d.]. Os Métodos em Sociologia. Lisboa: Edições Rolim.


Durkheim, Émile. 2001 [1895]. As Regras do Método Sociológico. Lisboa: Presença.


Gilbert, Nigel, org. 2008. Researching Social Life. Londres: Sage.


Popper, Karl. 1989. Para um Mundo Melhor. Lisboa: Fragmentos.


Quivy, Raymond, e Luc Van Campenhoudt. 2016. Manual de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa: Gradiva


Silva, Augusto Santos, e José Madureira Pinto, org. 1990. Metodologia das Ciências Sociais. Porto: Edições Afrontamento.


Weber, Max. 1997 [1922]. Conceitos Sociológicos Fundamentais. Lisboa: Edições 70.

Método de ensino

Aulas teóricas (50%): sessões de exposição dos conteúdos programáticos da unidade curricular.


Aulas práticas (50%): trabalho acompanhado sobre bibliografia e outros materiais de apoio; exercícios e testes para avaliação sumativa.

Método de avaliação

Método de avaliação:


- Dois testes escritos presenciais, sem consulta (60%);


- Exercícios escritos individuais nas aulas práticas, com consulta, para avaliação sumativa (40%).

Conteúdo

1. “Considerar os factos sociais como coisas”?: o conhecimento científico sobre o social


1.1. Ruptura, problematização e construção do conhecimento


1.2. Dúvida metódica: refutabilidade, demonstração e verificação


1.3. Objetivação: método e crítica intersubjetiva


1.4. As metas do conhecimento: explicação e compreensão


1.5. Problemas, teorias e hipóteses


 


2. Estratégias e orientações de investigação


2.1. Indutiva e dedutiva


2.2. Intensiva e extensiva


2.3. Qualitativa, quantitativa, e de métodos mistos


2.4. Compreensiva e explicativa


2.5. Fundamental e aplicada


 


3. Teoria, método e investigação


3.1. Relações entre a construção teórica e a construção empírica


3.1.1. Operacionalização e conceptualização: a construção de conceitos e variáveis


3.1.2. O planeamento da investigação como operacionalização


3.2. Fases típicas de investigação e seu planeamento


3.2.1. Investigação bibliográfica


3.2.2. Investigação exploratória e seu aprofundamento


3.2.3. Investigação para teste de hipóteses

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: