História das Relações Internacionais
Objetivos
a) Fornecer aos alunos as competências necessárias para compreender as análises sobre o mundo ao longo da História, bem como a criação da disciplina das Relações Internacionais no século XX;
b) Compreender o contexto e a importância da Primeira Guerra Mundial na necessidade do estudo cientifico e sistemático do mundo e a formação da disciplina das Relações Internacionais;
c) Estudar o impacto da Segunda Guerra Mundial e da Guerra Fria na consolidação das Relações Internacionais;
d) Problematizar o fim da Guerra Fria e o contexto de transição internacional a nível dos actores e objectos de estudo das RI;
e) Discutir criticamente o centenário da disciplina, nomeadamente, a necessidade de abranger as fontes de conhecimento não-ocidentais e a inclusão de novos actores.
Caracterização geral
Código
722071085
Créditos
10.0
Professor responsável
Ana Raquel Coutinho Rosa Vaz Pinto
Horas
Semanais - 3
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
BEST, Antony Best, HANHIMAKI, Jussi, MAIOLO, Joseph and SCHULZE, Kirsten (2014), International History of the Twentieth Century and Beyond, London:Routledge.
BAYLIS, John, SMITH, Steve Smith and OWENS Patricia (eds) (2020), The Globalization of World Politics: An Introduction to International Relations, Oxford:OUP.
ACHARYA, Amitav and BUZAN, Barry (2019), The Making of Global International Relations, Origins and Evolution of IR at its Centenary, Cambridge:CUP.
SHAMBAUGH, David, YAHUDA, Michael (2014), International Relations of Asia, New York:Rowman & Littlefield Publishers, Inc.
GASPAR, Carlos, O Regresso da Anarquia (2019), Lisboa: Alêtheia.
BROWN, Chris and AINLEY, kirsten (2009), Understanding International Relations, London:Palgrave (4th Ed.).
KERSHAW, Ian (2016), To Hell and Back, Europe 1914-1949, London:Penguin
MACMILLAN, Margaret (2010), The Uses and Abuses of History, London:Profile Books
WATSON, Adam (2009), The Evolution of International Society, London/New York:Routledge.
Método de ensino
Ensino teórico-prático com exposição interactiva de matéria pelo professor e com base em bibliografia previamente seleccionada. Para além da discussão resultante da bibliografia específica de cada sessão, todos os alunos farão uma apresentação oral nas aulas.
A avaliação consiste num exame escrito que incidirá sobre a Parte I e II do programa e num ensaio individual (7500 palavras incluindo notas e excluindo bibliografia, escritos em português ou inglês) sobre as partes III, III e V do programa, carecendo o seu tema especifico de aprovação prévia pela docente.
A discussão dos textos de cada sessão e a participação nas aulas serão também avaliadas.
Método de avaliação
Métodos de Avaliação - Ensaio(50%), Exame escrito(30%), Participação e Apresentação(20%)
Conteúdo
I. A evolução do «Internacional» até 1914
II. A Grande Guerra e a criação da disciplina das RI
III. A Segunda Guerra Mundial, a Guerra Fria e a consolidação das Relações Internacionais
IV. O Pós-Guerra Fria e o Mundo
V. 100 anos das RI: uma reflexão crítica
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: