Metodologias de Investigação em História da Arte

Objetivos

Ampliar os conhecimentos sobre a diversidade de metodologias de investigação em História da arte e realizar exercícios de aplicação; utilizar as fontes primárias e as bibliografias com sentido crítico e capacidade de avaliação; contactar com investigadores doutorados ou doutorandos e compreender as metodologias utilizadas; considerar que os conhecimentos teóricos são fundamentais para as opções metodológicas mais complexas, Exercitar a escrita académica; considerar a exposição como campo privilegiado de investigação em História da Arte.

Caracterização geral

Código

73206100

Créditos

10.0

Professor responsável

Ana Margarida Duarte Brito Alves

Horas

Semanais - 2

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

BADIOU, A., Le Siècle. Paris: Seuil, 2005


BELTING, H., BUDDENSIEG, A., WEIBEL, P. (org.). The Global Contemporary and the Rise of the New Art Worlds. Cambridge: MIT Press, 2013


DANTO, A., Narration and Knowledge. NY: Columbia Press, 1985


DIDI-HUBERMAN, G., Devant le Temps: Histoire de l'Art et Anachronisme des Images. Paris: Minuit, 2000


FERNIE, E., Art History and its Methods. A Critical Anthology. London: Phaidon, 1995


 ROGOFF, I., Terra Infirma: Geography´s Visual Culture. London: 2000


 SOULET, F., L'Histoire Immédiate: Historiographie, sources et méthodes. Paris: Armand Colin, 1994

Método de ensino

As sessões comportam uma vertente expositiva importante, com a intervenção dos docentes responsáveis da unidade curricular assim como de docentes doutorados e especialistas convidados com base no interesse da sua actividade de investigação. As apresentações são seguidas de debates sobre as questões tratadas ou suscitadas pelas investigações dos estudantes. Além da bibliografia geral da unidade curricular, cada interveniente fornece aos estudantes uma bibliografia específica, focada no tema da sua apresentação.

Método de avaliação

 


Método de avaliação


 


Realização de 1 ensaio (com 12 páginas) sobre uma das problemáticas desenvolvidas ao longo das sessões: - 75.0%


Participação no seminário: - 25.0%


 


 


 


 


 


 


 

Conteúdo

1. O carácter e objectivos principais da investigação em História da Arte
2. Definição do que deve ser uma tese e o modo como os elementos recolhidos na investigação devem ser articulados
3. Questões éticas envolvidas na investigação avançada
4. Perspectivas historiográficas na sua articulação com a investigação actual em História da Arte
5. O papel da teoria na investigação em História da Arte
6. Planificação e etapas de trabalho
7. Os problemas colocados na pesquisa documental
8. Apresentação e análise de casos pelos docentes das várias áreas do Dep. de História da Arte


 


 


SESSÕES 2023-2024


 


14 de Setembro


AULA 1


Apresentação do programa e dos critérios de avaliação


*


21 de Setembro


AULA 2 


Por motivos de saúde da docente, esta sessão não foi lecionada na data prevista.


A mesma, que será da responsabilidade da Prof. Basia Sliwinska, será em breve reagendada.


*


28 de Setembro


AULA 3 


Sabina de Cavi


Why connoisseurship today? Appreciating and using outdated and untrendy methodologies for new paths.


 * 


12 de Outubro


AULA 4 


Alexandra Curvelo 


Cultura Material e  Questões de Transnacionalidade Artística


*


 19 de Outubro 


AULA 5


Alicia Miguelez


Análise da gestualidade na cultura visual de época medieval (séculos XI-XII). 


 *


26 de Outubro 


AULA 6


Margarida Brito Alves


Metodologias de Investigação: A História da Arte enquanto prática de investigação e construção “situada”. 


*


2 de Novembro 


AULA 7


Nuno Senos


História da Arte e métodos quantitativos


* 


9 de Novembro


AULA 8


Susana Martins


Projecto Curiositas - História da Arte, Humanidades Digitais e Experimental Media Archaeology.


*


16 de Novembro


AULA 9 


Eugenia Bogdanova-Kummer 


Word and Image in Abstract Art: The Curious Case of Japanese Caligraphy


*


23 de Novembro:


AULA 10


Luis Rivero Moreno


Mapear o Invisível: Arqueologias da Arte nos Novos Media em Portugal


*


30 de Novembro


AULA 11


Carla Fernandes


Identificação dos artistas na Idade Média: uma questão metodológica fundamental para o estudo das obras?


*


7 de Dezembro


Ana Balona de Oliveira 


Histórias de Arte, Teorias Pós-Coloniais e Feminismos Decoloniais


*


11 de Dezembro 



Sessão Tutorial