Sistemas de Poderes na Idade Média

Objetivos

a) Familiarizar-se com a problemática subjacente ao estudo dos “Sistemas de Poder” para o entendimento da realidade dos séculos XII a XIV;
b) Aprofundar e definir conceitos operativos no mundo das relações de poder;
c) Explicar a problemática de teorizações sociais da época e fora dela;
d) Analisar criticamente como elas contribuíram para a estruturação e para o nosso entendimento das relações de poder, real e simbólico, que na época se estabelecem;
e) Explicar os conceitos em torno da construção de Identidades com base na construção de comunidades sociais específicas.;
f) Relacionar criticamente os elementos caracterizadores das Instituições tradicionais de poder na idade Média: Papado, Império, Reinos e Cidades.;
g) Reconhecer a existência de outros poderes, nesta constelação, alternativos;
h) Elaborar pequenos ensaios críticos sobre as temáticas em análise

Caracterização geral

Código

722051167

Créditos

10.0

Professor responsável

Maria João Violante Branco

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

BAILEY, F. G., Stratagems and Spoils : a social anthropology of politics, Boulder, Colorado, Oxford, 2001
BOURDIEU, P., O Poder Simbólico,(trad. Fernando Tomaz ; rev. Fernando Portugal), 2ªed, Lisboa, 1989
BOUTET, D., VERGER, Penser le Pouvoir au Moyen Age, Paris, 2000
CAROZZI, Claude, TAVIANI-CAROZZI, Huguette, Le Pouvoir au Moyen Age, Paris, 2005
GEERTZ, C., Centers, Kings, and Charisma: reflections on the Symbolics of Power, New York, 1983
FOUCAULT,M. Essential Works of Foucault, vol. III- Power (ed. FAUBION, James),London, Penguin Books, 2001
ZELDITCH, "Theories of Legitimacy" in Status, Power and Legitimacy, Strategies and Theories, (ed. L. BERGER & M. ZELDITCH Jr. ) Brunswick/ N. York/ London, 1998, pp. 33-53

Método de ensino

As sessões de Mestrado serão de formato variável, devendo em geral comporse de uma parte de exposição e outra de debate, mas podendo verificar-se outros modelos, como a leitura colectiva e debate, aulas dadas por estudantes e discussão na aula, análise de fontes e comentário de artigos. Durante todas as sessões os mestrandos serão chamados a participar de forma activa e crítica, lendo os textos fornecidos em cada sessão e participando nos debates de grupo. Haverá duas sessões destinadas à exposição e debate por parte dos estudantes.

Método de avaliação

Métodos de avaliação - Assiduidade e Participação(20%), Exposição oral com recurso a power point(30%), Trabalho final de 15 pp., a defender numa sessão oral e apresentar como trabalho escrito(50%)

Conteúdo

1. Teoria do Poder
1.1.Poder e Poderes: abordagens da sociologia, antropologia, ciência política, história, filosofia.
1.2.Teoria social do poder: da Filosofia à Sociologia
1.3.Potestas, Auctoritas, Legitimitas: da palavra à teoria. Da teoria à prática ou da prática à teoria?
1.4.Estratégias de Legitimação: da teoria do consenso à teoria do conflito. Os regimes políticos e sua legitimação, da Antiguidade à Idade Média Tardia.
1.5.Teoria Política na Idade Média: sobrevoo.

2. Poderes na Idade Média: dos Homens às Instituições
2.1.Os Homens em Comunidade.
2.1.1. A Questão das Ordens: como colocá-la?
2.1.2. A Questão Feudal: porque ainda se coloca?
2.1.3. Comunidades – Identidades: como equacionar a questão?

2.2. Grupos Sociais e Poder
2.2.1.Clero
2.2.2. Nobreza
2.2.3.“Povo”?

2.3. O Poder Institucionalizado
2.3.1.O Império e os Reinos
2.3.2. O Papado
2.3.3. As Cidades

3. Poderes Alternativos: a Mulher, as Minorias Étnico-Religiosas, a Palavra, a Memória.