A Sociedade em Portugal (séc. XV-XVIII)
Objetivos
No final da frequência da unidade com aproveitamento, devem os estudantes:
a) ser capazes de utilizar um conjunto de conceitos que permitem analisar a sociedade portuguesa entre os séculos XV-XVIII;
b) conhecer e apreciar de forma crítica as principais teses e contributos historiográficos sobre o desenvolvimento da sociedade portuguesa ;
b) ser capazes de identificar as principais linhas de diferenciação e estruturação da sociedade, os grandes princípios e formas de classificação e distinção social e as representações contemporâneas acerca da sociedade;
c) ser capazes de identificar as características comuns e particularidades da sociedade portuguesa no contexto das sociedades europeias do tempo;
d) conhecer os processos de formação e reprodução dos principais grupos sociais;
e) reconhecer as permanências e as tendências e agentes de mudança social e os respetivos ritmos e conjunturas;
f) conhecer as principais fontes da história social portuguesa da época moderna no seu contexto.
Caracterização geral
Código
722051267
Créditos
10.0
Professor responsável
Jorge Miguel de Melo Viana Pedreira
Horas
Semanais - 3
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
História de Portugal, dir. José Mattoso, Lisboa: Círculo de Leitores, 1993, vol. III, No Alvorecer da Modernidade, coord. Joaquim Romero Magalhães e vol. IV, O Antigo Regime, coord. António Manuel Hespanha.
Ramos (Rui), Sousa (Bernardo Vasconcelos) e Monteiro (Nuno G.), História de Portugal, Lisboa: Esfera dos Livros, 2009.
História Económica de Portugal 1700-2000, org. Pedro Lains e Álvaro Ferreira da Silva, Vol. I - O século XVIII, Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais, 2005
Godinho (Vitorino Magalhães), Estrutura da Antiga Sociedade Portuguesa, 3ª ed., Lisboa: Arcádia, 1977
Optima Pars – Elites Ibero-Americanas do Antigo Regime, ed. Nuno G. Monteiro, Pedro Cardim, Mafalda Soares da Cunha, Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais, 2005
Método de ensino
Os conceitos utilizados na abordagem dos conteúdos programáticos são consistentes com o objectivo de dotar os estudantes de intrumentos analíticos fundamentais para a compreensão da estrutura da sociedade portuguesa, no contexto das sociedades europeias, a partir de uma apreciação crítica dos contributos historiográficos e da identificação das fontes que estes usam.
A seleção dos conteúdos foi determinada pelos próprios objetivos de aprendizagem. Após uma introdução teórico-conceptual, o programa incidirá numa abordagem estrutural, dos constrangimentos ecológicos e demográficos à construção da ordem social e sua incorporação. Depois, estudar-se-ão os processos de formação e reprodução dos principais grupos sociais, rurais e urbanos, elites e classes populares. Finalmente, chamar-se-á a atenção para a alternativa entre permanência e mudança e para as dinâmicas sociais e agentes de mudança. Cumprindo assim, no que aos conteúdos programáticos diz respeito, os objetivos de aprendizagem.
Método de avaliação
Métodos de avaliação - Apresentação em sessão de trabalho de um texto ou de um conjunto de textos ou organização e orientação da discussão de uma das sessões(25%), Participação e animação das discussões e debates(15%), Realização de um ensaio de síntese final individual(60%)
Conteúdo
Teoria e Conceitos.
População e povoamento.
Estrutura da Antiga Sociedade Portuguesa. Sistemas e critérios de classificação social. Estrutura social e discriminação étnica. As divisões da sociedade e as respectivas fronteiras. A mobilidade social.
As elites o centro e a periferia. A nobreza e as nobrezas. Graus e espécies de nobreza. Nascimento e serviço. As armas e as letras. A aristocracia e a primeira nobreza de corte. O modo de vida aristocrático. A nobreza de província. As elites locais: gente nobre da governança das terras. A Igreja e o clero. O exército. A burocracia régia: magistrados e oficiais. Mercadores e homens de negócio
Sociedades e comunidades rurais. O senhorio e os senhorios. Lavradores, camponeses e jornaleiros.
As sociedades urbanas. Artífices e lojistas. O povo das cidades.
Reformismos e mudança social.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: