Questões de Ética
Objetivos
1.Elevado nível de compreensão do sentido e especificidade da Ética,da sua articulação com as restantes disciplinas filosóficas e as disciplinas científicas
2.Elevado nível de conhecimento da multiplicidade de abordagens desenvolvidas na tentativa de dar resposta aos problemas da Ética
3.Elevado nível de conhecimento dos conceitos relevantes no âmbito disciplinar da Ética
4.Elevada capacidade de analisar,comprar,criticar e usar esses conceitos,bem como de interpretar e discutir de forma autónoma concepções ou teses no âmbito disciplinar da Ética
5.Conhecimento aprofundado de textos fundamentais no âmbito da Ética,com domínio da tradição interpretativa,do estado atual da investigação e do universo da bibliografia pertinente
6.Realização de trabalho supervisionado de investigação no âmbito da Ética,que documente desenvolvimentos originais e corresponda a padrões de qualidade científica
7.Aquisição de competências para a realização autónoma de investigação no âmbito disciplinar da Ética
Caracterização geral
Código
722031043
Créditos
10.0
Professor responsável
Mário Jorge Pereira de Almeida Carvalho
Horas
Semanais - 3
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
N/A
Bibliografia
W. H. THOMPSON (ed.), The Gorgias of Plato. George Bell & Sons, 1905
E. R. DODDS (ed.), Plato Gorgias. A Revised Text with Introduction and Commentary. Clarendon Press, 1959, reed. 2002
G. REALE (ed.), Platone Gorgia. La scuola, 1966, 2001
T. IRWIN (ed.) Plato Gorgias. Oxford University Press, 1979, Clarendon Press, 2004
J. DALFEN (ed.), Platon Gorgias. Vandenhoeck & Ruprecht, 2004
C. W. J. CRON/J. DEUSCHLE (ed.), Platons-Gorgias. Teubner,1859, 1876
R. SERRANO CANTARÍN/M. D. C. DÍEZ (ed.), Platón Gorgias. Consejo Superior de Investigaciones Científicas, 2000
A. CROISET (ed.), Platon Oeuvres complètes 3.2 Gorgias Ménon. Paris. Belles Lettres, 1923, 1968
G. STALLBAUM (ed.), Platonis opera omnia II.1 continens Gorgiam. Hennings, 1861
R. B. HIRSCHG (ed.), Platonis Gorgias syllogismo Socratico, Kemink, 1873
W. C. GREEN (ed.), Scholia Platonica. Societas Philologica Americana, 1938
M. CARBONARA NADDEI (ed.), Gli scoli greci al Gorgia di Platone. Pàtron, 1976
Método de ensino
Unidade curricular de carácter teórico-prático.
Regime de Seminário.
Leitura, interpretação e comentário dos textos filosóficos pertinentes. Análise e discussão de questões de interpretação, bem como de teses e problemas em causa nos textos estudados.
As metodologias de ensino combinam a) uma análise exaustiva dos textos em causa (das suas diferentes partes, da respectiva conexão, da ligação com outros textos), b) a análise teórica de problemas filosóficos e c) a discussão de teses alternativas, objecções, contra-exemplos, etc.
Método de avaliação
Avaliação: Avaliação individual. Elaboração de um trabalho escrito de investigação, sobre tema combinado com o Docente, e discussão desse trabalho (3/4). Participação nas sessões do seminário – intervenções orais (1/4)
Conteúdo
O Górgias de Platão – labirinto e fio(s)
Embora à primeira vista pareça versar questões sobre a Retórica, o Górgias acaba por tratar da vida e do que está em causa nela. Esta aparente mudança de objecto tem que ver com o facto de o Górgias ter muito de um labirinto: enigmático, intrincado, cheio de caminhos sinuosos em que nos perdemos, de desenvolvimentos que não parecem levar a lado nenhum – que desconcertam e acabam por nos deixar desorientados. Mais: o labirinto em que se entra ao ler o Górgias não resulta apenas da complexa estrutura do diálogo. Vendo bem, traduz o labirinto de perspectivas sobre si mesma que constitui uma componente essencial da própria vida. Quer dizer: por um lado, esta possui uma natureza tal que sempre se compreende a si mesma; mas, por outro lado, esta componente essencial da vida tem, por sua vez, a estrutura de um labirinto (de um lugar confuso, onde se vagueia). É disto que se trata no Górgias – e também da possibilidade de haver fios para esse labirinto.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: