Questões de Filosofia do Conhecimento
Objetivos
Refletir e aprofundar a compreensão dos problemas da filosofia do conhecimento.
Adquirir informação sobre as principais orientações de algumas das teorias da epistemologia contemporânea.
Confrontar a problemática atual com os tópicos tradicionais da filosofia do conhecimento.
Equacionar e formular uma resposta refletida e coerente à questão filosófica sobre a natureza e possibilidade do conhecimento.
Caracterização geral
Código
722031046
Créditos
10.0
Professor responsável
Nuno Carlos da Silva Carvalho Costa Venturinha
Horas
Semanais - 3
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
N/A
Bibliografia
COLIVA, A. (2015) Extended Rationality: A Hinge Epistemology. Basingstoke: Palgrave Macmillan.
FANTL, J., McGRATH, M. (2009) Knowledge in an Uncertain World. Oxford: Oxford University Press.
GRECO, J. (2021) The Transmission of Knowledge. Cambridge: Cambridge University Press.
MOORE, G. E. (1959) Philosophical Papers. London: George Allen & Unwin.
MOYAL-SHARROCK, D. (2004) Understanding Wittgenstein's On Certainty. Basingstoke: Palgrave Macmillan.
PRITCHARD, D. (2016) Epistemic Angst: Radical Skepticism and the Groundlessness of our Believing. Princeton: Princeton University Press.
SOSA, E. (2021) Epistemic Explanations: A Theory of Telic Normativity, and What it Explains. Oxford: Oxford University Press.
WILLIAMS, M. (2018) Wittgenstein and Skepticism: Illusory Doubts. In D. E. Machuca & B. Reed (eds.) Skepticism: From Antiquity to the Present, 481-505. London: Bloomsbury.
WITTGENSTEIN, L. (1969, 1974) On Certainty (tr. D. Paul & G. E. M. Anscombe). Oxford: Basil Blackwell; (1990) Da Certeza (tr. M. E. Costa). Lisboa: Edições 70.
WRIGHT, C. (2004) Wittgensteinian Certainties. In D. McManus (ed.) Wittgenstein and Scepticism, 22-55. London: Routledge.
Método de ensino
O método de ensino adotado combina leituras e comentários de textos em seminário com a discussão de trabalhos apresentados pelos alunos.
Método de avaliação
Além de um ensaio que sumarie os temas abordados no seminário (60%), cada aluno deve escrever uma recensão de um artigo ou capítulo de livro contemporâneo, a escolher de uma lista de textos selecionados pelo docente, que será apresentada e discutida em aula (40%).
Conteúdo
O Da Certeza de Wittgenstein
O Da Certeza é unanimemente considerado como uma das mais importantes obras de Wittgenstein a par do Tractatus e das Investigações Filosóficas. Alguns comentadores foram ao ponto de defender que a habitual distinção entre "primeiro" e "segundo" Wittgenstein não tem em conta que existe um "terceiro" Wittgenstein cujas compreensões são expressas no último trabalho do autor. Após discutir a influência de Moore sobre o Da Certeza, o seminário incide sobre temas-chave explorados neste texto, tais como ceticismo, confiabilidade, contexto, crença, dobradiças, evidência, falta de fundamentação, gramática, infalibilidade, jogos de linguagem, pressuposição e regras. Serão examinadas diferentes versões da ideia de "epistemologia das dobradiças", propostas por epistemólogos como Coliva, Fantl e McGrath, Greco, Moyal-Sharrock, Pritchard, Sosa, Williams e Wright, e discutir-se-á em que medida este programa responde ao problema da justificação epistémica desafiando a dicotomia entre internismo e externismo.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: