Controvérsias na Filosofia Contemporânea
Objetivos
1. Adquirir o conhecimento básico de um conjunto de autores, temáticas e controvérsias centrais ao longo dos últimos 80 anos da tradição filosófica analítica.
2. Desenvolver a capacidade de leitura autónoma e crítica de textos centrais da Filosofia contemporânea.
3. Apurar a capacidade de identificar questões e problemas filosóficos, com uma atenção especial para a sua urgência e relevância na contemporaneidade.
4. Compreender a diversidade de perspetivas e respostas possíveis a tais questões e problemas, salientando o papel do desacordo e da controvérsia no cerne da actividade filosófica.
5. Desenvolver a capacidade de reconhecer recorrências e inovações, continuidades e rupturas, compatibilidades e conflitos, na (re-)emergência, formulação e tratamento dessas questões e problemas.
6. Desenvolver uma investigação aprofundada de um dos temas e discussões de partida, culminando na escrita e discussão em aula de um ensaio original.
Caracterização geral
Código
722031035
Créditos
10.0
Professor responsável
Nuno Carlos da Silva Carvalho Costa Venturinha
Horas
Semanais - 3
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
N/A
Bibliografia
CARNAP, R. (1931a) Überwindung der Metaphysik durch logische Analyse der Sprache. Erkenntnis 2: 219-241; (1959) The Elimination of Metaphysics Through Logical Analysis of Language (tr. A. Pap). In A. J. Ayer (ed.) Logical Positivism, 60-81. New York: The Free Press; (2017) Superação da metafísica através da análise lógica da linguagem (tr. B. Sylla). In B. Sylla (ed.) Filosofia da Linguagem: Uma Antologia, 287-309. V. N. Famalicão: Húmus.
CARNAP, R. (1931b) Die physikalische Sprache als Universalsprache der Wissenschaft. Erkenntnis 2: 432-465; (1934) Physics as a Universal Science (tr. M. Black). In The Unity of Science, 31-101. London: Kegan Paul, Trench, Trubner & Co.
CONANT, J. (2001) Two Conceptions of Die Überwindung der Metaphysik: Carnap and Early Wittgenstein. In T. McCarthy & S. C. Stidd (eds.) Wittgenstein in America, 13-61. Oxford: Clarendon Press.
HEIDEGGER, M. (1976 [1929]) Was ist Metaphysik? In Wegmarken: Gesamtausgabe, vol. 9, 103-122. Frankfurt am Main: Vittorio Klostermann; (1998) What is Metaphysics? (tr. D. F. Krell). In Pathmarks, 82-96. Cambridge: Cambridge University Press.
WITTGENSTEIN, L. (1922, 1933) Tractatus Logico-Philosophicus (tr. C. K. Ogden). London: Kegan Paul, Trench, Trubner & Co.; (1987) Tratado Lógico-Filosófico (tr. M. S. Lourenço). In Tratado Lógico-Filosófico – Investigações Filosóficas, 1-158. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Método de ensino
O método de ensino adotado combina leituras e comentários de textos em seminário com a discussão de trabalhos apresentados pelos alunos.
Método de avaliação
Além de um ensaio que sumarie os temas abordados no seminário (60%), cada aluno deve escrever uma recensão de um artigo ou capítulo de livro contemporâneo, o qual aborde algum desses temas, que será apresentada e discutida em aula (40%).
Conteúdo
A Superação da Metafísica
Este seminário tem como ponto de partida a controvérsia em torno do artigo de Carnap "Superação da Metafísica através da Análise Lógica da Linguagem". Neste artigo, Carnap apoia-se no Tractatus de Wittgenstein para defender que "as chamadas proposições da metafísica são sem sentido (sinnlos)", correspondendo a "pseudoproposições". Carnap ilustra isso com exemplos do texto de Heidegger "O que é a Metafísica?" e estende as suas críticas a outros autores, cujas obras espelham a "falta de sentido (Sinnlosigkeit) de toda a metafísica". Esta compreensão encontra-se também em "A Linguagem Fisicalista como Linguagem Universal da Ciência", que dará azo a uma controvérsia entre Carnap e Wittgenstein. Entre outras questões, Wittgenstein – que distinguira vincadamente entre Sinn, Sinnlosigkeit e Unsinn – salientará o facto de que "a [sua] crítica da metafísica também se refere à metafísica dos nossos físicos". O seminário incide sobre estas duas conceções de superação da metafísica, as quais estão nos antípodas da conceção desenvolvida pelo próprio Heidegger sob o mesmo lema, e visa analisá-las à luz da controversa interpretação proposta por Conant no início deste século.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: