Seminário de Especialidade em Filosofia do Conhecimento e Epistemologia
Objetivos
Caracterização geral
Código
73203105
Créditos
10.0
Professor responsável
Nuno Carlos da Silva Carvalho Costa Venturinha
Horas
Semanais - 2
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
N/A
Bibliografia
COHEN, S. (1987) Knowledge, Context, and Social Standards. Synthese 73: 3-26.
DeROSE, K. (2009) The Case for Contextualism: Knowledge, Skepticism, and Context. Oxford: Oxford University Press.
FELDMAN, R. (2001) Skeptical Problems, Contextualist Solutions. Philosophical Studies 103: 61-85.
HAWTHORNE, J. (2004) Knowledge and Lotteries. Oxford: Clarendon Press.
ICHIKAWA, J. J., ed. (2017) The Routledge Handbook of Epistemic Contextualism. Abingdon: Routledge.
LEWIS, D. (1996) Elusive Knowledge. Australasian Journal of Philosophy 74: 549-567.
SOSA, E. (2004) Relevant Alternatives, Contextualism Included. Philosophical Studies 119: 35-65.
STANLEY, J. (2005) Knowledge and Practical Interests. Oxford: Clarendon Press.
WILLIAMSON, T. (2005) Contextualism, Subject-Sensitive Invariantism and Knowledge of Knowledge. The Philosophical Quarterly 55: 213-235.
WRIGHT, C. (2005) Contextualism and Scepticism: Even-handedness, Factivity and Surreptitiously Raising Standards. The Philosophical Quarterly 55: 236-262.
Método de ensino
O método de ensino adotado combina leituras e comentários de textos em seminário com a discussão de trabalhos apresentados pelos alunos.
Método de avaliação
Cada aluno deve realizar um trabalho escrito (60%) que será apresentado e discutido em aula (40%).
Conteúdo
O Contextualismo Epistémico e os seus Críticos
O Contextualismo Epistémico (CE) procura explicar os predicados epistémicos na base dos mesmos fatores semânticos que justificam o nosso uso de adjetivos gradativos. A ideia é considerar frases da forma "S sabe que p" enquanto obedecendo a diferentes padrões epistémicos que são tornados salientes no contexto conversacional. Estes padrões podem ser mais ou menos epistemicamente exigentes e determinarão em cada caso aquilo que conta como "conhecimento", um conceito totalmente relativo do ponto de vista contextualista. Contudo, se o CE está também comprometido com a erradicação do ceticismo radical, os seus críticos têm razão ao salientar que uma visão relativista não responde à questão cética. Este seminário discute contributos fulcrais para o CE, as principais críticas que lhe são dirigidas e um importante movimento reflexivo na epistemologia contemporânea que reage contra o contextualismo tradicional: o invariantismo sensível ao sujeito.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: