Seminário de Especialidade em Lógica e Filosofia da Linguagem

Objetivos

1. Adquirir o conhecimento aprofundado de uma selecção de autores, teorias, temáticas e discussões em Lógica e Filosofia da Linguagem.
2. Apurar a compreensão do que é específico e distintivo nas perspectivas filosóficas proporcionadas pela Lógica e pela Filosofia da Linguagem.
3. Desenvolver a capacidade de leitura autónoma, frutífera e crítica de textos fundamentais e marcantes do desenvolvimento destas disciplinas.
4. Integrar a investigação levada a cabo no seminário no desenvolvimento do projecto individual de doutoramento.

Caracterização geral

Código

73203108

Créditos

10.0

Professor responsável

Pedro Rui do Espírito Santo Abreu

Horas

Semanais - 2

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

  • Cappelen, H.(2018).Fixing Language: An Essay on Conceptual Engineering. Oxford University Press.
  • Carnap, R.(1932) “The Elimination of Metaphysics Through Logical Analysis of Language” in A. J. Ayer (ed.), LogicalPositivism (Glencoe, IL: The Free Press, 1959)
  • Carnap, R.(1934, 1937) The Logical Syntax of Language. Kegan Paul, Trench, Trubner & Co.
  • Carnap, R.(1950).“Empiricism, Semantics, and Ontology,” Revue Internationale de Philosophie Vol. 4: 20–40; Universityof Chicago Press, 1956.
  • Grice, Paul.(1969)“Meaning.” In Studies in the Way of Words. Harvard University Press, 1989.
  • Grice, Paul.(1975).“Logic and Conversation”. In Studies in the Way of Words.Harvard University Press, 1989.
  • Ludlow, P.(2014). Living Words: Meaning Underdetermination and the Dynamic Lexicon. Oxford University Press.
  • Plunkett, D., Sundell, T. (2013). Disagreement and the Semantics of Normative and Evaluative Terms. Philosophers’Imprint, 13(23), 1–37.
  • Quine, W. (1960) Word and Object. Cambridge, MA: MIT Press.

Método de ensino

Encontros regulares em regime de tutoria dedicados a:
a. exposição de conteúdos e discussão com os alunos;
b. leitura e análise de textos;
c. apoio à elaboração e discussão de um ensaio original produzido pelo aluno que relacione as matérias tratadas no seminário com a investigação individual de doutoramento;
d. acompanhamento da elaboração do projecto de tese;
e. envolvimento dos alunos em actividades das UI: grupos de leitura, apresentações e conferências (conferência planeada para Maio de 2022 com ligação marcada ao programa da cadeira)
d. alertas para outros encontros, redes e outras actividades relevantes.

Método de avaliação

Avaliação Contínua - Duas recensões/comentários escritos aos textos estudados(50%), Ensaio original que relacione as matérias tratadas no seminário com a investigação individual de doutoramento(50%)

Conteúdo

O curso propõe uma perspectiva sobre os últimos 100 anos de Lógica e Filosofia da Linguagem estruturada em função de duas operações ou tendências filosóficas fundamentais: i. a análise lógica e conceptual, e ii. a engenharia lógica e conceptual.
O curso acompanha a emergência, recorrência e diálogo entre estas duas tendências na obra de vários autores:
R. Carnap: A sintaxe lógica e o princípio da tolerância.
W. V. Quine: Holismo e a crítica à distinção analítico-sintético.
P. Grice: Significado, lógica e racionalidade da conversação.
D. Plunkett e T. Sundell: A “negociação metalinguística”.
P. Ludlow: A teoria do “léxico dinâmico”.
H. Cappelen: Engenharia conceptual segundo o “molde austero”

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: