Metodologias em Filosofia

Objetivos

1. Partilhar experiências individuais no âmbito da metodologia da investigação filosófica;
2. Adquirir conhecimentos aprofundados sobre metodologias no domínio da filosofia:
3. Desenvolver competências metodológicas que contribuam para a definição progressiva de um trabalho final aapresentar como termo do curso de doutoramento.
4. Identificar as características metodológicas de projetos em curso nas Unidades de Investigação associadas ao Ciclo de Estudos.

Caracterização geral

Código

73203100

Créditos

10.0

Professor responsável

João de Deus Santos Sàágua

Horas

Semanais - 2

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

  • HARRIS, H.S. (1997), Hegel’s Ladder, Indianapolis/ Cambridge: Hackett, 2 vols.
  • HEGEL, G. W. F. (1952), Phänomenologie des Geistes, Hamburg: Felix Meiner Verlag/ (1992), Fenomenologia doEspírito, Petrópolis: Vozes
  • HEIDEGGER, M. (1977), “Hegels Begriff der Erfahrung (1942/43)”, in: Holzwege, Gesamtausgabe Band 5, Frankfurta.M.: Vittoria Klostermann/ “O conceito de experiência em Hegel”, trad. De Helder Lourenço, in: Caminhos da floresta(2012), 2ª ed., Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian
  • McDOWELL, J. (1994), Mind and World, Cambridge, Massachussetts/ London, England: Harvard University Press
  • PIPPIN, R. B. (20119, Hegel on Self-Consciousness: Desire and Death in the Phenomenology of Spirit, Princeton andOxford: Princeton University Press

Método de ensino

As metodologias de ensino incluem aulas teóricas e práticas com o mesmo peso letivo. As aulas práticas têm como objecto o comentário e discussão dos textos filosóficos em causa no curso.

Método de avaliação

Avaliação Contínua - Avaliação contínua e participação nas aulas(20%), Trabalho escrito de cerca de 12 páginas(80%)

Conteúdo

O curso consistirá no estudo das questões metodológicas levantadas pela Introdução de Hegel à sua Fenomenologiado Espírito. A análise e o comentário ao texto centrar-se-ão na questão da auto-consciência e farão, por um lado, uma ponte com questões fundamentais de metodologia da filosofia contemporânea (nomeadamente em autores como McDowell, Brandom e Honneth), por outro levarão ao confronto com as questões metodológicas em causa no artigo de Martin Heidegger intitulado “O conceito de experiência de Hegel”.