Problemáticas em Filosofia

Objetivos

a) Conhecimentos aprofundados de problemas nucleares de diferentes áreas disciplinares da investigação filosófica
b) A capacidade de analisar de forma aprofundada problemas nucleares relativos ao cruzamento e interferênciarecíproca entre diferentes áreas disciplinares da investigação filosófica
c) Conhecimentos aprofundados de problemas nucleares em diferentes correntes da história da Filosofia e dainvestigação filosófica atual
d) A capacidade de relacionar e confrontar de forma aprofundada diferentes correntes da história da filosofia e dainvestigação filosófica atual
e) Conhecimentos aprofundados de problemas de fronteira ou problemas nucleares de cruzamento interdisciplinarentre a investigação filosófica e outros domínios de investigação
f) Competências para identificar, formalizar e analisar criticamente os diversos tipos de problemas citados, desenvolvendo iniciativas autónomas de investigação e aprofundamento, que satisfaçam os mais elevados padrões de exigência e rigor.

Caracterização geral

Código

73203101

Créditos

10.0

Professor responsável

João Manuel Pardana Constâncio

Horas

Semanais - 2

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

  • - parág. 40 da Crítica da Faculdade do Juízo de Kant com o título “Do gosto como uma espécie de sensus communis”(ed. Imprensa Nacional / Casa da Moeda, Lisboa 2017);
  • - cap. C de A Razão na História , com o título “O curso da história universal” de Hegel (Ed. 70, Lisboa, 2020);
  • - Conferência de Ética de L. Wittgenstein (Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 2017).
  • - Elias Canetti, Massa e Poder, Lisboa, Cavalo de Ferro, 2014
  • - José Ortega y Gasset, A Rebelião das Massas, Lisboa, Relógio d’Água, 2019

Método de ensino

As aulas são orientadas para trabalho em seminário. O programa recorre a duas actividades principais. Na primeira hora vamos ler, expor e explicar os principais conceito e os quadros teóricos dos textos em foco. Na segunda hora, faremos a interpretação e análise dos textos com os alunos, a fim de promover o debate sobre perspectivas alternativas, possíveis objeções, a argumentação e a expressão.

Método de avaliação

Avaliação Contínua - Um ensaio escrito e discutido oralmente, supervisionado no acompanhamento tutorial(100%)

Conteúdo

a) o conceito de espaço público a partir da interacção de sujeitos livres e racionais;
b) o conceito de história da humanidade como progresso da racionalidade;
c) a esfera e limites da ética.
d) a relação entre indivíduo e massa e entre massa e poder na filosofia do século XX.