Seminário de Investigação em Filosofia

Objetivos

a) Integrar o doutorando num ambiente de investigação específico da área científica do curso.
b) Desenvolver tarefas que visam o domínio do status quaestionis da problemática em que o doutorando pesquisa.
c) Oferecer a possibilidade de completar e aplicar conhecimentos de ordem metodológica.
d) Oferecer a possibilidade de contacto prático com instrumentos relacionados mais imediatamente com a investigação como é o caso de bases de dados ou bibliotecas especializadas.

Caracterização geral

Código

73203110

Créditos

10.0

Professor responsável

Luís Manuel Aires Ventura Bernardo

Horas

Semanais - 2

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

  • Smith, J. (2013). Wittgenstein’s Blue Book: Reading between the Lines. In N. Venturinha (Ed.), The Textual Genesis ofWittgenstein’s Philosophical Investigations (pp. 37-51). New York: Routledge.
  • Venturinha, N. (2012). Sraffa’s Notes on Wittgenstein’s “Blue Book”. Nordic Wittgenstein Review, 1, 181-191.
  • Venturinha, N. (2013). Introduction: A Composite Work of Art. In N. Venturinha (Ed.), The Textual Genesis ofWittgenstein’s Philosophical Investigations (pp. 1-16). New York: Routledge.
  • Wittgenstein, L. (1969). Preliminary Studies for the “Philosophical Investigations”: Generally known as The Blue andBrown Books (2nd ed.). Oxford: Basil Blackwell.
  • Wittgenstein, L. (2009). Philosophische Untersuchungen / Philosophical Investigations (4th ed.). Oxford: Wiley-Blackwell.

Método de ensino

O método de ensino adotado combina leituras e comentários de textos em seminário com a discussão de trabalhos apresentados pelos alunos.

Método de avaliação

Avaliação Contínua - um trabalho escrito (60%), que será apresentado e discutido em aula (40%)(100%)

Conteúdo

Leituras do “Livro Azul” de Wittgenstein
O seminário incide sobre o chamado “Livro Azul” de Wittgenstein, ditado em 1933-34, no sentido de investigar o lugar deste trabalho no desenvolvimento das Investigações Filosóficas. Estudos recentes (Smith 2013; Venturinha 2013)vieram mostrar que quer o “Livro Azul” quer o “Livro Castanho”, ditado no ano académico seguinte, foram pensados para publicação por Wittgenstein. Foi também demonstrado que Wittgenstein retornou ao “Livro Azul” em 1941,quando estava a preparar as Investigações (Venturinha 2012), importando decisivamente apurar o que foi incorporado então nessa obra. Temas como os do solipsismo e da linguagem privada merecem especial destaque no seminário. Finalmente, importa compreender igualmente em que medida o “Livro Azul” encontra no “Livro Amarelo”, ditado na mesma altura, um complemento decisivo em relação a esses tópicos.