Registo Arqueológico
Objetivos
1. Dominar as técnicas de manuseio e utilização de material técnico utilizado no desenho arqueológico2. Conhecer os métodos de registo topográfico, desenho e mapeamento de contextos arqueológicos;3. Conhecer e saber utilizar os vários sinais e convenções de representação gráfica de campo e do desenho de material arqueológico.4. Dominar a utilização do material e das técnicas utilizadas nas medições e reconstituição das peças a desenhar.5. Conseguir elaborar plantas, cortes e perfis de contextos arqueológicos com métodos manuais.6. Conseguir executar o desenho de material arqueológico com instrumentos manuais
Caracterização geral
Código
01105655
Créditos
3.0
Professor responsável
Tomás Cordero Ruiz
Horas
Semanais - 4
Totais - 84
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
Bagot, F. 1999: El dibujo arqueológico: La cerámica: normas para la representación de las formas y decoraciones de las vasijas. México: Centro de estudios mexicanos y centroamericanos. Disponível em: <http://books.openedition.org/cemca/1014>.
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Castro, A. S.; Luís Sebastian (2003). A componente de desenho cerâmico na intervenção arqueológica no Mosteiro de S. João de Tarouca. Revista Portuguesa de Arqueologia, vol. 6., n.º2.2003, pp. 545-560**
Fernández de la Peña, F. J. (2016). La ilustración científica en Arqueología / Scientific illustration in Archaeology. Schema 1(0), pp. 56-65. **
Fernández de la Peña, F. J. 2016. "La ilustración científica en Arqueología". Revista SCHEMA, 1(0), pp. 56-65. **
Fernández de la Peña, F. J. y Castañeda Clemente, N. 2014. "La Cerámica Arqueológica como Documento Histórico". Blog Mediterráneo Antiguo - Arqueología e Historia, el 6 de Mayo.**
Fernández de la Peña, F. J. y Castañeda Clemente, N. 2016. "El dibujo arqueológico de materiales: una experiencia formativa". En Revista digital LA LINDE, nº 6, pp. 79-89. **
Fernández de la Peña, F. J. y Castañeda Clemente, N. 2022. "Dibujando el pasado. Una historia de la documentación gráfica en el patrimonio arqueológico". Colección: Arqueología y Patrimonio. Ediciones de la Ergástula, S.L. **
Fernández de la Peña, F. J. y Castañeda Clemente, N.: "Muestras gráficas de dibujo arqueológico".**Griffiths, N.; Jenner, A.; Wilson, C. 1990. Drawing archaeological finds: a handbook. 1st ed. [S. l.]: Archetype Publications *
Lima, L. C. F. 2007. O Desenho como Substituto do Objecto: Descrição Científica nas Imagens do Desenho e Materiais Arqueológicos. Tese de mestrado. Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto **
Lemos, M. (2009). Historiografia do Desenho Arqueológico enquanto técnica aplicada à Arqueologia, Instituto politécnico de Tomar
Madeira, J. L. 2013. O desenho na Arqueologia, Coimbra: Instituto de Arqueologia da Faculdade de Letras, 2a Edição **
Massiorini, M.; Brito, C. de. 1982. Ver pelo desenho: aspetos técnicos, cognitivos, comunicativos. Lisboa: Edições 70 *
Nascimento, P. (2022). O papel do desenho arqueológico na arqueologia. Complementaridade entre o tradicional e o tecnológico. Almadan 25, 2, pp. 82-88. **
Page del Pozo, V.; Acosta Malo, M.J. (2002) Experiências didáticas del Museo del Cigarralejo (Mula, Murcia). V El dibujo arqueológico. Ayuntamiento de Mula. **
Raposo, L. (2019). A última desenhadora do Museu Nacional de Arqueologia? Jornal Público, Terça-feira, 16 de julho, p. 33. **
Sebastian, L. 2012. A componente de desenho cerâmico na intervenção arqueológica no Mosteiro de S. João de Tarouca: desenvolvimento da aplicação específica ao caso da faiança. Al-madan, 17(NA), pp. 101-118. *
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Steiner, M. (2005). Approaches to Archaeological Illustration: A Handbook. Practical Handbooks in Archaeology, No 18. Council for British Archaeology. Association of Archaeological Illustrators and Surveyors.
Stewart, G. (2022). Archaeological Recording Practices Guidelines for archaeological excavation and recording techniques. Council for British Archaeology, Northumberland National Park Disponível em: https://isgap.org.uk/sites/default/files/downloads/Archaeology%20Recording_Final.pdf
Woelfel V. (2014). Digital Archaeological Illustration for Ceramics: A step by step guide to creating a ceramic drawing in Adobe Illustrator. Kindle Edition. **
* Disponível na biblioteca FCSH | ** Disponível online
Vídeos e materiais digitais:
https://www.youtube.com/watch?v=5H3RyVy23yE
https://www.youtube.com/watch?v=md4aBIrDRCw
https://www.youtube.com/watch?v=icFNXkad6Tc
https://www.youtube.com/watch?v=Cu1WzDuGhT8&t=1668s
https://www.youtube.com/watch?v=9TCyp1Swsdw
https://www.youtube.com/watch?v=xuRwsWE3su8
https://www.youtube.com/watch?v=_OdpgabSuY0
https://www.youtube.com/watch?v=_OdpgabSuY0
https://www.youtube.com/watch?v=3F2c0_UIDS0
Método de ensino
Esta cadeira tem essencialmente uma componente prática. Neste caso, o ensino centrar-se-á no desenvolvimento da metodologia e das boas práticas relacionadas com a documentação e representação do registo arqueológico: cerâmica, vidros, metais, orgânicos, planimetrias, peças líticas, etc. Por conseguinte, não será necessário memorizar muitos conceitos, mas será necessário acompanhar os trabalhos práticos que for sendo proposto. A prática implica o domínio de uma vasta gama de métodos que o aluno terá à sua disposição pelos materiais que irão sendo distribuídos.
Método de avaliação
É avaliada a assiduidade e o comportamento em aula, a interação com o professor e os colegas de forma positiva e colaborativa, contribuindo para o bom ambiente coletivo da aula. É avaliada a realização atempada das tarefas propostas tanto para a realização em aula como para a entrega do Portfólio Final.
A avaliação é contínua sendo composta pela participação na aula, cumprimento dos exercícios propostos ao longo do semestre e apresentação de um portfólio final. Os portfólios com desenhos e arte final poderão ser compostos por materiais cerâmicos, líticos, orgânicos, metais ou madeiras e por uma planimetria de um alçado de parede ou estrutura a definir em aula com os professor.
Critérios de avaliação:
• Critério de avaliação em aula: Concretização de pequenos desafios de desenho, resposta a questões colocadas, discussão de publicações. O desempenho em aula é avaliado como um todo.
• Critério de avaliação no portfólio: Os desenhos apresentados serão avaliados na sua componente científica pela correção de medidas e/ou escala, orientação das peças, informação adicional, lenda, definição coerente de codificação. Na componente gráfica será avaliada a qualidade de traço e o domínio da reprodução de texturas.
A avaliação final da disciplina articula-se em duas partes:
1. Teste presencial e individual (30% da nota final).
2. Portfólio Final (70% da nota final).
O Portfólio Final deverá ser entregue na última aula do curso. No entanto, nas últimas aulas do curso @s estudantes faram uma breve apresentação do seu portfólio, num tempo máximo de 10 minutos.
A apresentação oral deverá ter:
1. 5/6 slides máximo (10 minutos).
2. Apresentação da tipologia de materiais escolhidos e qual a razão para essa escolha.
3. Apresentação dos desenhos em conjunto.
4. Escolha de uma peça do conjunto do portfólio, que se goste mais ou que tenha características interessantes para ser apresentada, onde se justifica as opções tomadas no desenho e o seu aspeto final.
5. Desenho de estrutura ou alçado com croqui e descrição.
6. Agradecimento a entidades ou arqueólogos pela cedência das peças ou acesso a sítios.
O portfólio deverá depois ser entregue através da na plataforma Inforestudante em formato digital (PDF). PORTFÓLIO EM PDF DEVE CONTER:
1. A identificação d@ alun@
2. O conjunto de desenhos anexos.
3. Breve descrição das peças e do seu enquadramento arqueológico.
Conteúdo
PROGRAMA
1. Origem do desenho arqueológico. Das primeiras ilustrações de século XIX à ilustração digital do século XXI.
2. Documentação e representação em arqueologia: como, porquê e para quê.
3. O que são materiais arqueológicos e porque são registados.
4. Manuseamento das peças e procedimentos de preparação de desenho.
5. O desenho em croqui e anotado.
6. Fotografia com escala.
7. O desenho à escala
8. O desenho de materiais.
8.1. Técnicas de registo em Cerâmica.
8.2. Técnicas de registo em Vidro.
8.3. Técnicas de registo em Metal.
8.4. Técnicas de registo em Madeira.
8.5. Técnicas de registo em Couro.
8.6. Técnicas de registo em Osso.
9. Desenho digitalizado.
10. Arte final. Apresentação de desenhos para publicação e relatório.
10.1. Fotografia enquanto parte integrante do desenho.
10. 2. Desenho tridimensional.
10.3. Técnica de pontilhado e sombreado. Texturas.
11. Conceitos básicos de geometria, instrumentação e técnicas de representação.
12. Documentação topográfica à escala territorial.
13. Planimetria arqueológica.
14. Fotografia e fotogrametria.
BONUS: Virtualisation in Archaeology.