Métodos e Técnicas de Investigação

Objetivos

a) Capacitar os alunos das ferramentas necessárias ao estudo de determinados fenómenos sociais, com preocupação da sua compreensão, análise, apresentação e rigor metodológico;
b) Fornecer os conceitos teóricos inerentes ao conhecimento científico;
c) Fornecer os instrumentos metodológicos essenciais ao processo de investigação científica;
d) Dotar os alunos de capacidade de análise, crítica e reflexão sobre determinados conteúdos.

Caracterização geral

Código

711071043

Créditos

6.0

Professor responsável

Carmen Sofia Rodrigues Silva Fonseca

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável

Bibliografia

Lisboa: Gradiva, 1997. [CS 12640 - FCSH]
BRYMAN, Alan e TEEVAN, James J. – Social research methods. Oxford: Oxford University Press, 2005. [CS 11690]
ECO, Umberto – Como se faz uma tese em ciências humanas. Lisboa: Editorial Presença, 1998.
QUIVY, Raymond e Campenhoudt, Luc Van – Manual de investigação em ciências sociais, 2ª ed. rev. e aument. Lisboa: Gradiva, 1998. [CS 10614/C - FCSH]
THOMAS, Gary– How to do Your Research Project. A Guide for Students in Education and Applied Social Sciences. Londres: SAGE Publications, 2009. Capítulo 6, disponível em: http://www.sagepub.com/upm-data/28073_Thomas(Research).pdf

Método de ensino

Aulas teóricas e práticas. Exposição dos conteúdos, conceitos e problemas, e apresentação de exemplos dos principais tópicos que serão discutidos com os alunos.

 

Método de avaliação

Método de avaliação - Exame(70%), Trabalho de grupo(30%)

Conteúdo

1. A Problemática do conhecimento científico. a) Problemas teóricos e epistemológicos das ciências sociais. b) Conceitos. c) Ética e deontologia; o Plágio.
2. A Investigação Científica. a) O processo de investigação. b) O projecto: definição, delimitação da problemática, modelos de análise, variáveis, hipóteses.
3. Métodos e técnicas de investigação qualitativos e quantitativos. a) Características e críticas. b) Técnicas de recolha e tratamento de informação, vantagens e desvantagens.
4. As Fontes de Informação. a) Tipologia. b) Pesquisa e crítica de fontes. c) Normas deontológicas e de citação. d) Normas de referência bibliográfica.
5. Os trabalhos académicos. a) Tipos. b) Normas de escrita, estrutura e apresentação. c) A recensão.

 

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: