Modelos e Metodologias em Ciências da Linguagem
Objetivos
No final da unidade curricular o aluno deverá ser capaz de:
(a) Identificar as questões teóricas que guiam os modelos predominantes em
ciências da linguagem;
(b) Descrever diferentes metodologias de investigação em ciências da
linguagem;
(c) Desenhar um projeto de investigação na área das ciências da linguagem;
(d) Aplicar os conhecimentos adquiridos em ciências da linguagem na
construção de recursos para a comunidade.
Caracterização geral
Código
711131088
Créditos
6.0
Professor responsável
Maria do Céu Sernache Caetano Mocho
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
Bronckart, J.-P. (2019). Théories du langage: Nouvelle introduction critique
(PSY-TDS) (French Edition) eBook Kindle.
Bybee, J. (2010). Language, Usage and Cognition. Cambridge: CUP.
Culioli, A. (1995) Cognition and Representation in Linguistic Theory.
Amsterdam, Philadelphia: J. Benjamins.
Fitch, W. T. (2010). The Evolution of Language. Cambridge: CUP.
Fromkin, V., Rodman, R. & Hyams, N. (2003). An Introduction to Language.
Canada: Wadsworth, Cengage Learning.
O’Keeffe, A. and M. McCarthy (eds.) (2010). The Routledge Handbook of Corpus
Linguistics. Routledge.
Podesva, R.J. and D. Sharma (eds.) (2013). Research Methods in Linguistics.
Cambridge: CUP.
Silva, A. S. (2006) O mundo dos sentidos em Português. Polissemia,
Semântica e Cognição. Coimbra: Almedina.
Tomasello, M. (2003). Constructing a Language. A Usage-Based Theory of
Language Acquisition. Cambridge, Massachusetts & London, England: Harvard
University Press.
Método de ensino
As aulas terão uma natureza teórico-prática, com aulas expositivas, aulas
práticas de análise e discussão de textos e trabalho oficinal, para
desenvolvimento de trabalho com/pelos alunos.
Português com apoio tutorial em língua estrangeira
Método de avaliação
Método de avaliação - Construção de um projeto de investigação OU de um recurso linguístico - 40% (15% apresentação oral + 25% poster/recurso), a apresentar num workshop final e a publicar na página da disciplina/curso.(40%), Pequena atividade presencial (10%) e teste final (30%)(40%), Trabalho autónomo, organização de um portefólio sobre o trabalho realizado, participação ativa e pertinente nas aulas e presença construtiva nas sessões tutoriais(20%)
Conteúdo
1. Olhar para a linguagem e para as línguas
1.1. Especificidade(s) da linguagem
1.2. Conhecimento linguístico
1.3. Diversidade linguística
1.4. Usos da língua
2. Domínios da linguística
2.1. Modelos teóricos na análise linguística: conceitos e abordagens
2.2. Aplicações: produção e revisão de texto, publicidade e comunicação,
ensino, terapia da fala
3. Desenho de um projeto de investigação
3.1. Métodos quantitativos e métodos qualitativos
3.2. Questões de ética no uso de dados
3.3. Problema, questões de investigação e hipóteses
3.4. População, materiais e procedimentos
3.5. Recolha de dados
3.6. Tratamento e análise(s) de dados
4. Recursos linguísticos
4.1. Dicionários, glossários e gramáticas
4.2. Ferramentas digitais, programas, apps, jogos
4.3. Materiais para o ensino e avaliação
4.4. Materiais para terapia da fala
5. Oficina e portefólio linguísticos
5.1. Organização de um workshop para a apresentação de trabalhos práticos
5.2. Publicação de trabalhos na página do curso