Acústica Musical
Objetivos
a) Adquirir uma base sólida e alargada de conhecimentos sobre a fenomenologia sonora sob o ponto de vista da sua produção física;
b) Adquirir conhecimentos aprofundados dos aspectos ligados à criação, processamento, transmissão e cognição de sinais sonoros;
c) Conhecimento de aspectos técnicos essenciais sobre a fabricação e regulação instrumental.
Caracterização geral
Código
01100331
Créditos
6.0
Professor responsável
Riccardo Dillon Wanke
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não Aplicável
Bibliografia
Henrique, L. (2002). Acústica Musical. Lisboa: F. C. Gulbenkian
Método de ensino
Combinação de exposições teóricas, demonstrações - incluindo exemplos com instrumentos musicais reais, animações virtuais e exemplos sonoros - e também discussões.
Método de avaliação
Avaliação continua (3 testes escrito no curso do semestre, 33%+33%+33%)
Exame final (1 teste escrito sobre tudo o material lecionado)
Conteúdo
1) Estudo da fenomenologia sonora sob o ponto de vista físico.
Evento sonoro, vibraçáo, periodicidade. Parametros acústicos (Pressão Acústica, Intensidade Sonora, Potência Acústica, escala dB)
2) Produção, propagação e percepção dos fenómenos acústicos.
Ondas sonoras e conceitos de amplitude, frequência e fase. Ondas sinusoidais. Adição de ondas, ondas complexas. Frequẽncia fundamental, harmonícos, parciais, otava. Espetro harmoníco (e inharmonicos). Sistemas de afinação.
3) Estudo dos sistemas vibratórios simples: cordas, barras, placas, membranas e tubos sonoros.
Ondas sonoras (transversais, longitudinais) no ar e em outros meios. Instrumentos musicais e materiais.
4) Acústica das salas.
sons em espaços fechados. Interações de sons (construtivas, destrutivas). Reflexão, Refração, Absorção, Diffração). Reverberação, eco. Materiais e salas anecoicas.
5) Psicoacústica e estudo da fisiologia do aparelho auditivo.
Anatomia e função. Conceitos acústicos e psicoacústicos (consonancia/dissonancîa, timbro). Infrasons, Ultrasons. Audição spacial (interaural phase difference, interaural intensity difference). Ouvir notas. Batimentos, Bandas criticas. Ouvir no contexto: auditory scene analysis (Bregman).