História da Música - de 1300 a 1600
Objetivos
O aluno deve:
a) Adquirir conhecimentos sobre os contextos históricos, ideológicos, sociais, culturais e institucionais do período 1300 a 1600, e sobre como a música se insere nos mesmos;
b) Adquirir a noção de tradições composicionais, no meio das quais se destacam determinados indivíduos;
c) Ser capaz de traçar a evolução dos principais géneros musicais deste período, quer instrumentais, quer vocais;
d) Tomar consciência de práticas musicais relevantes na interpretação da música desta época;
d) Ganhar experiência de uma investigação individual livre mas orientada, em termos de problematização, metodologia e conhecimento bibliográfico.
Caracterização geral
Código
01100386
Créditos
6.0
Professor responsável
Manuel Pedro Ramalho Ferreira
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não aplicável
Bibliografia
ATLAS, Allan (ed.), Anthology of renaissance music, New York, Norton, 1998
ATLAS, Allan, Renaissance music, New York, Norton, 1998
BROWN, Howard Mayer, Music in the Renaissance, Englewood Cliffs, Prentice-Hall, 1976
FENLON, Iain (ed.), Man and Music: The Renaissance, London, MacMillan, 1989
FITCH, Fabrice, Renaissance Polyphony, Cambridge Introductions to Music, Cambridge University Press, 2020
KNIGHTON, Tess; FALLOWS, David (eds.), Companion to Medieval and Renaissance Music, Berkeley–Los Angeles, University of California Press, 1992
REESE, Gustave, Music in the Renaissance, New York, Norton, 1959
TARUSKIN, Richard, Music from the earliest notations to the sixteenth century, Oxford History of Western Music, vol. I, Oxford University Press, 2010
Método de ensino
Exposição teórica e discussão, apoiadas por audições comentadas e apresentações visuais.
Método de avaliação
Duas provas escritas (90%); participação, assiduidade e postura em aula (10%).
Conteúdo
1) Introdução à problemática do «Renascimento» na música.
2) A situação «pré-renascentista»: o pensamento musical escolástico e a polifonia francesa no século XIV.
3) As escolas de composição centrais dos séculos XV e XVI e as «reformas renascentistas» da música: o pensamento humanista, as escolas franco-flamengas e italianas e os seus respectivos contextos históricos, compositores e géneros.