História da Música - de 1300 a 1600

Objetivos

O aluno deve:
a) Adquirir conhecimentos sobre os contextos históricos, ideológicos, sociais, culturais e institucionais do período 1300 a 1600, e sobre como a música se insere nos mesmos;
b) Adquirir a noção de tradições composicionais, no meio das quais se destacam determinados indivíduos;
c) Ser capaz de traçar a evolução dos principais géneros musicais deste período, quer instrumentais, quer vocais;
d) Tomar consciência de práticas musicais relevantes na interpretação da música desta época;
d) Ganhar experiência de uma investigação individual livre mas orientada, em termos de problematização, metodologia e conhecimento bibliográfico. 

Caracterização geral

Código

01100386

Créditos

6.0

Professor responsável

Manuel Pedro Ramalho Ferreira

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável

Bibliografia

ATLAS, Allan (ed.), Anthology of renaissance music, New York, Norton, 1998


ATLAS, Allan, Renaissance music, New York, Norton, 1998


BROWN, Howard Mayer, Music in the Renaissance, Englewood Cliffs, Prentice-Hall, 1976


FENLON, Iain (ed.), Man and Music: The Renaissance, London, MacMillan, 1989


FITCH, Fabrice, Renaissance Polyphony, Cambridge Introductions to Music, Cambridge University Press, 2020


KNIGHTON, Tess; FALLOWS, David (eds.), Companion to Medieval and Renaissance Music, Berkeley–Los Angeles, University of California Press, 1992


REESE, Gustave, Music in the Renaissance, New York, Norton, 1959


TARUSKIN, Richard, Music from the earliest notations to the sixteenth century, Oxford History of Western Music, vol. I, Oxford University Press, 2010

Método de ensino

Exposição teórica e discussão, apoiadas por audições comentadas e apresentações visuais.

Método de avaliação

Duas provas escritas (90%); participação, assiduidade e postura em aula (10%).

Conteúdo

1) Introdução à problemática do «Renascimento» na música.


2) A situação «pré-renascentista»: o pensamento musical escolástico e a polifonia francesa no século XIV.


3) As escolas de composição centrais dos séculos XV e XVI e as «reformas renascentistas» da música: o pensamento humanista, as escolas franco-flamengas e italianas e os seus respectivos contextos históricos, compositores e géneros.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: