História da Música - de 1950 à atualidade
Objetivos
No final da disciplina os estudantes devem:
a) ter adquirido competências metodológicas e conceptuais na área da História da Música; conhecer a literatura específica nos domínios da história e cultura da música desde a II Grande Guerra;
b) conhecer as principais problemáticas, tendências estilísticas, agentes, instituições, práticas e discursos, géneros musicais respeitantes ao período considerado;
c) ser capaz de contextualizar do ponto de vista histórico, cultural, sociológico e estético os fenómenos musicais relativos ao período em questão;
d) conhecer aprofundadamente o repertório musical, musico-teatral e multimédia do período considerado e saber integrá-lo num contexto de produção artística e intelectual, e nos respetivos quadros socioculturais;
e) dominar as metodologias atuais de apresentação e comunicação de resultados da investigação.
Caracterização geral
Código
01100413
Créditos
6.0
Professor responsável
Paula Cristina Roberto Gomes Ribeiro Brandão
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não aplicável
Bibliografia
BIBLIOGRAFIA PRINCIPAL
Cook, N., & Pople, A. (Eds.). (2004). The Cambridge history of 20th-century music. Cambridge University Press.
Castelo-Branco, S. (Ed.). (2010). Enciclopédia da música em Portugal no século XX (Vols. 1-4). Círculo de Leitores.
Griffits, P. (2011). Modern music and after. Oxford University Press.
Griffits, P., A música moderna, Jorge Zahar, 1987.
Metzer, D. (2009). Musical modernism at the turn of the 21st century. Cambridge University Press.
Perchard, T., Graham, S., Rutherford-Johnson, T., & Rodgers, H. (2022). 20th century music in the West - An introduction. Cambridge University Press.
Solomos, M. (2020). From music to sound, the emergence of sound in 20th and 21st century music. Routledge.
Taruskin, R. (2009). Music in the late 20th century: The Oxford history of Western music. Oxford University Press.
OUTRAS REFERÊNCIAS ACONSELHADAS
CARVALHO, Mário Vieira de. 2007. A tragédia da escuta — Luigi Nono e a música do século XX. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda.
CASTELO-BRANCO, Salwa (ed). 2010. Enciclopédia da Música em Portugal no século XX, 4 vols. Lisboa: Círculo de Leitores.
BOSSEUR, Jean-Yves. 1990. Revoluções Musicais. Lisboa: Caminho da Música.
GOLDBERG, Roselee. 2012. "Arte ao vivo de 1933 à década de 1970". A arte da performance. Orfeu negro. (publicado pela primeira vez em 1979)
NATTIEZ, Jean-Jacques (ed.). 2003. Musiques du XXe siècle (Musiques. Une encyclopédie pour le XXIe siècle I). Arles/Paris: Actes Sud/Cité de la musique.
NERY, Rui Vieira e Castro, Paulo Ferreira de. 1991. História da Música – Sínteses da Cultura Portuguesa. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda.
RAPOSO, Eduardo M. 2007. 1960-1974 – Canto de intervenção. 3ª edição. Lisboa: Público.
THORAU, C., & ZIEMER, H. (Eds.). (2019). The Oxford handbook of music listening in the 19th and 20th centuries. Oxford University Press.
4 volumes de escritos e entrevistas de compositores, editados pelo CESEM e Casa da Música, coordenados por Paulo de ASSIS.
2015. Luigi Nono – escritos e entrevistas.
2010. Jorge Peixinho – escritos e entrevistas.
2011. Emmanuel Nunes– escritos e entrevistas.
2012. Pierre Boulez – escritos seletos.
Método de ensino
A metodologia adoptada prende-se diretamente com os objetivos de aprendizagem, prevendo a aquisição de competências, e de instrumentos teórico-metodológicos, bem como o desenvolvimento de um perfil crítico e dialógico. Usam-se metodologias ativas, numa combinação entre componentes expositivas e demonstrativas, resolução de problemas e realização de projetos de modo colaborativo e interativo, estudos de caso, revisão da literatura, apresentações orais e escritas, audições e audiovisualizações, com amplo recurso a ferramentas informáticas. São fornecidas referências de base, no Nónio e Moodle, bem como recomendações de leitura e audição disponibilizadas em cada aula. Os estudantes podem selecionar um de dois modelos de avaliação: 1) 2 frequências escritas (45%+45%) e intervenção ativa nas aulas (10%), 2) 1 frequência escrita presencial (45%), 1 trabalho de síntese e investigação e sua exposição e discussão (45%), intervenção ativa nas aulas (10%).
Método de avaliação
O estudante pode optar por 1 das 2 modalidades de avaliação em baixo identificadas. A escolha deverá estar concluída até 25 de setembro.
Modalidade A)
45% - 1 teste escrito - 14 novembro
10% - presença e participação nas aulas, nos exercícios e discussões (nas 1as sessões prevê-se um conjunto de breves exposições)
45% - 1 trabalho de investigação e síntese realizado em grupo, que deve resultar na escrita de um paper e na sua exposição e discussão. O trabalho é constituído por um índice, introdução, corpo do texto e conclusão, sendo depois incluída a bibliografia (e documentação em geral) utilizada, e eventuais anexos. Normas a utilizar: Chicago B (autor-data).
Dimensão: O trabalho deve ter entre 2000 e 2500 palavras
Entrega de plano de trabalho para o trabalho/paper final: até 6 outubro
Exposições de trabalhos: últimas aulas de dezembro
Entrega de trabalho final: 19 dezembro 2023
Modalidade B)
45% + 45% - 2 testes escritos
10% - presença e participação nas aulas, nos exercícios e discussões.
Testes: 14 novembro e 5 dezembro
A assiduidade e participação são tidas em contas em ambas as modalidades, sendo aferida pelo número de presenças, intervenção nas aulas e em exercícios coletivos e debates, e exposições de trabalhos.
Conteúdo
1) Música e guerra: impacto da II Guerra Mundial na música e nas artes da 2ª metade dos séculos XX e XXI;
2) Serialismo integral, indeterminismo e abertura no processo de (re)construção europeia: polos e expressões de uma vanguarda internacional;
3) Experimentação e transgressão: “there is no noise, only sound”, Cage, Fluxus e o som como som;
4) A música na revolução cultural e política das décadas de 1960 e 1970. Do rock ao free jazz, do minimalismo à canção de intervenção;
5) A expansão do espaço sonoro e audiovisual. A eletrónica e a informática ao serviço do pensamento musical, atravessando géneros e fronteiras;
6) Expressões musico-teatrais: do teatro musical à ópera passando pelo musical;
7) Pós-modernismos e outros rumos da música na transição entre os sécs. XX e XXI: poliestilismo e multiculturalidade;
8) Desafios da música na cultura digital.