Grandes Correntes da História da Música

Objetivos

a) Adquirir um conhecimento panorâmico das principais problemáticas, tendências estilísticas, personalidades, instituições e géneros musicais da História da Música;

b) Conhecer o repertório musical mais relevante dos vários períodos da História da Música;

c) Poder distinguir auditivamente a música dos diferentes períodos em termos estilísticos;

d) Ser capaz de contextualizar, do ponto de vista histórico, sociológico e ideológico, os principais fenómenos musicais das diferentes épocas estudadas.

Caracterização geral

Código

711021053

Créditos

6.0

Professor responsável

Luísa Mariana de Oliveira Rodrigues Cymbron

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável

Bibliografia

BURKHOLDER, J. Peter, GROUT, Donald Jay & PALISCA, Claude V. (2019). A History of Western Music (10th edition). New York: WW Norton & Co.


COSTA, Jorge (coord.) (2015). Olhares sobre a história da música em Portugal. Vila do Conde: Verso da História.


MICHELS, Ulrich (2003/2007). Atlas de Música, 2 vols. Lisboa: Gradiva.


SADIE, Stanley (2000). The New Grove Dictionary of Music and Musicians, 2nd edition. London: Macmillan Publishers.


TARUSKIN, Richard (2009). The Oxford History of Western Music (5 vol.). New York: Oxford University Press.


TREITLER, Leo (1997). Strunk's Source Readings in Music History. New York: WW Norton & Co.

Método de ensino

Disciplina teórico-prática (60%/40%).Os conteúdos teóricos essenciais são expostos pelo docente, combinando-se a exposição teórica com a discussão e análise de documentos históricos, textos musicológicos e obras musicais, incluindo a audição/visualização comentada de exemplos musicais.


Promove-se a participação dos estudantes, nomeadamente na abordagem crítica a um conjunto diversificado de fontes relevantes (partituras, libretos, iconografia e outros documentos), havendo igualmente espaço para o esclarecimento de questões.


Serão disponibilizados no Inforestudante materiais de apoio textuais e auditivos.


A avaliação consiste nos seguintes elementos: um teste de avaliação (40%); um trabalho escrito precedido por um plano de trabalhos (50%); e participação (10%).

Método de avaliação

Trabalho escrito precedido por um plano de trabalhos - 50.0%


Um teste de avaliação - 40.0%


Participação - 10.0%

Conteúdo

Questões de periodização na História da Música Ocidental, da Antiguidade aos nossos dias. Elementos constantes na análise dos fenómenos musicais ao longo dos tempos. Aspectos específicos da cultura e da vida musical da Antiguidade, Idade Média, Renascimento, Barroco, Classicismo e Romantismo, e dos séculos XX e XXI. Questões estilísticas e formais ao longo das diferentes épocas. Contextualização dos fenómenos musicais do ponto de vista histórico, sociológico e ideológico nos períodos em questão.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: