Grandes Correntes da História da Música
Objetivos
a) Adquirir um conhecimento panorâmico das principais problemáticas, tendências estilísticas, personalidades, instituições e géneros musicais da História da Música;
b) Conhecer o repertório musical mais relevante dos vários períodos da História da Música;
c) Poder distinguir auditivamente a música dos diferentes períodos em termos estilísticos;
d) Ser capaz de contextualizar, do ponto de vista histórico, sociológico e ideológico, os principais fenómenos musicais das diferentes épocas estudadas.
Caracterização geral
Código
711021053
Créditos
6.0
Professor responsável
Luísa Mariana de Oliveira Rodrigues Cymbron
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não aplicável
Bibliografia
BURKHOLDER, J. Peter, GROUT, Donald Jay & PALISCA, Claude V. (2019). A History of Western Music (10th edition). New York: WW Norton & Co.
COSTA, Jorge (coord.) (2015). Olhares sobre a história da música em Portugal. Vila do Conde: Verso da História.
MICHELS, Ulrich (2003/2007). Atlas de Música, 2 vols. Lisboa: Gradiva.
SADIE, Stanley (2000). The New Grove Dictionary of Music and Musicians, 2nd edition. London: Macmillan Publishers.
TARUSKIN, Richard (2009). The Oxford History of Western Music (5 vol.). New York: Oxford University Press.
TREITLER, Leo (1997). Strunk's Source Readings in Music History. New York: WW Norton & Co.
Método de ensino
Disciplina teórico-prática (60%/40%).Os conteúdos teóricos essenciais são expostos pelo docente, combinando-se a exposição teórica com a discussão e análise de documentos históricos, textos musicológicos e obras musicais, incluindo a audição/visualização comentada de exemplos musicais.
Promove-se a participação dos estudantes, nomeadamente na abordagem crítica a um conjunto diversificado de fontes relevantes (partituras, libretos, iconografia e outros documentos), havendo igualmente espaço para o esclarecimento de questões.
Serão disponibilizados no Inforestudante materiais de apoio textuais e auditivos.
A avaliação consiste nos seguintes elementos: um teste de avaliação (40%); um trabalho escrito precedido por um plano de trabalhos (50%); e participação (10%).
Método de avaliação
Trabalho escrito precedido por um plano de trabalhos - 50.0%
Um teste de avaliação - 40.0%
Participação - 10.0%
Conteúdo
Questões de periodização na História da Música Ocidental, da Antiguidade aos nossos dias. Elementos constantes na análise dos fenómenos musicais ao longo dos tempos. Aspectos específicos da cultura e da vida musical da Antiguidade, Idade Média, Renascimento, Barroco, Classicismo e Romantismo, e dos séculos XX e XXI. Questões estilísticas e formais ao longo das diferentes épocas. Contextualização dos fenómenos musicais do ponto de vista histórico, sociológico e ideológico nos períodos em questão.