Música de Câmara
Objetivos
a)Saber construir uma interpretação adequada à obra musical no plano estético, retórico, expressivo, estilístico e técnico.
b)Adquirir competências analíticas, desenvolver sensibilidade musical e capacidade de conceber uma performance autónoma.
c) Saber combinar a performance individual no conjunto de câmara, em função da especificidade da obra, surpreendendo os momentos de interacção recíproca.
d)Aprender a sentir a corporeidade numa relação viva com a voz e o instrumento.
e) Adquirir aptidões de comunicação visual e gestual com os restantes membros do grupo, no momento da performance.
f) Conhecer a pronúncia e o potencial semântico, musical e expressivo das línguas em causa, bem como a sua interacção possível com o jogo instrumental.
Caracterização geral
Código
711021064
Créditos
6.0
Professor responsável
Alberto José Vieira Pacheco
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Admissão na disciplina requer musicalidade e um domínio real do instrumento/voz equivalente ao 5º grau de um Conservatório de Música. A selecção realiza-se na primeira aula, requerendo a presença obrigatória de todos os alunos . Para essa audição o estudante deverá preparar uma peça musical à sua escolha.
Bibliografia
Klickstein, G. (2009). The musician’s way: A guide to practice, performance, and wellness. Oxford University Press
Murray, L. M. (2015). Chamber music: An extensive guide for listeners. Rowman & Littlefield
Radice, M. A. (2012). Chamber music: An essential history. University of Michigan Press
Rink, J., Gaunt, H., & Williamon, A. (Eds.). (2017). Musicians in the making: Pathways to creative performance. Oxford University Press
Rink, J. (2012). Sobre a performance: O ponto de vista da musicologia. Revista Música, 13(1), 32-60. https://doi.org/10.11606/rm.v13i1.55105
Rosen, C., & Temerson, C. (2020). The joy of playing, the joy of thinking: Conversations about art and performance. Harvard University Press
Waddington-Jones, C. (2014). Creativity in ensemble performance: A case of intense coperformer empathy. In Proceedings of the Third International Conference on Performance Studies Network. University of Cambridge
Método de ensino
A prática de música de câmara será realizada em dois encontros semanais. A bibliografia servirá de suporte para a reflexão sobre o repertório e sua prática. Na primeira aula, os alunos serão convidados a executar uma composição que demonstre o seu nível de proficiência musical. Tendo em conta essa audição, o professor, em concordância com todos os envolvidos, formará grupos entre 2 a 6 alunos e determinará o repertório que será trabalhado no semestre. Desta forma, as aulas obedecem a um conjunto de metas a alcançar, previamente estipuladas em função das competências individuais nos respectivos instrumentos. Cada aluno deverá interpretar pelo menos uma composição. Durante todo o curso, os alunos serão estimulados a alcançar a melhor performance musical possível e fazer reflexões no campo dos estudos artísticos. No final do semestre será realizado um recital-palestra, no qual os grupos farão uma breve apresentação crítica do trabalho realizado e das respectivas composições.
Método de avaliação
Unidade curricular sem exame; a avaliação será contínua.
A avaliação terá em conta:
1. A proficiência e desenvolvimento no domínio do repertório em estudo (10%).
2. O rigor e eficácia no desempenho instrumental nos ensaios e aulas (10%).
3. A assiduidade e o empenho (10%).
4. A apresentação no recital-palestra (60%).
Devido ao caráter prático e coletivo desta UC, a presença nas aulas será fundamental. Portanto, cada falta não justificada implicará na perda de 1,5 na nota final. Consequentemente, ter mais que 6 faltas implicará em reprovação, independentemente do rendimento nos TPs e no CF. Só serão consideradas justificadas as faltas por motivo de saúde (o atestado médico é obrigatório nestes casos), ou obrigações e convocações oficiais comprovadas. Por fim, apenas alunos com estatuto de trabalhador estudante estarão livres da presença obrigatória.
Conteúdo
Os conteúdos do curso são os seguintes:
A) a música de câmara e sua prática.
B) o repertório de câmara desde o barroco até a atualidade.
C) a originalidade na prática musical e a questão do intérprete como autor.
D) o bem-estar físico e mental do intérprete.
E) elementos expressivos usados na interpretação musical.
F) os estilos musicais.
G) a teoria das práticas interpretativas.
H) a relação entre as práticas musicais e a musicologia.
I) a análise musical aplicada à interpretação.