Sociologia da Música - Teoria e Método

Objetivos

No fim da disciplina os estudantes devem:
a) conhecer o campo, objetos de estudo, principais temáticas e problemas da sociologia da música;

b) compreender e saber aplicar conceitos, quadros teóricos e métodos da sociologia da música; 

c) conhecer e saber usar instrumentos e princípios de sociologia da música num processo de investigação;

d) saber discutir e comparar diferentes posições conceptuais e teóricas no domínio da sociologia da música e situá-las no contexto das ciências sociais e humanas;

e) ter aprofundado competências de autonomia intelectual e pensamento crítico;

f) realizar trabalho no campo visado.

Caracterização geral

Código

711021070

Créditos

6.0

Professor responsável

Paula Cristina Roberto Gomes Ribeiro Brandão

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável

Bibliografia

Adorno, T. W. (2009). Introdução à sociologia da música. Universidade Estadual Paulista. 


Becker, H. S. (2010). Mundos da arte. Livros Horizonte.


Bennet, A., & Waksman, S. (Eds.). (2015). The SAGE handbook of popular music. SAGE.


DeNora, T. (2000). Music in everyday life. Cambridge University Press.


Frith, S. (1996). Performing rites: Evaluating popular music. Oxford University Press.


Gomes-Ribeiro, P., et al. (Eds.) (2022). Convergências musicais. Gosto, identidade e mundo. Húmus.


McCormick, L. (2022). The cultural sociology of art and music. Palgrave.


Shepherd, J., & Devine, J. (Eds.). (2015). The Routledge reader on the sociology of music. Routledge.



Small, Christopher. 1998. Musicking: The meanings of performing and listening. Middletown, Connecticut: Wesleyan University Press.


Método de ensino

Na UC recorre-se a metodologias ativas, combinando componentes expositivas e demonstrativas, realização de projetos de modo colaborativo e interativo, fóruns e wikis, análise de estudos de caso, apresentações orais e escritas por parte dos estudantes, debate de exemplos áudio e vídeo.

Método de avaliação

A avaliação envolve:


1) um trabalho escrito sobre um tópico a definir, sua exposição e discussão na aula e entrega prévia de um plano de trabalho (50%),


2) uma prova escrita presencial (40%); 


3) a participação ativa em exercícios individuais ou de grupo, leituras e debates


realizados durante as aulas e na plataforma moodle (10%).

Conteúdo

1. Introdução ao campo, objetos, teorias, metodologias e conceitos chave da sociologia da música no contexto das ciências sociais e humanas em geral e da musicologia em particular;


2. Mapeamento histórico da disciplina, das fundações à atualidade;


3. Problemas, temáticas e estudos de caso em sociologia da música:


3.1. Música como instrumento de ordenação social e tecnologia de identidade (DeNora, Small, Frith, Martin, Shepherd & Devine);


3.2. Cenas musicais e culturas de gosto (DeNora, Peterson & Bennet, Schafer, Frith, Bourdieu, Thornton);


3.3. Tecnologias, media e indústrias musicais (Hesmondhalgh, Frith, Adorno, Cook);


3.4. Música, género e sexualidade (Solie, Citron, McClary, Bourdieu, Maus, Warwick).

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: