Sociologia da Música - Teoria e Método
Objetivos
No fim da disciplina os estudantes devem:
a) conhecer o campo, objetos de estudo, principais temáticas e problemas da sociologia da música;
b) compreender e saber aplicar conceitos, quadros teóricos e métodos da sociologia da música;
c) conhecer e saber usar instrumentos e princípios de sociologia da música num processo de investigação;
d) saber discutir e comparar diferentes posições conceptuais e teóricas no domínio da sociologia da música e situá-las no contexto das ciências sociais e humanas;
e) ter aprofundado competências de autonomia intelectual e pensamento crítico;
f) realizar trabalho no campo visado.
Caracterização geral
Código
711021070
Créditos
6.0
Professor responsável
Paula Cristina Roberto Gomes Ribeiro Brandão
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não aplicável
Bibliografia
Adorno, T. W. (2009). Introdução à sociologia da música. Universidade Estadual Paulista.
Becker, H. S. (2010). Mundos da arte. Livros Horizonte.
Bennet, A., & Waksman, S. (Eds.). (2015). The SAGE handbook of popular music. SAGE.
DeNora, T. (2000). Music in everyday life. Cambridge University Press.
Frith, S. (1996). Performing rites: Evaluating popular music. Oxford University Press.
Gomes-Ribeiro, P., et al. (Eds.) (2022). Convergências musicais. Gosto, identidade e mundo. Húmus.
McCormick, L. (2022). The cultural sociology of art and music. Palgrave.
Shepherd, J., & Devine, J. (Eds.). (2015). The Routledge reader on the sociology of music. Routledge.
Small, Christopher. 1998. Musicking: The meanings of performing and listening. Middletown, Connecticut: Wesleyan University Press.
Método de ensino
Na UC recorre-se a metodologias ativas, combinando componentes expositivas e demonstrativas, realização de projetos de modo colaborativo e interativo, fóruns e wikis, análise de estudos de caso, apresentações orais e escritas por parte dos estudantes, debate de exemplos áudio e vídeo.
Método de avaliação
A avaliação envolve:
1) um trabalho escrito sobre um tópico a definir, sua exposição e discussão na aula e entrega prévia de um plano de trabalho (50%),
2) uma prova escrita presencial (40%);
3) a participação ativa em exercícios individuais ou de grupo, leituras e debates
realizados durante as aulas e na plataforma moodle (10%).
Conteúdo
1. Introdução ao campo, objetos, teorias, metodologias e conceitos chave da sociologia da música no contexto das ciências sociais e humanas em geral e da musicologia em particular;
2. Mapeamento histórico da disciplina, das fundações à atualidade;
3. Problemas, temáticas e estudos de caso em sociologia da música:
3.1. Música como instrumento de ordenação social e tecnologia de identidade (DeNora, Small, Frith, Martin, Shepherd & Devine);
3.2. Cenas musicais e culturas de gosto (DeNora, Peterson & Bennet, Schafer, Frith, Bourdieu, Thornton);
3.3. Tecnologias, media e indústrias musicais (Hesmondhalgh, Frith, Adorno, Cook);
3.4. Música, género e sexualidade (Solie, Citron, McClary, Bourdieu, Maus, Warwick).