Prática Musical-Músicas no Mundo
Objetivos
Ao terminar esta UC com aproveitamento o aluno terá:
a) Desenvolvido a capacidade e o gosto da interpretação musical em conjunto;
b) Desenvolvido a capacidade de leitura à primeira vista de partituras vocais a a solo e em conjunto;
c) Adquirido experiências de interpretação musical em palco;
d) Alargado o seu campo de experiências musicais através da observação, análise e interpretação dos repertórios sacros de várias famílias de Igrejas, tanto do rito bizantino (grega, georgiana, búlgara, sérvia, romena e russa), como copta;
e) Adquirido uma compreensão do contexto histórico-sociológico dos repertórios acima referidos.
Caracterização geral
Código
711021080
Créditos
6.0
Professor responsável
Svetlana Yurievna Poliakova, João Manuel Nunes da Silva Nogueira
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
Gardner, J. (1980). Russian church singing. Worship and Hymnography (Vol. 1). St. Vladimir´s Seminary Press.
Mango, C. (2008). Bizâncio. O Império da Nova Roma (A. Morais & V. Rodrigues, Trans.). Edições 70. (Original work published 1980).
Strunk, O. (1977). Essays on Music in the Byzantine World. Norton.
Troelsgaard, C. (2011). Byzantine Neumes: A New Introduction to the Middle Byzantine Musical Notation (Subsidia, Vol. 9., Series Monumenta Musicae Byzantinae). Museum Tusculanum Press.
Troelsgård, C. (Ed.), & Wolfram, G. (2022). Byzantine Chant, Radiation and Interaction: Proceedings of the Congress Held at Hernen Castle, the Netherlands, in December 2015 (Vol. 29, Series Eastern Christian Studies). Peeters.
Utidjian, H. (2018). Treasures of the earliest Christian nation: Spirituality, Art and Music in Mediaeval Armenian Manuscripts. Strahovská knihovna Královské kanonie premonstrátů na Strahově.
Método de ensino
U.c. combina, em cada aula, ensaio das peças corais (60%) e o estudo teórico (40%). A metodologia da componente prática baseia-se em exposição por professor das técnicas vocais e realização pelos alunos de exercícios de aquecimento vocal no início de cada aula; introdução gradual do repertório na ordem crescente de dificuldade; estudo detalhado de vários elementos da partitura, passando por leitura solfejada, entoada sem texto, rítmica com e sem texto, em partes, e por fim, leitura completa; ensaios em grupo e individuais. A componente teórica realize por meios de exposição, por parte de docente, dos conteúdos programáticos; discussão e comentários dos alunos no decorrer da exposição.
Método de avaliação
Avaliação realiza-se através de avaliação contínua de 8-10 peças (60%), um teste de reconhecimento auditivo dos exemplos dos repertórios analisados (10%), e um teste de conhecimentos teóricos (30%).
Conteúdo
U.c. é dedicada à interpretação coral e à contextualização do repertório do canto sacro do Leste, nas tradições grega, georgiana, copta, arménia, siríaca, ítalo-grega, romena, russa, sérvia, ucraniana e búlgara. A componente prática pressupõe o estudo e interpretação de 8 – 10 peças vocais a solo e em conjunto, que serão ouvidas, via gravações disponíveis, e analisadas, ensaiadas, e cantadas no âmbito de uma récita no final do curso. A componente teórica visa encaixar as peças cantadas num panorama do canto sacro do Leste através do estudo dos contextos de periodização da história e da liturgia bizantina, sistema do canto sacro (géneros, celebrações, livros, notação), fundamentos estéticos (natureza sintética, canonicidade e colegialidade, simbolismo), sistema de estilos de canto (monodia bizantina, copta, russa znamenny; variedade polifónicas –georgiana, dissonante russa; harmonizações a partir do Barroco; música contemporânea).