Prática Musical-Músicas no Mundo

Objetivos

Ao terminar esta UC com aproveitamento o aluno terá:

a) Desenvolvido a capacidade e o gosto da interpretação musical em conjunto;

b) Desenvolvido a capacidade de leitura à primeira vista de partituras vocais a a solo e em conjunto;

c) Adquirido experiências de interpretação musical em palco;

d) Alargado o seu campo de experiências musicais através da observação, análise e interpretação dos repertórios sacros de várias famílias de Igrejas, tanto do rito bizantino (grega, georgiana, búlgara, sérvia, romena e russa), como copta;

e) Adquirido uma compreensão do contexto histórico-sociológico dos repertórios acima referidos.

Caracterização geral

Código

711021080

Créditos

6.0

Professor responsável

Svetlana Yurievna Poliakova, João Manuel Nunes da Silva Nogueira

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Gardner, J. (1980). Russian church singing. Worship and Hymnography (Vol. 1). St. Vladimir´s Seminary Press.
Mango, C. (2008). Bizâncio. O Império da Nova Roma (A. Morais & V. Rodrigues, Trans.). Edições 70. (Original work published 1980).
Strunk, O. (1977). Essays on Music in the Byzantine World. Norton.
Troelsgaard, C. (2011). Byzantine Neumes: A New Introduction to the Middle Byzantine Musical Notation (Subsidia, Vol. 9., Series Monumenta Musicae Byzantinae). Museum Tusculanum Press.
Troelsgård, C. (Ed.), & Wolfram, G. (2022). Byzantine Chant, Radiation and Interaction: Proceedings of the Congress Held at Hernen Castle, the Netherlands, in December 2015 (Vol. 29, Series Eastern Christian Studies). Peeters.
Utidjian, H. (2018). Treasures of the earliest Christian nation: Spirituality, Art and Music in Mediaeval Armenian Manuscripts. Strahovská knihovna Královské kanonie premonstrátů na Strahově.

Método de ensino

U.c. combina, em cada aula, ensaio das peças corais (60%) e o estudo teórico (40%). A metodologia da componente prática baseia-se em exposição por professor das técnicas vocais e realização pelos alunos de exercícios de aquecimento vocal no início de cada aula; introdução gradual do repertório na ordem crescente de dificuldade; estudo detalhado de vários elementos da partitura, passando por leitura solfejada, entoada sem texto, rítmica com e sem texto, em partes, e por fim, leitura completa; ensaios em grupo e individuais. A componente teórica realize por meios de exposição, por parte de docente, dos conteúdos programáticos; discussão e comentários dos alunos no decorrer da exposição. 

Método de avaliação

Avaliação realiza-se através de avaliação contínua de 8-10 peças (60%), um teste de reconhecimento auditivo dos exemplos dos repertórios analisados (10%), e um teste  de conhecimentos teóricos (30%).


 

Conteúdo

U.c. é dedicada à interpretação coral e à contextualização do repertório do canto sacro do Leste, nas tradições grega, georgiana, copta, arménia, siríaca, ítalo-grega, romena, russa, sérvia, ucraniana e búlgara. A componente prática pressupõe o estudo e interpretação de 8 – 10 peças vocais a solo e em conjunto, que serão  ouvidas, via gravações disponíveis, e analisadas, ensaiadas, e  cantadas no âmbito de uma récita no final do curso. A componente teórica visa encaixar as peças cantadas num panorama do canto sacro do Leste através do estudo dos contextos de  periodização da história e da liturgia bizantina, sistema do canto sacro (géneros, celebrações, livros, notação),  fundamentos estéticos (natureza sintética, canonicidade e colegialidade, simbolismo), sistema de estilos de canto (monodia bizantina, copta, russa znamenny; variedade polifónicas –georgiana, dissonante russa; harmonizações a partir do Barroco; música contemporânea). 

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: