Collegium Musicum 2

Objetivos

Fomentar e manter explícita a ligação entre a música prática e a musicologia teórica; demonstrar, na teoria e na prática, que a performance e a interpretação se devem apoiar na análise musical e no conhecimento dos contextos histórico-sociais e das correntes estilísticas; analisar, discutir e experimentar diferentes aproximações estilísticas na interpretação musical, com a devida fundamentação teórica; estimular na prática a qualidade e a exigência na performance musical, através da musicalidade, da vivacidade e da exploração máxima das possibilidades interpretativas; estudar aspetos da interpretação musical, através da audição e da comparação crítica de concertos e gravações; estimular e desenvolver o espírito crítico na apreciação da interpretação musical; estabelecer critérios de performance-interpretação; adquirir conhecimentos sobre grandes marcos da interpretação e os seus principais protagonistas.

Caracterização geral

Código

711021088

Créditos

3.0

Professor responsável

Alberto José Vieira Pacheco

Horas

Semanais - 4

Totais - 84

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Cook, N. (2007). Music, performance, meaning: Selected essays. Cambridge University Press.


Elliott, M. (2006). Singing in style: A guide to vocal performance practices. Yale University Press


Lester. J. (1996). Performance and analysis: interaction and interpretation. In The practice of performance. Cambridge University Press, 1996


Potter, J. (2000). The Cambridge companion to singing. Cambridge University Press


Rink, J. (org.). (2002). Musical Performance: A guide to understanding. Cambridge University Press


Rink, J. ; Gaunt, H.; Williamon, A. (Eds.). (2017) Musicians in the making: Pathways to creative performance. Oxford: University Press


Sundberg, J. (2015). Ciência da voz: Fatos sobre a voz na fala e no canto. Edusp

Método de ensino

Serão consolidados e aprofundados conhecimentos e habilidades musicais apresentados em Collegium Musicum I. Desta forma, o curso vai consistir na interpretação de música para coro à capela, havendo a possibilidade de incluir instrumentos colaboradores. Uma bibliografia complementar será apresentada de forma a alargar os referenciais teóricos que vão subsidiar a prática musical. A intepretação do repertório será feita de forma consciente e crítica, a fim de alcançar os objetivos da disciplina. Os resultados musicais serão apresentados em forma de concerto público com duração aproximada de uma hora de música.

Método de avaliação

Unidade curricular sem exame; a avaliação será contínua. A avaliação será feita levando em conta a performance musical e o empenho dos alunos em:


1) Dois testes práticos (TP) individualizados, através da formação de quartetos vocais, cuja nota será uma média (50%).


2) Concerto final (CF) com o repertório trabalhado no semestre (50%).


3) Devido ao caráter prático e coletivo desta UC, a presença nas aulas será fundamental. Portanto, cada falta não justificada implicará na perda de 1,5 na nota final. Consequentemente, ter mais que 6 faltas implicará em reprovação, independentemente do rendimento nos TPs e no CF. Só serão consideradas justificadas as faltas por motivo de saúde (o atestado médico é obrigatório nestes casos), ou obrigações e convocações oficiais comprovadas. É preciso ressaltar que para ser considerado presente o aluno deve comparecer à aula com no máximo 15 minutos de atraso e permanecer até o final. Por fim, apenas alunos com estatuto de trabalhador estudante estarão livres da presença obrigatória.


4) Havendo Concertos Extras (CE), a participação do aluno resultará no aumento de 0,5 na nota final, desde que os 20 valores não sejam ultrapassados.


 Em resumo, a nota final será:


Nota final = [(TP + CF ) / 2 ] – 1,5 F + 0,5 CE

Conteúdo

O curso vai aprofundar e alargar as habilidades e o conhecimento trabalhados no Collegium Musicum I através dos seguintes conteúdos: A) a prática do repertório musical, composto desde o Romantismo até a atualidade, especialmente aquele escrito para coral; B) os estudos da interpretação musical, C) a relação entre a análise e prática musicais, D) a respiração e sua relação com o fraseado musical, E) os estilos de canto desde o Romantismo, F) a dicção para cantores em estilos variados.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: