Filosofia da Linguagem

Objetivos

a) Conhecimento das principais questões suscitadas pela linguagem em sede filosófica.

b) Capacidade de analisar textos, reconstruir as mensagens implícitas e justificar interpretações.

c) Capacidade crítica de confrontar diferentes teorias.

d) Conhecimento sumário das relações e interseções entre o estudo da Linguística contemporânea e a Filosofia da Linguagem.

e) Identificar os vários aspetos implicados na descrição fenomenológica da linguagem.

f) Identificação das principais articulações da Filosofia da Linguagem com a Ontologia, a Antropologia e a Filosofia do Conhecimento.

Caracterização geral

Código

01102020

Créditos

6.0

Professor responsável

Pedro Rui do Espírito Santo Abreu

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Aristotle. (1991). Topics. In J. Barnes (Ed.), The complete works of Aristotle, vol. I. Princeton University Press.

Austin, J. L. (1962). How to do things with words. Oxford University Press.

Grice, P. (1975). Logic and conversation. In P. Cole & J. Morgan (Eds.), Syntax and semantics 3: Speech acts (pp. 41–58). Academic Press.

Huang, Y. (2014). Pragmatics. Oxford University Press.

Levinson, S. (2000). Presumptive meanings: The theory of generalized conversational implicature. MIT Press.

Macagno, F., & Walton, D. (2014). Emotive language in argumentation. Cambridge University Press.

Stalnaker, R. (1974). Pragmatic presuppositions. In M. Munitz & P. Unger (Eds.), Semantics and philosophy (pp. 197–214). New York University Press.

Stalnaker, R. (2002). Common ground. Linguistics and Philosophy, 25, 701– 721.

Stevenson, C. (1944). Ethics and language. Yale University Press. von Fintel, K. (2008). What is Presupposition Accommodation, Again? Philosophical Perspectives, 22(1), 137–170.

Método de ensino

As aulas serão estruturadas em apresentações e atividades com toda a turma e em pequenos grupos. Os conceitos temáticos desenvolvidos serão ensinados através interpretações e discussões das teorias dos autores mais importantes, e aplicações e usos das ferramentas teóricas – com exercícios a ser desenvolvidos individualmente e conjuntamente com o docente.

Método de avaliação

Avaliação - Um teste dividido entre perguntas teóricas e exercícios práticos.(60%), A frequência e participação nas aulas será também tida em conta.(10%), Um trabalho escrito(30%)

Conteúdo

O curso visa a delinear a evolução de alguns conceitos fundamentais na filosofia da linguagem desde Aristóteles, e em particular a relação entre linguagem e contexto. O curso é organizado numa forma temática, focando em tópicos de semântica (definição, referência) e pragmática (implicaturas, pressuposição, atos linguísticos, linguagem emotiva).

Tópicos:

- O sistema lógico-semântico da Tópica de Aristóteles

- Os predicáveis e as inferências dialéticas

- Os tipos de definição e a relação com os outros predicáveis

- A suppositio e o problema da referência

- A significatio

- O problema da linguagem emotiva (Stevenson)

- A definição persuasiva

- Os atos linguísticos (Austin)

- As implicaturas (Grice)

- A pressuposição (semântica e pragmática)

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: