Antropologia Filosófica
Objetivos
a). Adquirir conhecimentos básicos, do ponto de vista histórico-filosófico, no âmbito da antropologia.
b). Adquirir a capacidade de identificar e compreender as principais linhas de força da tradição filosófica europeia no que diz respeito à concepção do sujeito humano.
c). Desenvolver uma atitude crítica e a capacidade de reflectir autonomamente sobre as principais questões da antropologia filosófica na actualidade.
d). Adquirir um conhecimento básico da complexidade de problemas e de áreas disciplinares que se cruzam no âmbito da antropologia filosófica.
Caracterização geral
Código
711031051
Créditos
6.0
Professor responsável
João Manuel Pardana Constâncio
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não aplicável.
Bibliografia
HEGEL, G. W. F. [1817](1952), Vorlesungen über die Geschichte der Philosophie II, Werke 19, Frankfurt a.M.: Suhrkamp, 1986
HEIDEGGER, M., Nietzsche I, Gesamtausgabe (GA 6.1), Frankfurt a.M., Vittorio Klostermann, 1996/ Nietzsche I, trad. Marco Antônio Casanova, Rio de Janeiro, Forense Universitária, 2010
PLATÃO, Fedro, Burnet, J., Platonis opera, vol. II, Oxford, Clarendon Press, 1901/ FAIDROS/// Fedro, texto grego: John Burnet/ tradução: Carlos Alberto Nunes, Belém, ed. Universidade Federal do Pará, 2011/ Fedro, tradução de Maria Cecília Gomes dos Reis, São Paulo, Companhia das Letras, 2021
Método de ensino
(a) Aulas de exposição dialogada, isto é, de exposição teórica mas com espaço para perguntas e intervenção dos alunos, bem como para a leitura de passagens relevantes dos textos em análise.
(b) Aulas leccionadas no chamado regime de seminário, i.e., consistem em leitura, comentário e análise de texto (com recurso a pdf projectados por computador).
Método de avaliação
A avaliação é constituída por Prova de Frequência (80%); avaliação contínua e participação nas aulas (20%).
Conteúdo
O curso consistirá na leitura, comentário e interpretação filosófica do diálogo Fedro,de Platão. Esta interpretação terá como foco a pergunta da antropologia filosófica (o que é o ser-humano?), e terá como ponto de partida a interpretação do diálogo nas Aulas de história da filosofia, de Hegel, e no volume Nietzsche I, de Martin Heidegger.