Ética

Objetivos

a) Adquirir a capacidade de analisar os conceitos fundamentais do agir humano.

b) Compreender as relações entre ética e moral.

c) Conhecer alguns dos grandes marcos da ética filosófica.

d) Compreender a formação, a mutação e a permanência dos valores éticos.

e) Reconhecer a complexidade dos conceitos de pessoa humana e de dignidade do ser humano.

Caracterização geral

Código

711031052

Créditos

6.0

Professor responsável

Nuno Vieira da Rosa e Ferro

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável.

Bibliografia

ARISTÓTELES, (1989), The Nicomachean Ethics, Oxford, Loeb Library.


FRANKFURT, H., (1998) The Importance of What We Care About, Cambridge: Cambridge U. P.


GEACH, P., (1956) Good and Evil, Analysis, 17, p. 32-42.


KANT, I., (2003) Crítica da Razão Prática, ed. bilingue, S.Paulo: Martins Fontes.


KANT, I., (2011) Fundamentação da Metafísica dos Costumes, S. Paulo: Martin Claret.


NAGEL, Th., (1979) Mortal Questions, Cambridge: Cambridge U.P.


PARFIT, D., (2011) On What Matters, 2 vols., Oxford: Oxford U. P.


PLATÃO, (1947) Apology, Oxford: Loeb.


ROSS, D., (2009) The Right and The Good, Oxford: ClarendonP.


SCANLON, T. M., (1998) What We Owe to Each Other, Cambridge: Belknap.


STUART MILL, J., (2015) On Liberty, Utilitarianism and Other Essays, Oxford: O.U.P.


WITTGENSTEIN, L., (1965) Lecture on Ethics, Philosophical Review, 74.


WILLIAMS, B., (1981) Moral Luck, Cambridge: Cambridge U.P

Método de ensino

Curso de natureza teórico-prática. A metodologia usada combina o exame teórico dos problemas e a interpretação de textos. Análise e comentário dos textos em causa.

Método de avaliação

Avaliação

: Frequência obrigatória - 50.0%

Trabalho escrito - 50.0%

Conteúdo

Terma: Ética e preocupação por si

1. Ética e estética: considerações sobre Samuel Butler (Notes, The way of all flesh), Kierkegaard, Bernard Williams e H. Frankfurt;

2. O ensino da ética: o "que" e o "como", na Ética a Nicómaco;

3. Preocupação por si e o ponto de vista imparcial;

4. "Not Me" e as "necessidades volitivas" (H.. Frankfurt); 5. Notas sobre a consciência (de S. Jerónimo a Gilbert Ryle e E. Anscombe).  

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: