Filosofia do Conhecimento
Objetivos
a) Conhecer aprofundadamente temas e problemas característicos da Filosofia do Conhecimento.
b) Avaliar a coerência interna e externa das diferentes «soluções».
c) Desenvolver a capacidade de análise
d)Exercitar a capacidade de leitura crítica de alguns textos filosóficos fundamentais.
e)Exercitar as competências associadas à produção de discursos e textos filosoficamente coerentes e pertinentes.
Caracterização geral
Código
711031056
Créditos
6.0
Professor responsável
Luís Manuel Aires Ventura Bernardo
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não aplicável.
Bibliografia
Broughton, J, Carriero, J. (2011). A Companion to Descartes. Sussex. Willey-Blackwell
Descartes, R. (1992). Meditações sobre a Filosofia Primeira. Coimbra: Almedina
Guyer, P. (2010). The Cambridge Companion to Kant´s Critique of Pure Reason. Cambridge. Cambridge University Press
Kant, I, (2008). Crítica da Razão Pura. Lisboa. Fundação Calouste Gulbenkian
Locke, J. (1999), Ensaio sobre o entendimento humano (2 voll.), Lisboa. Fundação Calouste Gulbenkian
Hume, D.(2013), Investigação sobre o entendimento humano, Lisboa. Edições '70
Método de ensino
Exposição dialogada.
Discussão de problemas específicos.
Análise e comentário de textos.
Método de avaliação
Método de avaliação
frequência - 40.0%
frequência - 40.0%
Participação nas atividades propostas - 20.0%
Conteúdo
A partir da análise de algumas das principais obras de René Descartes e Immanuel Kant, serão discutidos os seguintes temas:
1. O conhecimento como problema filosófico
2. Processos de conhecimento
3. Faculdades cognitivas
4. Modalidades de conhecimento
5. Limites do conhecimento
Neste ano letivo dar-se-á particular destaque à figura da subjetividade.