Filosofia do Conhecimento

Objetivos

a) Conhecer aprofundadamente temas e problemas característicos da Filosofia do Conhecimento.
b) Avaliar a coerência interna e externa das diferentes «soluções».
c) Desenvolver a capacidade de análise
d)Exercitar a capacidade de leitura crítica de alguns textos filosóficos fundamentais.
e)Exercitar as competências associadas à produção de discursos e textos filosoficamente coerentes e pertinentes.

Caracterização geral

Código

711031056

Créditos

6.0

Professor responsável

Luís Manuel Aires Ventura Bernardo

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável.

Bibliografia

Broughton, J, Carriero, J. (2011). A Companion to Descartes. Sussex. Willey-Blackwell
Descartes, R. (1992). Meditações sobre a Filosofia Primeira. Coimbra: Almedina
Guyer, P. (2010). The Cambridge Companion to Kant´s Critique of Pure Reason. Cambridge. Cambridge University Press
Kant, I, (2008). Crítica da Razão Pura. Lisboa. Fundação Calouste Gulbenkian
Locke, J. (1999), Ensaio sobre o entendimento humano (2 voll.), Lisboa. Fundação Calouste Gulbenkian
Hume, D.(2013), Investigação sobre o entendimento humano, Lisboa. Edições '70

Método de ensino

Exposição dialogada.
Discussão de problemas específicos.
Análise e comentário de textos.


 

Método de avaliação

Método de avaliação


 


frequência - 40.0%


frequência - 40.0%


Participação nas atividades propostas - 20.0%

Conteúdo

A partir da análise de algumas das principais obras de René Descartes e Immanuel Kant, serão discutidos os seguintes temas:


1. O conhecimento como problema filosófico
2. Processos de conhecimento
3. Faculdades cognitivas
4. Modalidades de conhecimento
5. Limites do conhecimento


 Neste ano letivo dar-se-á particular destaque à figura da subjetividade.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: