Filosofia Antiga
Objetivos
a) Adquirir um conhecimento básico das figuras mais relevantes do pensamento filosófico antigo e de alguns dos seus textos.
b) Adquirir uma compreensão básica da especificidade da filosofia antiga como momento de fundação e princípio da tradição filosófica.
c) Adquirir a capacidade de identificar os problemas filosóficos mais significativos do pensamento antigo.
d) Adquirir um conhecimento básico das principais linhas de desenvolvimento da filosofia antiga.
e) Adquirir a capacidade básica de situar conceitos, concepções metodológicas e posições doutrinais no contexto histórico a que pertencem.
f) Adquirir uma compreensão básica da terminologia filosófica antiga e do seu papel na génese da terminologia filosófica.
g) Adquirir a capacidade básica de ler e interpretar alguns textos fundamentais da filosofia antiga.
h) Reconhecer a importância do estudo da filosofia antiga para a compreensão
Caracterização geral
Código
711031059
Créditos
6.0
Professor responsável
António Jorge de Castro Caeiro
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
Aristóteles:
F. Susemihl, Aristotelis ethica Eudemia, Leipzig: Teubner, 1884 (repr. Amsterdam: Hakkert, 1967): 1-123 (1214a1-1249b25).
I. Bywater, Aristotelis ethica Nicomachea, Oxford: Clarendon Press, 1894 (repr. 1962): 1-224 (1094a1-1181b23).
Platão
J. Burnet, Gorgias. Platonis opera, vol. 3, Oxford: Clarendon Press, 1903 (repr. 1968): St I.447a-527e. J. Burnet, Phaedo. Platonis opera, vol. 1, Oxford: Clarendon Press, 1900 (repr. 1967): St I.57a-118a.
J. Burnet, Phaedrus. Platonis opera, vol. 2, Oxford: Clarendon Press, 1901 (repr. 1967): St III.227a-279c.
J. Burnet, Philebus. Platonis opera, vol. 2, Oxford: Clarendon Press, 1901 (repr. 1967): St II.11a-67b.
S.R. Slings, Platonis Rempublicam, Oxford: Oxford University Press, 2003: 1-409.
J. Burnet, Symposium. Platonis opera, vol. 2, Oxford: Clarendon Press, 1901 (repr. 1967): St III.172a-223d.
Método de ensino
(A) A maior parte das aulas são de exposição com espaço para a intervenção livre e obrigatória dos alunos, para o esclarecimento da leitura de passagens relevantes dos textos em análise. (C) Algumas aulas são leccionadas no chamado regime de seminário, i.e., consistem em leitura, comentário e análise de texto (com recurso a pdf projectados por computador). (C) Por fim, algumas aulas consistem na discussão, com os alunos, de matérias já expostas e dos problemas que elas levantam.
Método de avaliação
Duas frequências: a meio do curso (30 %) e no final do curso (70 %)
Conteúdo
À procura da Psychē
É conhecida a frase de Aristóteles - desabafo ?- A psychē é de algum modo os entes todos (De Anima 431b21). A psychē é não apenas o objecto da filosofia, é o seu ponto de partida, é por mor dela que se faz filosofia, é o próprio elemento. Andar à procura da psychē é andar à procura da filosofia. Coisa estranha. Então não sabemos nós o que é a filosofia? E a neurociência não saberá o que é a psychē, só que com outro nome: "mind"? Há muitas palavras que dizem fenómenos parecidos. Só em grego, dois: thymos: a força efervescente ou o turbilhão da ventania; pneuma: o sopro, o vento. A experiência que os antigos faziam da psychē tinha de ser diferente da nossa, se a psychē for todas as coisas no seu todo e cada uma delas singularmente. E cada um de nós? Temos nós uma psychē? Como a identificamos? E um outro é a sua psychē? E uma coisa tem psychē? Talvez um animal ou até uma planta. Mas uma pedra? Como é possível que todas as coisas sem excepção sejam de algum modo a psychē? Veremos em alguns diálogos de Platão (Fédon, Fédro, República, Filebo, Górgias) e nas Éticas de Aristóteles (Ética a Nicómaco e Ética a Eudemo), como o "espaço" ou a "atmosfera" em que as suas investigações filosóficas acontecem é o da psychē, não como um objecto que se encontra aí perante nós à nossa frente mas do qual temos de fazer a experiência, não sem antes o termos de conjurar. A filosofia tem como conteúdo o "meio" em que nos encontramos com os mundos de coisas, os outros e os seus mundos e cada um de si a ser.