Filosofia Medieval
Objetivos
1) Adquirir conhecimento básico de figuras relevantes do pensamento filosófico medieval.
2) Adquirir a capacidade de ler e interpretar alguns textos filosóficos fundamentais do período medieval.
3) Adquirir a capacidade básica de situar conceitos, concepções metodológicas e posições doutrinais no contexto histórico a que pertencem.
4) Analisar alguns dos problemas filosóficos mais básicos e importantes da época estudada.
5) Reconhecer a relevância que o estudo da filosofia medieval pode ter para a compreensão de algumas questões filosóficas atuais.
6) Comparar as análises medievais e modernas de problemáticas afins.
7) Ser capaz de uma leitura crítica do período histórico-filosófico medieval, reconhecendo os seus contributos para a formação da mentalidade, cultura e filosofia europeias.l
Caracterização geral
Código
711031060
Créditos
6.0
Professor responsável
Nuno Vieira da Rosa e Ferro
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não tem
Bibliografia
S. AGOSTINHO, (2005), Confissões, Imprensa Nacional.
S. AGOSTINHO, (2009), Obras Filosóficas, Madrid: BAC.
S. AGOSTINHO, (2006), De Trinitate/Da Trindade, Lisboa, Paulinas.
S. AGUS, (2007), A Cidade de Deus, Lisboa, Gulbenkian.
References to Letters, Sermons, and other works are given during the course.
Método de ensino
Curso de natureza teórico-prática. A metodologia usada combina o exame teórico dos problemas e a interpretação de textos. Análise e comentário dos textos em causa.
Método de avaliação
Avaliação
Avaliação individual; frequência obrigatória - 100.0%
Conteúdo
S. Agostinho: o processo de identificação do humano
Análise de estruturas fundamentais do humano.
O saber natural do conceito "homem" e o "inquietum cor" como momento originário da nossa condição.
A noção de disposição.
A "natureza" do humano como desejo.
A revelação da situação humana na possibilidade da morte.
A natureza totalmente formal da compreensão do humano.
"Nisi credideritis, non intelligetis": esclarecimento formal da sua estrutura.
A "noção" de imago Dei.
Conclusão: Descrição, sentido e possibilidade de sentido no processo de identificação do humano.l