Filosofia Moderna
Objetivos
1. Adquirir conhecimento básico das figuras mais relevantes do pensamento filosófico ocidental da época moderna e de alguns dos seus textos.
2. Identificar as questões filosóficas mais significativas do pensamento europeu moderno e enunciá-las com precisão.
3. Adquirir a capacidade básica de situar conceitos, concepções metodológicas e posições doutrinais no contexto histórico a que pertencem.
4. Adquirir a capacidade de identificar os traços distintivos da filosofia europeia do período moderno tanto do ponto de vista metodológico como temático.
5. Adquirir a capacidade de identificar e enunciar os elementos de continuidade e de ruptura na formulação dos problemas filosóficos e nas propostas da sua resolução.
6. Adquirir a capacidade de ler e interpretar alguns textos fundamentais do período moderno.
7. Reconhecer a importância do estudo da filosofia moderna para a compreensão de algumas questões filosóficas actuais.
Caracterização geral
Código
711031061
Créditos
6.0
Professor responsável
Marta Maria Anjos Galego de Mendonça
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Nenhum
Bibliografia
Descartes, R. (1996). Oeuvres Complètes. 11 vols. Publiées par C. Adam et A. Tannery. Vrin.
Hume, D. (1964). The Philosophical Works. 4 vols. Scientia Verlag.
Kant, I. (1968). Kants Werke, Vol. III. Ed. Deutsche Akademie der Wissenchaften. De Gruyter.
Leibniz, G. W. (1875-1890). Die Philosophischen Schriften. 7 vols. Hrsg von C. I. Gerhardt. Weidmann.
Locke, J. (1997). The Works of John Locke. 9 vols. Routledge/Thoemmes Press.
Spinoza, B. (1985). The Collected Works of Spinoza. 2 vols. Edited and translated by Edwin Curley. Princeton University Press.
Método de ensino
Aulas teórico-práticas; conjugam a análise e o debate livre dos problemas e o seu tratamento em textos clássicos da literatura filosófica.
Método de avaliação
1. Prova escrita a meio do semestre (35%)
2. Prova escrita no final do semestre (65%).
Conteúdo
Erro, ilusão e ignorância na Filosofia Moderna
A reflexão sobre o erro – sobre os seus indícios, causas, manifestações, bem assim como sobre os critérios disponíveis para o evitar – esteve no centro do debate filosófico europeu da modernidade, conferindo-lhe um tom marcadamente crítico. Longe de se conceber como um acidente da razão, o erro vislumbra-se como uma ameaça constante ou inclusivamente como uma condição da razão humana. As consequências ou os efeitos decorrentes deste novo modo de pensar a relação da razão à verdade configuraram na raiz os diversos sistemas filosóficos da modernidade e projectaram a sua influência muito para além do próprio período moderno.
O curso abordará o problema do erro e as questões que lhe estão associadas, tal como foram formulados e sucessivamente reformulados na filosofia europeia dos séculos XVI a XVIII.