Temas de Filosofia Contemporânea
Objetivos
a) Identificar compreensivamente problemas centrais do pensamento filosófico contemporâneo
b) Contextualizar esses problemas de forma diacrônica e sincrônica
c) Desenvolver capacidade analítica e crítica através da leitura de textos relevantes da filosofia contemporânea.
Caracterização geral
Código
711031074
Créditos
6.0
Professor responsável
Paulo Alexandre Pinto dos Anjos da Silva Lima
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não aplicável.
Bibliografia
Obras completas de Nietzsche
- F. Nietzsche, Sämtliche Werke. Kritische Studienausgabe, hrsg. v. G. Colli u. M. Montinari, 15 Bd., Berlin, De Gruyter, 1980.
- F. Nietzsche, Digitale kritische Gesamtausgabe Werke und Briefe, hrsg. v. P. D'Iorio, Paris, Nietzsche Source, 2009ss., www.nietzshesource.org/eKGWB.
A filosofia na idade trágica dos gregos: edições, traduções e comentários
- F. Nietzsche, A filosofia na idade trágica dos gregos, trad. port., Lisboa, Edições 70, 2009.
F. Nietzsche, Die Geburt der Tragödie. Schriften zu Literatur und Philosophie der Griechen, hrsg. u. erl. v. M Landfester, Frankfurt, Insel Erlag, 1994, S. 299-371 (texto), 655-684 (comentário).
Lições sobre Os filósofos pré-platónicos: edições, traduções e comentários
- F. Nietzsche, Les philosophes préplatoniciens suivis de les διαδοχαί des philosophes (texte établi à partir des manuscrits par P. D'Iorio, présentes et annotés par P. D'Iorio & F. Fronterotta, traduit par N. Ferrand), Combas, Éditions de l'Éclat, 1994.
- F. Nietzsche, The Pre-Platonic Philosophers (Translated from the German and Edited, with an Introduction and Commentary, by Greg Whitlock), Champaign IL, University of Illinois Press, 2006.
Método de ensino
Exposição de problemas
Análise de textos
Debate com os alunos
Método de avaliação
Exame de frequência (70%)
Apresentação de trabalho em aula (30%)
Conteúdo
O curso versará sobre a interpretação dos primeiros filósofos gregos levada a cabo por Nietzsche na sua juventude. Tomar-se-á como ponto de partida A filosofia na idade trágica dos gregos, procurando complementá-lo com as lições sobre Os filósofos pré-platónicos e alguns fragmentos póstumos. Procurar-se-á explorar a visão global de Nietzsche sobre estes filósofos, bem como a sua interpretação de cada um deles. Da leitura destes textos sobressairá uma importante reflexão sobre as relações entre ciência, arte e filosofia. Ver-se-á como tal reflexão permite lançar luz sobre o significado dos fragmentos dos primeiros filósofos, mas também e sobretudo como ela indirectamente permite definir o papel que o próprio Nietzsche entendia poder ter como mentor filosófico da revolução cultural que Wagner procurava operar a partir de Bayreuth.