Temas de Filosofia Contemporânea

Objetivos

a) Identificar compreensivamente problemas centrais do pensamento filosófico contemporâneo

b) Contextualizar esses problemas de forma diacrônica e sincrônica

c) Desenvolver capacidade analítica e crítica através da leitura de textos relevantes da filosofia contemporânea.

Caracterização geral

Código

711031074

Créditos

6.0

Professor responsável

Paulo Alexandre Pinto dos Anjos da Silva Lima

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável.

Bibliografia

Obras completas de Nietzsche


- F. Nietzsche, Sämtliche Werke. Kritische Studienausgabe, hrsg. v. G. Colli u. M. Montinari, 15 Bd., Berlin, De Gruyter, 1980.


- F. Nietzsche, Digitale kritische Gesamtausgabe Werke und Briefe, hrsg. v. P. D'Iorio, Paris, Nietzsche Source, 2009ss., www.nietzshesource.org/eKGWB.


 


A filosofia na idade trágica dos gregos: edições, traduções e comentários


- F. Nietzsche, A filosofia na idade trágica dos gregos, trad. port., Lisboa, Edições 70, 2009.


F. Nietzsche, Die Geburt der Tragödie. Schriften zu Literatur und Philosophie der Griechen, hrsg. u. erl. v. M Landfester, Frankfurt, Insel Erlag, 1994, S. 299-371 (texto), 655-684 (comentário).


 


Lições sobre Os filósofos pré-platónicos: edições, traduções e comentários


- F. Nietzsche, Les philosophes préplatoniciens suivis de les διαδοχαί des philosophes (texte établi à partir des manuscrits par P. D'Iorio, présentes et annotés par P. D'Iorio & F. Fronterotta, traduit par N. Ferrand),  Combas, Éditions de l'Éclat, 1994.


- F. Nietzsche, The Pre-Platonic Philosophers (Translated from the German and Edited, with an Introduction and Commentary, by Greg Whitlock), Champaign IL, University of Illinois Press, 2006.


 

Método de ensino

Exposição de problemas


Análise de textos 


Debate com os alunos

Método de avaliação

Exame de frequência (70%)


Apresentação de trabalho em aula (30%)


 

Conteúdo

O curso versará sobre a interpretação dos primeiros filósofos gregos levada a cabo por Nietzsche na sua juventude. Tomar-se-á como ponto de partida A filosofia na idade trágica dos gregos, procurando complementá-lo com as lições sobre Os filósofos pré-platónicos e alguns fragmentos póstumos. Procurar-se-á explorar a visão global de Nietzsche sobre estes filósofos, bem como a sua interpretação de cada um deles. Da leitura destes textos sobressairá uma importante reflexão sobre as relações entre ciência, arte e filosofia. Ver-se-á como tal reflexão permite lançar luz sobre o significado dos fragmentos dos primeiros filósofos, mas também e sobretudo como ela indirectamente permite definir o papel que o próprio Nietzsche entendia poder ter como mentor filosófico da revolução cultural que Wagner procurava operar a partir de Bayreuth.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: